Home / Listas / 5 Espécies de Dinossauros Que Existiram

5 Espécies de Dinossauros Que Existiram

Apesar de tal realidade estar bem longe da nossa atualidade, muito longe mesmo, milhões e milhões de anos, sabemos quem eram os moradores do planeta terra antes mesmo de sequer pensarmos em nossa existência. Os dinossauros. 

Grandes, ferozes e incríveis, estes animais aguçam nossa curiosidade mesmo que não tenhamos tido a oportunidade de vê-los pessoalmente. Na verdade, é melhor assim, não sei se seria uma boa ideia encarar um gigante desses tete a tete. Melhor deixá-los só na nossa imaginação e nos filmes hollywoodianos. 

E falando em longas metragens, várias tipos nos foram apresentadas na ficção. Sendo assim, a pergunta que fica é: quantas espécies de dinossauros existiram? Bom, segundo os cientistas, 700. Mas esse número não é certo, pois novas descobertas sempre mudam essa quantidade, normalmente para menos. Isso porque, muitas vezes, o descobrimento de novos fósseis levam os paleontólogos acreditarem que se trata de uma bicho não conhecido, mas após uma avaliação minuciosa, acabam por perceber que se trata de ossos de um grupo já visto antes. Na verdade, esse número já chegou a 1200, mas estão sempre em constante mudança. Sendo assim, uma quantidade mais real seria de 350.

Um fato interessante é que os animais voadores e aquáticos não são considerados dinossauros. Interessante, não?! Mas por que? Porque só leva esse nome os bichos terrestres. As aves se encaixam nessa classificação pois possuem traços de seus ancestrais, os terópodes. 

Tiranossauro Rex
Tiranossauro Rex

As classificações dos dinossauros

Antes de conhecermos as espécies mais famosas dos “dinos”, vamos entender como eles eram separados. Primeiramente, existem duas ordens: Ornithischia e Saurischia.

Ornithischia 

Na primeira, estão os indivíduos herbívoros cuja a bacia tem o púbis em direção a cauda, quase em posição horizontal. Estes apresentam diversos traços físicos usados para defesa, como espigões ósseos e clava no rabo, além de um focinho em forma de bico. Neste conjunto é possível encontrar criaturas quadrúpedes e bípedes, às vezes com o bicho podendo adotar ambas as posturas. Dentro dessa ordem, existem vários grupos. 

  • Anquilossauros (subordem) 

Aqui fica os seres com um tipo de armadura que cobre seu corpo, menos a barriga. Também apresentam a uma clava na cauda. 

  • Ornitópodes (clade) 

Neste grupo, encontra-se aqueles com o sistema de mastigação desenvolvido, além de pés com três dedos e com a boca em formato de bico. Eles não passavam dos 15 metros de altura e podiam andar em duas ou quatro patas. 

  • Estegossauria (subordem)  

Caminhando sobre quatro patas, eles tinham placas feitas de ossos na cauda e nas costas. Também exibem um pescoço curto e cabeça pequena. 

  • Ceratopsídeos (família) 

Esse conjunto é composto de bichos com chifres e placas ósseas na parte superior do crânio. 

Saurischia 

Nesta aglomeração foram colocados todos os carnívoros, além das principais linhagens de herbívoros. A principal característica é a bacia parecida com as dos répteis, com o púbis apontado para baixo, em posição vertical. Apresentavam dedos assimétricos, assim como espécies bípedes e quadrúpedes. 

  • Prossaurópodes (família) 

Os dinossauros deste grupo tinham braços pequenos e pernas longas, podendo ser bípedes ou quadrúpedes. 

  • Terópodes (subordem) 

Do tipo carnívoro, eram os maiores predadores. Eram bípedes, com pés com três dedos no chão e um quarto ficava suspenso. Podiam ser tanto grandes quanto pequenos. 

  • Saurópodes (infraordem) 

Com pescoço e cauda longa, eram quadrúpedes. As pernas eram grossas e tinham pés tão grandes quanto a dos elefantes. Não que eles já existissem nessa época. A maioria dos dinossauros enormes, mas pacíficos, faziam parte desse grupo. 

Os dinossauros mais famosos 

Agora que entendemos como esses bichos eram divididos, vamos as espécies mais famosas. 

1 – Tiranossauro Rex 

Tiranossauro Rex
Tiranossauro Rex

É impossível começar essa lista sem ser com o tiranossauro rex. O Jurassic Park com certeza fez um bom trabalho ao nos fazer temer um animal que não vive há milhões de anos. Morador da América do Norte, esse dinossauro podia chegar aos 4 metros de altura. Obviamente carnívoro, era uma das criaturas mais temidas do seu tempo. 

Em 1991 foi encontrado o maior fóssil de T-Rex já catalogado. Ele viveu há cerca de 68 milhões atrás onde hoje é o Canadá. 

A criatura morreu com 28 anos, uma idade avançada para sua espécie, e pesava 9 toneladas, mais que o elefante-da-savana, atualmente a maior criatura terrestre. 

2 – Braquiossauro 

Braquiossauro
Braquiossauro

O Braquiossauro era muito grande, tanto que é considerado o maior indivíduo que já existiu. Ele podia ter 23 metros de comprimento e 12 de altura, seu peso era de 80 toneladas. Porém, era herbívoro, ou seja, não apresentava nenhum perigo já que comida só folhas. Você com certeza deve lembrar desse grandão no Jurassic park. 

O seu nome advém de uma característica física peculiar: suas patas da frente era mais longas que as de trás. Em grego, Braquiossauro significa “lagarto braço”. 

3 – Velociraptor 

Velociraptor
Velociraptor

Outro dinossauro que os filmes hollywoodianos nos fez temer. Apesar disso, os verdadeiros são bem diferentes dos vilões que correm atrás de Tim e Alex dentro da cozinha dos centro de visitantes em Jurassic Park. Para começar, eles nem eram tão grande quando mostrado no filme, seu tamanho era mais próximo o de uma galinha, na verdade. E falando nisso, eles também apresentam penas. Mas isso não quer dizer que eles não eram ferozes na hora de caçar, afinal, uma coisa estava certa no longo: os nichos realmente eram carnívoros. O ser vivia onde hoje é a China. 

4 – Argentinossauro 

Argentinossauro
Argentinossauro

Mais um herbívoro na turma, esse animal podia chegar aos 45 metros de comprimento e 21 de altura, além de pesar 100 toneladas. E olha só, ele morava na América do Sul. 

Aliás, sabe por que ele leva essa nome? Porque foi numa fazenda na Argentina que os primeiros fósseis dessa espécie foram encontrados por um fazendeiro, no final dos anos de 1980. Ele provavelmente é o maior dinossauro que esteve na terra, Sendo igualmente pesado. Para se ter ideia, ele tinha uma massa semelhante o da baleia-azul, atualmente o bicho mais pesado que existe. 

5 – Brontossauro 

Brontossauro
Brontossauro

O Brontossauro faz parte da família dos Braquiossauros, ou seja, mais um herbívoro, além das características físicas bem semelhantes, como o pescoço longo e cabeça pequena se comparada ao seu corpo. Ele viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a América do Norte. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *