Home / Listas / Fatos e Mais Fatos Sobre Cachorros

Fatos e Mais Fatos Sobre Cachorros

Talvez esse texto nem precise de uma introdução. São fatos fofos, curiosos e legais sobre nossos amados cachorrinhos, já te convencemos a ler até o final só nesta frase. Hora de fazer um detox do bombardeio de informações que somos alvo todos os dias e parar um pouquinho para pensar nos nossos ancestrais melhores amigos. Acho que o humorista americano Josh Billing pontuou uma coisa muito sensata. Ele considera os cachorros “a única coisa na Terra que nos ama mais do que nós próprios os amamos.” Acompanhe a seguir, com a gente, os 11 fatos sobre nossos companheiros diários:

1. A Raça Mais Cara de Cachorro Sempre Foi Popular

E quando eu digo “sempre” pode confiar. Desde o período da Renascença, entre os séculos 14 e 16, o Löwchens são extremamente populares. É uma raça pequena, com pelo longo e sua fama os fez, até mesmo, aparecer em inúmeros quadros e pinturas clássicas dos grandes mestres Renascentistas. O Löwchens chega a custar aproximadamente 10 mil dólares em alguns lugares do mundo.

2. Cachorros Podem Entender Mais do Que Você Imagina

Pois é! A média de palavras e gestos que eles conseguem compreender e assimilar é de 250. Pesquisas apontam que um cachorro comum tem a inteligência relativa a uma criança de 2 anos de idade.

3. Eles Sabem Como Você Se Sente

Seu animal de estimação consegue identificar qual como está o seu humor no dia a dia. Em 2016, a Universidade de Lincoln e São Paolo descobriram que cachorros sabem ler e responder a suas emoções. O que foi revelado é que com base nas nossas expressões faciais, eles reconhecem os sentimentos e pasmem, até em fotografias!

4. Cachorros São Ciumentos

Aquela sensação que você tem do seu bichinho se sentir deixado de lado e vir te pedir mais atenção quando outros animais (ou até humanos) estão por perto, não é apenas uma sensação. Todo mundo que tem um cachorro já deve ter achado que ele estava com ciúmes de você por algum motivo e é verdade! Em 2014 um estudo confirmou que pets sentem ciúmes perto de qualquer outra criatura que possa competir com a atenção do seu dono. Claro que essa característica muda entre as raças e até mesmo a personalidade específica do seu cão, mas o fato é que sim, eles sentem ciúmes!

5. Filhotes São Funcionalmente Cegos e Surdos Quando Nascem

No seu primeiro dia de vida, os canais auditivos estão fechados e seus olhos não conseguem ser abertos. Mas por quê? Resumindo, faz parte de uma troca evolutiva. Como a gravidez pode prejudicar a capacidade de um carnívoro de perseguir alimentos, os cães evoluíram para ter curtos períodos de gestação. Uma gravidez breve significava que as mães caninas não precisariam fazer pausas prolongadas na caça. No entanto, como os embriões de cães passam um período tão curto no útero (apenas dois meses mais ou menos), os filhotes não nascem totalmente desenvolvidos – e nem os olhos nem os ouvidos.

6. Cães Podem Melhorar Sua Atitude

Esse sentimento de felicidade que você tem enquanto assiste a um monte de filhotes cair um sobre o outro é bastante genuíno. Estudos descobriram que passar tempo com cães, especialmente em situações de alto estresse, pode aliviar a tensão em humanos. Eles também podem diminuir sua pressão arterial (e gostam de fazer caminhadas, o que também ajuda).

Cachorrinho
Cachorrinho

7. O Olfato Deles é Realmente Impressionante

Cachorros conseguem sentir o cheiro de 10 a 100 mil vezes melhor do que um ser humano comum. Os cães têm 300 milhões de receptores olfativos e, ao compararmos com os nossos narizes, que possuem apenas 6 milhões, a diferença fica ainda mais palpável de se entender. Além disso, a parte do cérebro deles que é dedicada exclusivamente para decodificar os cheiros captados, é 40 vezes maior do que o dos humanos.

8. Labrador é a Raça Mais Popular Nos Estado Unidos

De acordo com a lista oficial da American Kennel Club, o Labrador Retrievers e o Golden Retrivers são as raças puras mais populares no país desde 2014. Labradores pegaram o primeiro lugar desse ranking por 24 anos consecutivos, o maior reinado de uma raça na história da American Kennel Club.

9. O Rabo dos Cachorros tem sua Própria Língua

A cauda de um cachorro pode dizer muito sobre como eles estão se sentindo. Uma sacudida solta de um lado para o outro significa que o cão se sente relaxado e satisfeito. Balançar mais fervorosamente com os movimentos do quadril significa que o cão está feliz ou dizendo olá a um ente querido. Se a cauda estiver reta, é sinal de confiança ou agressão; para baixo e enrolado entre as pernas geralmente significa medo ou submissão.

10. Alguns Cachorros Parecem Filhotes a Vida Inteira

Apesar de ser muito raro, alguns cachorros, assim como os seres humanos, tem uma doença chamada nanismo hipofisário. Como resultado, os cães são para sempre parecidos com filhotes, mantendo seu pelo e permanecendo pequenos em estatura. Embora essa condição faça com que pareçam ursos de pelúcia adoráveis, ela vem com uma série de problemas de saúde.

11. Cães Guia Têm Tudo Sob Controle

Os cães-guia são extremamente bem treinados e só vão ao banheiro sob comando. Normalmente, o proprietário terá um local específico para que seu cão faça suas necessidades e, geralmente usam palavras características para esta ação as chamadas “palavras de comando”. Os cães esperam exatamente por essas palavras para que entenderem que estão no lugar certo para fazer o xixi ou o coco. Frases como “vá em frente” ou “pode fazer”, são utilizadas para que seus donos saibam exatamente quando e onde limpar a sujeira.

12. Cachorros Podem Sonhar

A gente sempre se pergunta de cachorros podem sonhar. Pesquisas mostraram que sim! As raças menores tendem a sonhar mais do que as maiores e, também, cachorros que já são velhinhos têm mais sonhos durante as sonecas do que os que estão no meio de sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.