Home / Listas / 8 Espécies de Insetos Que Atacam Lavouras

8 Espécies de Insetos Que Atacam Lavouras

Agricultores dos mais diversos tamanhos sofrem com a mesma situação: lidar com os insetos que atacam lavouras, o que muitas vezes ocasiona a perda de algumas de suas colheitas. Para buscar uma solução deste problema, podemos verificar o uso de remédios/venenos para que não haja o ataque as plantações, logo, é preciso saber quais são as espécies que mais costumam sobreviver dessas lavouras, para assim medicá-las corretamente. Por isso, separamos um artigo inteiro com as principais espécies mais comum para que você conheça melhor as formas de se lutar contra esse incômodo. Vamos lá?

1. Helicoverpa Armigera

Helicoverpa Armigera
Helicoverpa Armigera

O primeiro da nossa lista de  insetos que atacam lavouras é bastante conhecido entre as pessoas que cultivam algodão, soja e milho. Ela inicia o seu ataque na parte superior, acabando com as folhas, frutos, flores e a vagem. A maior dificuldade em relação a sua contenção é a sua forma de atacar a planta, sendo quase sempre concentrada na parte inferior da planta, estando sempre escondida.

2. African Cassava Mosaic Virus

Esse é um dos insetos que atacam lavouras que mais ameaçam o cultivo da mandioca em todo o planeta. Por isso, é sempre emergencial estar com o plano de contentamento desse vírus. Normalmente ele permanece em locais onde também habitam em espaços que contam com a presença de moscas, em especial a branca. Além do mais, a sua propagação é dada facilmente através de ramas que já estejam infectadas. Logo, ele se torna um perigo, principalmente quando ataca plantações de pequeno porte.

3. Moscas Das Frutas

Nesta categoria de insetos que atacam lavouras podemos listar 3 diferentes espécies que são especialistas em atacar redes de produção cítrica. Entre elas, podemos contar com 2 nativas brasileiras. As espécies são: mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata); mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus) e mosca-da-mandioca (Neosilba spp).

Elas são as grandes responsáveis pela perda de cerca de 50% das plantas cítricas no país, ou seja, a situação é realmente ALARMANTE. Para combatê-la, já se estuda os melhores mecanismos para que ela se afaste de vez dessas plantações. A maior preocupação se dá por conta da fêmea dessas espécies, que acabam depositando os ovos nos frutos dessas árvores. Já os machos, acabam se fixando nas folhas.

4. Anastrepha Suspensa

Participando da lista de insetos que atacam lavouras, temos a anastrepha é uma espécie diferente das moscas das frutas. Essa por sua vez tem um único objetivo: atacar as plantações de goiaba espalhadas não apenas no Brasil, mas como em países do Caribe.

Uma das maiores dificuldades para o seu combate é o fato dela ser altamente reprodutiva e ainda poder contar com a alta adaptação a locais diferentes de acordo com a sua necessidade. Ou seja, ela pode conseguir viver em diversos locais sem algum problema. Uma das maiores portas de entrada desse animal em nosso país é através do Amapá, no Norte do país.

5. Lobesia Botrana

Conhecido por seus ataques em videiras, o Lobesia entra assim para a lista de insetos que atacam lavouras. Um dos seus focos são as plantações de uva, preocupando assim os maiores produtores de vinhos do país. A sua grande espécie sobrevive em grande maioria em países como a Argentina e o Chile, porém, por serem países próximos a grande produção de vinhos, acabam alcançando o nosso país.

Além das vinícolas, elas ainda conseguem sobreviver em mais de 25 famílias de plantas semelhantes, ou seja, não há nenhum problema para a sua manutenção de vida. Logo, é essencial a observação do ataque da mesma, visto que é o seu hábito colocar ovos nos próprios cachos da uva, sendo as suas lagartas alojadas dentro do fruto.

6. Ácaros

Bastante conhecidos entre os seres humanos, os ácaros também entraram na lista dos insetos que atacam lavouras. Eles são pequenos aracnídeos que normalmente habitam na parte inferior das plantas, normalmente permanecem neste local.

O que causa preocupação sobre a presença deles nas plantações é o fato de causarem manchas amareladas e pequenas rugas na plantação, ainda causando a morte de alguns brotos – dependendo da plantação atacada -. É importante destacar que existem diversas adaptações dessa espécie, logo, dificultando o processo de combate. Os principais alvos são em plantações de kiwi, soja e uva.

7. Bactrocera Dorsalis

Lembra-se das moscas de frutas? Pois bem, esta é uma adaptação da mesma, sendo assim incluída na lista dos insetos que atacam lavouras. O que causa a maior preocupação entre os agricultores é o fato dela não ser seletiva, atacando mais de 300 espécies de plantas, em sua maioria as frutas. A sua propagação se dá através das mãos humanas, ao transportar um alimento que seja infectado por ela para diferentes áreas. O seu poder de destruição conseguiu levá-la para o ranking das 5 pragas que mais causam estragos no sudeste Asiático.

8. Toxotrypana Curvicauda

Sendo conhecido por atacar mamões, porém também já foi encontrada em plantações de mangas e frutas afins, ela entra como a maior ameaça nessas plantações para a lista de insetos que atacam lavouras. Por nosso país estar em uma zona tropical, acaba sendo propício para o seu desenvolvimento. A sua identificação é fácil, visto que ao infectar um fruto ele tende a se tornar amarelo e cair do pé prematuramente. Ao entrar em contato com o solo, o mesmo pode ser infectado, sendo assim essa é uma das formas de propagação da praga. Além disso, o transporte dos frutos infectados também se tornam uma forma de propagação.

Conclusão

O que não faltam são insetos que atacam lavouras preocupam os principais agricultores, sendo responsáveis pela perda de milhares de alimentos por mês, o que causa um desperdício imenso. Por isso, atualmente o estudo de como combater essas pragas é cada vez maior, visto a importância de se investigar como diminuir o ataque a colheitas importantes.

Logo, se faz importante você, pequeno agricultor observar bem as características citadas ao decorrer deste artigo, pois, esses são os principais alvos desses insetos. No mais, ao identificar alguns dos insetos citados, a melhor opção é a busca de inseticidas para que a sua plantação permaneça são e salva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *