Home / Listas / 8 Fatos Curiosos Sobre Gatos Pretos

8 Fatos Curiosos Sobre Gatos Pretos

Ah os gatos pretos. Ninguém no mundo é mais caluniado do que o gato preto. Além de serem símbolo de muito azar e quem os ama pode não conseguir favorecê-los em fotografias com pouco brilho e contraste, por exemplo. É um bichinho rodeado de superstições e socialmente renegado por muitas pessoas. Nos Estados Unidos existe o Dia Anual da Apreciação do Gato Preto, 17 de novembro, e, mundialmente, o Dia Internacional do Gato é comemorado em 8 de agosto. Tentativas estas de conscientização da população para o fato de que gatos pretos são como qualquer outro da sua espécie, além dos direitos dos animais de forma geral.

Nós separamos para vocês uma lista de 8 curiosidades sobre esses amáveis animais! Vamos conferir?

1. Má Sorte?

Gato Preto e Má Sorte
Gato Preto e Má Sorte

Cada cultura e cada sociedade possui suas características e mitos históricos e é daí que vem as diferentes visões sobre os gatos de modo geral, em especial dos gatos pretos. Mas, se você é uma mulher solteira no Japão, por exemplo, acredita-se que se você comprar um desses gatinhos você conseguirá encontrar um pretendente muito mais rápido do que sem eles. Na Alemanha a história fica um pouco mais complicada, se você cruzar com um gato preto na rua, com ele passando por você da esquerda para a direita significa azar, agora se essa passagem acontecer da direita para a esquerda, coisas boas virão!

2. Eles Também São Adotados Facilmente

Adotar Gato Preto
Adotar Gato Preto

Por toda a fama que está por trás desses gatinhos, é comum pensar que eles sejam adotados com dificuldade nas feiras de adoção ou petshops, mas a verdade é um pouco diferente do que se imagina. Apesar da triste realidade do número alto de eutanásias para gatos pretos, foi conduzido um estudo que mostra que o total de adoções destes gatos é bastante alta. Segundo o veterinário que conduziu a pesquisa, o resultado se dá parcialmente porque existem mais gatos pretos para adoção do que de outras cores e raças.

3. Não Existe Só Uma Raça de Gatos Pretos

Bombaim Gato Preto
Bombaim Gato Preto

A Associação dos Criadores de Gatos dos Estados Unidos reconhece, pelo menos, 22 raças diferentes que podem dar origem a gatos com pelagem totalmente preta – incluindo o Gato Norueguês da Floresta, o Bobtail Japonês e o Scottish Fold. A mais conhecida delas é a Bombaim, que é a que nos vem em mente quando pensamos naquele gatinho preto com olhos de cobre e pelo curto. A sua semelhança com uma Pantera Negra não é uma simples coincidência, nos anos 50, uma mulher chamada Nikki Horner ficou tão apaixonada por essas panteras que, ao voltar para sua casa depois de uma viagem, criou esta raça de gatos.

4. Gatos Pretos São os Melhores Amigos dos Marinheiros

Gato Preto no Barco
Gato Preto no Barco

Os gatos já eram super bem-vindos a bordo de navios britânicos para caçar os ratos e contribuir na limpeza dos barcos, mas os marinheiros geralmente pensavam que os gatos pretos, especificamente, traziam boa sorte e garantiriam um retorno seguro e próspero para casa. Alguns gatinhos foram consagrados na história das navegações britânicas e suas incursões pelo mundo como, por exemplo, o Tiddles, que viajou mais de 48 mil quilômetros durante seu tempo na Marinha Real. As histórias que são contadas é que seu passatempo preferido à bordo era brincar com a corda do sino do cabrestante. Uma fofura!

5. A Genética

Gato Preto
Gato Preto

A cor da pelagem de um gato preto se resume a uma peculiaridade genética. Existem três variantes do gene do pelo preto (preto sólido, marrom e canela), e o matiz funciona em conjunto com o padrão total da pelagem. Se um gato possui uma tonalidade preta sólida, mas também tem um gene dominante de listras, por exemplo, uma forte exposição ao sol pode fazer com que esse pigmento se quebre e suas listras antes invisíveis apareçam. O que antes era um gatinho preto sólido, agora pode parecer um gato com pelagem marrom enferrujada. Tudo isso por uma quebra em um segmento genético!

6. O Gene da Resistência

Gato Preto
Gato Preto

Está preparado para mais uma curiosidade sobre a genética dos gatos pretos? Este item da nossa lista vai te deixar de boca aberta! Pesquisas indicam que a mutação que faz com que o pelo de um gato seja da cor preta está na mesma família genética dos genes conhecidos por dar aos humanos resistência a doenças como o HIV. Tanto que os especialistas acreditam que a cor desses gatos pode ter muito mais a ver com resistência a doenças do que com a camuflagem em si. O que se espera, a longo prazo, é que à medida que mais genomas de gatos sejam mapeados, possamos chegar um pouco mais perto da cura ou tratamento mais eficaz do HIV e outras doenças autoimunes.

7. O Bar dos Gatos

Nekobiyaka Bar
Nekobiyaka Bar

Na cidade japonesa Himeji, existe um bar chamado Nekobiyaka. Este lugar talvez seja o melhor lugar do mundo para as pessoas apaixonadas por gatos, especialmente as que conseguem enxergar todas as peculiaridades e aspectos únicos do gato preto. Eles são as estrelas deste café e os visitantes são convidados a acariciar todos os felinos que existem por lá. Cada um dos gatos pretos de aparência idêntica usa uma bandana de cor diferente para poderem ser identificados. São mais de dez gatos pretos que ficam andando pelo café, fazendo brincadeiras com os clientes e tornando o ambiente o mais confortável e amigável possível.

8. Dicas para Fotografias

Gato Preto Filhote
Gato Preto Filhote

Compartilhar fotos de animais virou quase uma obrigação para seus donos, mas gatos pretos tendem a ser mais difíceis de serem fotografados. Um conselho para você, amante de gatos pretos, são as fotos com fundos minimalistas que destacam a cor do seu pet. Luz natural também é uma ótima coisa para se prestar atenção, funcionando muito melhor que o flash do seu celular. Geralmente pode ser preciso que tenha alguma edição antes de ser postada, mas nada como a escolha de um bom filtro com contraste para aumentar o foco no gato e ressaltar o brilho do seu pelo preto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *