Home / Listas / Os 10 Equívocos Mais Comuns Sobre os Animais

Os 10 Equívocos Mais Comuns Sobre os Animais

A gente cresce tendo algumas concepções generalizadas sobre animais que não temos tanta proximidade no dia a dia. Você já deve ter ouvido falar que os cachorros enxergam em preto e branco, que os gambás vivem pendurados em suas próprias caudas ou, até mesmo, que as corujas conseguem virar as suas cabeças em um ângulo de 360º. Será?
O The List Show, canal do YouTube que disponibiliza uma série de episódios listando fatos interessantes sobre temas variados, compartilhou recentemente um conjunto de curiosidades sobre os animais que achamos interessante elencar algumas para vocês!

1. Pinguins São Monogâmicos?

Pinguins
Pinguins

Uma crença popular fala que todos os pinguins são monogâmicos e que quando encontram a sua parceira, a relação estabelecida dura a vida inteira. Mas, diferente do que acreditamos, 85% dos Pinguins Imperadores, trocam de parceiras a cada época de acasalamento e 71% dos Pinguins Rei, utilizam da mesma tática. Uma pesquisa científica a respeito do DNA dos Pinguins Gentoo, os mais monogâmicos entre as espécies de pinguins, apontou que na verdade eles “traem” as suas parceiras ao longo da vida.

2. Tamanduás Comem Formiga Pelo Nariz?

Tamanduás
Tamanduás

A verdade é que os tamanduás usam suas narinas apenas para identificar a localização das formigas. Eles usam suas garras para abrir os formigueiros e com a sua língua de incríveis 60 centímetros de comprimento conseguem capturar os insetos e comê-los. Eles não possuem dentes, então o processo é basicamente engoli-las vivas! Por dia, um tamanduá chega a consumir 20 mil formigas.

3. Tiranossauro Rex Tinha Problema de Visão? E Corria Rápido?

Tiranossauro Rex
Tiranossauro Rex

O filme do Jurassic Park ajudou muito no compartilhamento de concepções erradas sobre o Tiranossauro Rex. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oragon, nos Estados Unidos, aponta que é provável que os T. Rex tivessem uma melhor percepção de profundidade que as águias e os falcões de hoje! Paleontólogos apontam que eles tinham um ótimo olfato e que poderiam ser surpreendentemente lentos, ao contrário do que se imagina. A sua estrutura corporal não deixaria que ele alcançasse mais de 19 km/h.

4. Corujas Podem Virar Sua Cabeça 360º?

Corujas Podem Virar Sua Cabeça
Corujas Podem Virar Sua Cabeça

De acordo com o Centro Internacional de Corujas, é fisicamente impossível alcançar este grau de rotação com a cabeça. O fato é que as corujas conseguem girá-las à no máximo 270 graus para esquerda ou para a direita, o que configura uma amplitude de movimento total de 540 graus. Se compararmos com a amplitude humana, que é de 140 graus para cada lado, os 270 da coruja podem até parecer ligeiramente insignificantes.

5. Os Abutres Perseguem Animais Vivos?

Abutres
Abutres

As histórias em quadrinhos e os filmes costumam retratar o abutre como sendo um animal que fica à espreita de animais que eles sabem que estão prestes a morrer. Na realidade, eles são aves que possuem excelentes sentidos que os ajudam a achar comida. O que no caso deles são cadáveres de outros animais. Além disso, os abutres aprenderam com o tempo os lugares onde é mais provável que ocorram as mortes como, por exemplo, lugares com pouca chuva. Vasculhando esses caminhos para serem os primeiros a chegar nos cadáveres.

6. Cachorros Enxergam em Preto e Branco?

Cachorros daltônicos
Cachorros daltônicos

Esta informação tem circulado entre nós desde 1920, mas a verdade é que cães são daltônicos! Isso mesmo, assim como alguns seres humanos diagnosticados com daltonismo, eles conseguem identificar as cores amarela e azul. Para uma visão total das cores e tons é preciso ter três tipos diferente de receptores nos olhos, os cachorros possuem apenas dois, o que faz com que eles captem uma quantidade menor de nuances.

7. Gatos Odeiam Água? Não Sabem Nadar?

Gatos Odeiam Água
Gatos Odeiam Água

O pensamento que gatos não gostam de água vêm, na verdade, das espécies de gatos domésticos que não são tão fãs de tomar banho. Pesquisadores especializados em comportamento felino explicam que essa aversão à água é provavelmente mais provável que seja direcionada à preferência dos gatos em terem sempre suas patas em contato com o chão. Todos os animais mamíferos possuem o instinto de nadar, o único que aparentemente foge a essa regra são os macacos.

8. Os Lobos Uivam Para a Lua?

Lobos Uivam Para a Lua
Lobos Uivam Para a Lua

Sim, a tendência é que os lobos uivem de noite, mas esse comportamento não está ligado à presença da lua no céu, e sim por eles serem animais noturnos. O posicionamento das suas cabeças para cima é, na verdade, uma maneira de fazer com que o som chegue o mais longe possível! O motivo do uivo é a comunicação, podendo ter timbres diferentes quando um deles se perde, por exemplo. Agora, sobre a liderança: na natureza, os lobos tendem a ficar entre membros da sua família. Isso faz com que a liderança dos mais velhos seja uma espontânea, assim como em qualquer outro grupo familiar.

9. As Girafas Dormem 30 Minutos Por Dia?

Girafas Dormem
Girafas Dormem

Sete girafas em um cativeiro da Virgínia foram estudadas e o resultado desta pesquisa foi que elas tendem a dormir aproximadamente quatro horas e meia por noite. O que não é diferente de animais que geralmente são mais ativos na parte do dia. Este estudo também revelou que apesar dessas quatro horas e meia, elas se deitam para dormir apenas 11 minutos por vez, já que costumam ter dificuldade em se levantar rapidamente caso entrem em perigo.

10. Os Camelos Guardam Água na Corcunda?

Camelos Guardam Água
Camelos Guardam Água

O fato é que a sua corcunda possui gordura e não água. Isso facilita e aumenta a possibilidade de armazenamento de energia, podendo conter até três semanas de comida! Como seu habitat natural é o deserto, esse armazenamento de gordura também serve para conseguirem regular a sua temperatura corporal. A água é armazenada e processada, na verdade, em sua corrente sanguínea, nos rins e no intestino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *