Home / Listas / 8 Coisas Sobre os Lagartos Que Você Não Sabia

8 Coisas Sobre os Lagartos Que Você Não Sabia

De forma geral, o lagarto talvez seja um dos bichos mais tranquilos do reino animal, principalmente porque eles não são perigosos para os seres humanos. Pelo contrário, muitos até nos ajudam e você vai saber como, logo adiante. 

  1. Amigo da vizinhança 

Se você está um pouco por dentro desse mundo, então já sabe que ele é um réptil.
Uma das características mais interessantes desses seres é a habilidade que alguns exibem de cortar a própria cauda para fugir do seu predador. Uma ótima estratégia, aliás. E isso não é um problema pois após algum tempo, uma novinha em folha nascerá no lugar. Entre perder o rabo e salvar a vida, a opção é óbvia. 

Mas mesmo você achando que se trata de uma habilidade vista entre os indivíduos mais exóticas, é possível observar isso na sua própria casa. Sim, o lagartixa é um lagarto e também faz tal processo. Por este motivo é comum ver algumas, se você observar de perto, com pedaços ou com toda a cauda faltando.
Incrível termos a oportunidade de ver tal fenômeno da natureza em nosso próprio lar.
E já que estamos falando dela, vamos a mais alguns fatores interessantes. Você sabia que ela não tem pálpebras? Como dormir ser tem esse traço físico?
Além disso, conta com dedos especiais que fazem dela uma ótima alpinista. Por isso você pode vê-la na parede de cimento ou de azulejo, ou mesmo no teto. Nenhuma superfície é um problema para esse réptil fofinho. 

E para quem tem medo dela, saiba que o indivíduo é um ótimo companheiro. Isso porque sua alimentação é baseada em insetos, muito deles considerados pragas para os seres humanos, como traça, cupim, moscas, mosquitos e baratas. Então agradeça se tiver uma em casa, pois ele está sendo seu dedetizador gratuito. Além do que, lagartixa não faz mal para ninguém. 

Filhote de Neymar e Lagarto
Filhote de Neymar e Lagarto
  1. Um olho no peixe e outro no gato 

Outro ser muito interessante que faz parte desse grupo é o camaleão. Mesmo sendo conhecida por ter a capacidade de mudar de cor para se esconder, ele apresenta outros fatos bem interessantes.
Por exemplo, sabia que suas pálpebras, inferior e superior, são grudadas uma na outra? Isso faz com que apenas um pequeno orifício fique aberto ou para fora para ele poder enxergar. Se você observar bem os olhos deles, parece que a íris está dentro de um buraco bem pequeno. É muito interessante. 

E mesmo isso parecendo ser um problema, não é, porque ele tem outro traço incrível. O animal é capaz de mexer os olhos independentemente. Ou seja, podem se mover para lados opostos. Isso faz com que esse réptil tenha uma visão de 360 graus. De forma simplificada, ele realmente pode ficar com um olho no peixe e outro no gato. 

E obviamente que não poderíamos falar dele sem esquecer de mencionar o alto poder de camuflagem que o indivíduo detém. Mas, apenas alguns são capazes disso, e outros poucos ainda tem a capacidade de fazer essa mudança para diversas cores, a maioria varia entre o verde e o marrom, outros, porém, adotam um tom amarelo, vermelho e até rosa. Fazem isso não só para confundir e escapar do seu predador, como para atrair as fêmeas. Aliás, é por isso que podemos dizer que os machos são mais exibidos, pois eles tem as cores mais vibrantes. Normalmente a coloração das parceiras são mais acentuados. 

Outra característica impressionante desse lagarto é sua língua. Esta é longa e conta com uma espécie de aspirador na ponta. Ou seja, ele suga sua presa, dando a ela nenhuma chance de fugir de suas garra. Essa é muito grande e se move tão rápido que o olho humano não consegue vê-la corretamente. A maioria dos camaleões comem insetos, mas alguns podem adicionar carne na dieta, vez ou outra. 

Camaleão
Camaleão
  1. Um pet diferenciado 

Outro indivíduo muito famoso nesse grupo, principalmente porque é comum tê-lo como animal de estimação. Principalmente a iguana verde.
É reconhecida por ter uma fileira de espinhos que começa próximo ao seu pescoço e se estende até o fim da sua cauda. Quase um mini dinossauro, não? 

  1. Grandão 

E você imagina a quem pertence o posto de major lagarto desse grupo? Não? Ao dragão de komodo. Esse réptil tem uma extensão de três metros de comprimento. Para quem está acostumado com lagartixas, imagina ver o um bicho desse tamanho. Ele é visto em várias ilhas na Indonésia.
Este ser se diferencia por apresentar uma dieta a base de carne, ao contrário da maioria dos membros do conjunto, que consomem apenas insetos. E ele não só é carnívoro como pode ser bem agressivo, se preciso. Grande e nervosinho? Essa não é uma boa combinação. 

Lagartos
Lagartos
  1. Ser ou não sei, eis a questão 

Apesar de óbvio, é interessante observar por esse ponto: todo lagarto é um réptil, mas nem todo réptil é um lagarto. Mas, mesmo assim, eles formam um numeroso grupo. Ao todo, existem um total de 6 mil espécies desse animal, espalhados pelo mundo. 

  1. Uma coisa ou outra 

Para os humanos, respirar é automático. Fazemos todas as atividades realizando esse processo e muitas vezes nem percebemos ou nos damos conta disso. Pois com o lagarto é diferente. Isso porque ele não consegue respirar e se mover, ao mesmo tempo. Então quer dizer que toda vez que ele se locomove, ele prende a respiração?!

  1. Fitness 

Se tivesse que me comunicar fazendo exercícios, com certeza falaria bem pouco. Pois é, é assim que esse bicho conversa com os outros, fazendo flexões, ou seja, subindo e descendo seu corpo. Falar nunca foi tão cansativo. 

Aceno do Lagarto
Aceno do Lagarto
  1. Leonardo Da Vinci zueiro 

Quando pensamos em Leonardo Da Vinci, logo visualizando um gênio. Um cara que era inventor, matemático, um exímio pintor, além de criar esculturas, arquiteturas e objetos engenhosos de cair o queixo na época. E não podemos esquecer o quanto ele era apaixonado por anatomia e astronomia, entre outras coisas. Mas ter uma cabeça dessas, que não para de pensar, não deve ser fácil. Provavelmente por isso ele era zoeiro. Era comum o pintor colocar asas e chifres em lagartos e soltá-los, para assustar o pessoal do Vaticano. Da Vinci zueiro, quem diria. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *