Home / Listas / Os 10 Animais Mais Rápidos Do Mundo

Os 10 Animais Mais Rápidos Do Mundo

Apenar de sempre vermos listas dos animais mais inteligentes, mais rápidos ou mais fortes do reino animal, a verdade é que esses aspectos são muito complicados de serem medidos e comparados entre si. Recordes antigos podem ter sido avaliados com tecnologias ultrapassadas ou sob circunstâncias diferentes das atuais. É complexo também pensar que, talvez, quando estes pontos foram mensurados para determinar a velocidade máxima, por exemplo, os animais não estavam realmente na sua melhor performance.

Apesar destes questionamentos a ciência vem se aprimorando cada vez mais, fazendo com que as medidas e os paralelos entre os resultados sejam feitos, ao menos, de forma mais precisa e assertiva. Vamos agora para a lista dos dez animais mais rápidos do mundo!

10. Cavalo (Quarter Horse) – 88 Km/h

Quarter Horse
Quarter Horse

Inúmeros animais poderiam estar em décimo lugar, são muitas opções que possuem esta velocidade de corrida. O Cavalo da raça Quarter é um exemplo dentre eles. Mais rápido que os outros puro-sangue, ele consegue alcançar a maior velocidade em um pequeno espaço de tempo e distância. Levando em consideração alguns estudos realizados sobre isso, enquanto outros cavalos de raças diferentes atingem 56 km/h, o Quarter Horse consegue chegar ao final do percurso com uma agilidade muito superior aos demais, alcançando os 88 km/h.

9. Gazela – 96 Km/h

Gazela
Gazela

Os pesquisadores que dedicam seu tempo e conhecimento para observar e estudar os animais da savana africana descobriram recentemente que as gazelas possuem fibras musculares incomuns. Essas fibras possibilitam que o animal além de atingir 96 km/h na fuga dos ataques contra eles, ainda consiga manter essa velocidade por longas distancias. As gazelas são animais parentes dos gnus, que também podem conter esse tipo de fibra nos seus músculos, explicando sua facilidade em escapar dos seus predadores.

8. Antílope (Pronghorn) – 64 a 99 km/h

Antílope
Antílope

Os estudos realizados sobre a velocidade máxima atingida pelo Pronghorn é de 1940. Na época, os pesquisadores estipularam que, apesar de ele alcançar um pico de 64 km/h em apenas 11 metros de distância, a projeção dessa velocidade poderia chegar à 99 km/h! O que garante à esta espécie de antílope o oitavo lugar na nossa lista.

7. Beija-flor – 98 km/h

Beija-flor
Beija-flor

É durante os mergulhos de acasalamento que o beija-flor consegue chegar ao ápice da sua velocidade, podendo atingir a impressionante marca de 98 km/h. Se levarmos em consideração o tamanho do seu corpo, ele pode até ser considerado o animal vertebrado mais rápido no comprimento de corpo do mundo. Um artigo escrito e divulgado em 2009 corrobora esta estimativa, já que chega à conclusão que um beija-flor pode alcançar à velocidade de 385 comprimentos de corpo por segundo.

6. Guepardo – 104 km/h

Guepardo
Guepardo

A velocidade máxima de um guepardo é extremamente difícil de ser determinada. Um dos registros mais confiáveis da sua rapidez na corrida foi obtido por um criador de guepardo que, com um pedaço de carne amarrado em um caminhão, mediu a velocidade do ataque do animal na perseguição. Não é indicado comparar um animal que vive em cativeiro com os outros da sua espécie na vida selvagem, mas um GPS inserido por cientistas em um guepardo apontou que, como suas presas na natureza tendem a fazer curvas e tentar desviar da sua máxima potência em uma linha reta, é mais fácil para eles caçar sem atingir esta velocidade, podendo realizar manobras mais facilmente.

5. Common Swift – 112 km/h

Common Swift
Common Swift

É comum afirmar que o pássaro mais rápido no voo nivelado é o Agulhão-de-garganta-branca. Porém, não existem estudos recentes que confirmem a metodologia utilizada para se fazer essa afirmação científica. Portanto, o pássaro que está no nosso quinto lugar é o Commom Swift, que já pôde ser observado alçando voos de mais de 100 km/h.

4. Albatroz de Cabeça Cinza – 128 km/h

Albatroz de Cabeça Cinza
Albatroz de Cabeça Cinza

Competindo diretamente com o Commom Swift entre os animais que possuem o chamado voo nivelado, o Albatroz de Cabeça Cinza é o mais rápido dentre eles. Possuindo até um título no Livro dos Recordes Mundial! Porém, antes de ficarmos impressionados com a sua velocidade de voo, o seu recorde tem uma condição muito importante de ser considerada: “A velocidade média de voo dos pequenos albatrozes é de aproximadamente 32 km/h, podendo ser aumentada constantemente com a ajuda da força do vento.” Pois é, nosso Albatroz de Cabeça Cinza possui uma grande ajuda das correntes de ar da Antártica.

3. Hybomitra Hinei Wrighti (mosca) – 144 km/h

Hybomitra Hinei Wrighti
Hybomitra Hinei Wrighti

Mais um exemplo da nossa lista dos dez animais mais rápidos do mundo que utiliza dos seus rituais de acasalamento para entrar no ranking. Neste ritual, os machos da espécie de mosca Hybomitra Hinei Wrighti perseguem e pegam as fêmeas no ar! Depois de alcançá-las, eles caem juntos em direção ao chão. Essa ação coordenada foi testada por pesquisadores com um protótipo de bala de plástico que, quando lançada ao ar, fazia com que a mosca a perseguisse. Este teste comprovou a velocidade de no mínimo 144 km/h na perseguição!

2. Morcego Brasileiro de Cauda Livre – 160 km/h

Morcego Brasileiro de Cauda Livre
Morcego Brasileiro de Cauda Livre

De acordo com um artigo de 2016, todos os sete tipos de morcego brasileiros de cauda livre voam em uma velocidade superior a 88 km/h. Cinco deles conseguem atingir mais de 112 km/h, mas apenas um deles atinge a impressionante marca de 160 km/h. Existe a possibilidade desta velocidade, assim como a do Albatroz de Cabeça Cinza, ter a ajuda de ventos fortes.

1. Falcão Peregrino – 321 km/h

Falcão Peregrino
Falcão Peregrino

Chegamos ao nosso primeiro colocado! O Falcão Peregrino atinge os 321 km/h quando, ao avistar sua presa, dá um mergulho para a captura, inclinando-se para um rasante que pode ter a altura de 1,5 mil metros do solo. Muitas vezes em queda livre, o Falcão Peregrino consegue se deslocar quase em um ângulo perpendicular ao solo. Não é à toa que ele é considerado o animal mais rápido do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *