Home / Listas / 9 Tipos De Moscas Mais Conhecidas

9 Tipos De Moscas Mais Conhecidas

As moscas certamente não são os insetos favoritos de ninguém e quase sempre estão associadas a quadros onde a limpeza é deficitária. Além do mais, muitas ainda podem acabar transmitindo doenças para nós seres humanos e nossos animais de estimação. Desta família denominada de dípteros, na qual a mosca integra a mais conhecida é a mosca comum, mas esta não é a única espécie, não é a única a existir. Está preparado para embarcar neste universo e conhecer um pouco mais das moscas que podemos encontrar por ai?

As Moscas Mais Conhecidas E Outras Coisas

Apesar das diferenças de cada uma das espécies, as moscas que integram a família dos dípteros possuem muitas características em comum, dentre elas podemos citar a expectativa de vida que é aproximadamente cerca trinta dias e neste período estes insetos passam por uma completa transformação, do ovo passam para o estado de larva, pupa e posteriormente se tornam insetos adultos.

1. Moscas De Mutuca

Moscas De Mutuca
Moscas De Mutuca

Um dos tipos de mosca que existem, ou espécie é a mosca de mutuca também denominada como mosca de butuca. Esta espécie costumeiramente ataca o gado e pode levar o animal a perda de peso significativa. Em relação as suas características físicas são extremamente grandes podendo medir pouco mais de vinte e cinco milímetros de largura. Em relação a sua aparência, apresenta uma coloração marrom escura com os olhos em um tom de verde ou preto. Os machos apresentam os olhos aproximados enquanto as fêmeas apresentam os olhos levianamente separados.

2. Mosca Da Carne

Mosca Da Carne
Mosca Da Carne

A mosca-da-carne se distingue das demais por conta de sua característica aparência acinzentada que lembra muito a cor do metal. Outra característica importante que a torna fácil de ser distinguida diz respeito as manchas em seu abdômen em tom escurecido. Possui pouco mais de vinte milímetros de comprimento e é tida como uma disseminadora de agentes patógenos. Como agentes patógenos temos os organismos capazes de produzir e disseminar uma doença. A mosca-da-carne costumeiramente aparece quando há carne em decomposição e suas larvas se desenvolvem em material orgânico.

3. Mosca Doméstica Menor

Mosca Doméstica Menor
Mosca Doméstica Menor

Este não poderia ser um nome mais original. A mosca-doméstica menor é uma mosca que se assemelha fisicamente com  mosca-doméstica, mas como o nome sugere apresenta um tamanho consideravelmente menor podendo atingir quando adulta pouco mais de cinco milímetros de comprimento. É fácil de ser identificada por conta de seu corpo cinza-escuro que remete ao preto e os seus grandes olhos vermelhos. Apesar de parecer inofensiva, são insetos que podem causar doenças de natureza ocular em nós seres humanos assim como em nossos gatos de estimação. Preferem como habitat, locais com matéria orgânica em decomposição e semilíquida.

4. Mosca Doméstica

Mosca Doméstica
Mosca Doméstica

Como não poderia ser diferente vamos agora falar da mosca-doméstica. Esta espécie apresenta o corpo cinzento e seu abdômen possui um tom amarelado. É ativa durante o dia e a noite procura descansar sempre perto de suas fontes de comida. Seu habitat é composto por vegetação úmida e em decomposição. É atraída por alimentos e por conta disso pode acabar ficando muito próxima de nós. Suas larvas são caracteristicamente brancas e levem mais de sessenta dias para se desenvolver.

5. Mosca Da fruta

Mosca Da fruta
Mosca Da fruta

Esta mosca possui uma aparência bem diferenciada, seu corpo é totalmente amarelado e seus olhos são vermelhos. Como o nome sugere ela tem de fato direta relação com as frutas e verduras que consumimos em nossa casa e são mais facilmente vistas durante o verão. Se reproduzem, ou melhor, colocam seus ovos em locais onde há resquícios de fermentação, como, por exemplo, em ralos entupidos, locais com sujeira e também em frutas e verduras que começam a estragar. É uma das menores de nossa lista, podendo atingir pouco mais de três milímetros de comprimento.

6. Mosca Varejeira, Uma Das Mais Conhecidas

Mosca Varejeira
Mosca Varejeira

A mosca-varejeira popularmente é uma das mais conhecidas, mas não é assim tão facilmente vista. Para se ter uma ideia ela aparece apenas em situações muito específicas como, por exemplo, em substâncias em putrefação e também em estado de decomposição. Normalmente são vistas em carne apodrecida ou queijos que passaram um pouco do ponto. Não dificilmente são encontradas em cadáveres de roedores, aves e outros animais. Seu corpo é azulado em um tom de azul metálico igualmente bem característico.

7. A Mosca Do Vinagre

Mosca Do Vinagre
Mosca Do Vinagre

Essa mosca é uma das que possui a expectativa de vida mais curta. Pode viver por aproximadamente apenas duas semanas. Se alimentam de bactérias e leveduras e justamente por isso acabam estando próximos de resíduos fermentados, dai vem o seu nome, mosca-do-vinagre. Seu corpo é peculiar, totalmente amarelo brilhante e olhos vermelhos. Seu tamanho é de cerca de três milímetros.

8. Mosca Do Banheiro

Mosca Do Banheiro
Mosca Do Banheiro

Enquanto umas vivem pouco mais de dez dias, outras possuem um processo de metamorfose com cerca de sessenta dias. A mosca do banheiro possui o corpo marrom acastanhado ou preto coberto por pelos e o seu porte é extremamente diminuto, chegando a medir dois milímetros. Passa muito tempo pousada e seu voou é vagaroso. Se alimenta de matéria orgânica e pode ser encontrada em locais com água parada como esgotos e no nosso próprio banheiro.

9. Mosca De Enxame

Mosca De Enxame
Mosca De Enxame

Esse tipo de mosca voa devagar e de forma agrupada. São atraídas pelo calor e é justamente em locais e regiões mais quentes que realizam a sua hibernação durante o inverno. São insetos que podem atingir dez milímetros de comprimento com um corpo em tons de cinza-escuro com regiões manchadas em um tom de verde oliva e marrom escuro. Como são atraídas pelo calor muitas vezes acabam próximas de fontes luminosas e podem ser encontradas em vãos de telhados e também no sotão visto que estas são áreas que podem ser bem quentes.

A mosca de enxame amarela é exatamente similar a mosca de enxame exceto pela diferença em sua coloração. No mais habitam inclusive as mesmas áreas e possui os mesmos hábitos. Durante o inverno, passam o período reclusas em locais onde as temperaturas são mais quentes e atrativas. Seu corpo como o nome dá a entender é amarelo e seus olhos grandes são escuros, puxados para o marrom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *