Home / Listas / 8 Benefícios Cientificamente Comprovados de Ser o Dono de um Gato

8 Benefícios Cientificamente Comprovados de Ser o Dono de um Gato

Alguns estudos foram realizados e mostraram que só uma olhadinha naqueles vídeos de gatos na internet pode aumentar a energia de uma pessoa e criar, biologicamente, emoções positivas. Com isso dito, não é nenhuma surpresa que ser o dono de um gato tenha benefícios reais e palpáveis na vida de ambos os envolvidos (e mais algumas pessoas a sua volta).

Já fizemos um texto aqui no Portal dos Animais que falava sobre os bons desdobramentos e consequências de se ter um cachorrinho em casa e, agora, para a felicidade dos gatinhos, separamos 8 benefícios cientificamente comprovados de ser o cuidador desse tipo de pet fofo, independente e cheio de personalidade! Confira com a gente:

1. Donos de Gatos Costumam ser Pessoas Inteligentes

Donos de Gatos
Donos de Gatos

Uma pesquisa realizada em 2010 com donos de animais britânicos pela Universidade de Bristol descobriu que as pessoas que possuíam gatos eram mais propensas a ter diplomas universitários do que os colegas que são #teamcachorros. Pois é! E em 2014, um pesquisador em Wisconsin pesquisou 600 estudantes universitários e descobriu que os donos de gatos também eram realmente mais inteligentes. Mas vale ressaltar que não é o gato que está deixando o dono mais inteligente: os pesquisadores que conduziram a pesquisa de Bristol disseram que as pessoas mais inteligentes tendem a trabalhar mais horas e, como os gatos exigem menos atenção do que os cães, são uma escolha melhor para o intelectual ocupado.

2. Gatos Podem Suprir Sua Necessidade de Companhia

Donos de Gatos
Donos de Gatos

O estereótipo de que os cães são mais afetuosos que os gatos é realmente isso: um estereótipo. De fato, acontece que os gatos podem ser tão bons companheiros quanto os cães, especialmente para as mulheres. Um estudo austríaco realizado em 2003 descobriu que ter um gato em casa é o equivalente emocional de ter um parceiro romântico. Além de iniciar o contato a maior parte do tempo, estudos demonstraram que os gatos se lembram da bondade demonstrada e retornam o favor mais tarde! Tem coisa mais fofa?

Mas os gatos realmente têm uma vantagem específica nesses relacionamentos. Após milhares de anos de domesticação, os gatos aprenderam a emitir um meio ronronar/meio uivo que soa notavelmente como o choro de um bebê humano. E como nosso cérebro está programado para responder à angústia dos nossos filhos, é quase impossível ignorar o que um gato quer quando ele começa a se comportar desse jeito.

3. Você Dorme Melhor

Dormindo com gato
Dormindo com gato

Vários estudos e pesquisas no Reino Unido descobriram que as pessoas (especialmente as mulheres) preferem dormir com seus gatos do que com seus parceiros, e até relatam dormir melhor com um gato do que com um humano! Um estudo recente do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo indica que eles podem estar envolvidos em algo: 41% das pessoas nesse estudo indicaram que dormiram melhor por causa de seu animal de estimação, enquanto apenas 20% disseram que isso causou algum tipo de dificuldade.

4. Eles Podem Quase que Literalmente Salvar a sua Vida

Gato bravo
Gato bravo

Já desmistificamos aqui a questão de que os gatos são criaturinhas distantes e não se importarem com seus humanos, né? Um gato no Reino Unido avisa seu ser humano quando ele está prestes a sofrer uma crise epilética, enquanto um gato em Montana acorda seus dois humanos quando um cano de gás começa a vazar. Os bombeiros disseram ao casal que a casa poderia facilmente explodir se não fosse pela intervenção do seu gatinho!

5. Donos de Gatos Possuem Menos Alergias

Donos de Gatos
Donos de Gatos

Infelizmente, é tarde demais para você, pessoa adulta, mas se você tiver um filho a caminho, talvez seja hora de comprar um gato! Em 2002, os Institutos Nacionais de Saúde divulgaram um estudo que descobriu que crianças menores de um ano expostas a um gato eram menos propensas a desenvolver alergias e não apenas alergias a animais de estimação! De acordo com Marshall Plaut, MD, chefe da seção de mecanismos alérgicos do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, “a alta exposição a animais no início da vida parece proteger não apenas a alergia a animais, mas também outros tipos de alergias comuns, como alergia a ácaros, ambrósia e grama”. Embora o parasita felino Toxoplasma gondii seja uma ameaça para crianças pequenas, os especialistas dizem que, trocando a caixa de areia do seu gato todos os dias e mantendo o animal dentro de casa, você estará seguro e livre de alergias!

6. Gatos Dizem Muito Sobre a Sua Personalidade

Dono Preguiçoso
Dono Preguiçoso

Quando você escolhe um animal de estimação ao invés de um outro, isso também revela algo sobre sua personalidade. Enquanto os amantes de cães tendem a ser a vida da festa, os donos de gatos são mais calmos e mais introvertidos. No entanto, eles têm uma pontuação muito alta quando se trata de quão confiáveis são e quanto confiam nas outras pessoas. Os donos de gatos também são menos manipuladores e mais modestos. Quem diria?!

7. Ter Um Gato é Ótimo para o Meio Ambiente

Gato em casa
Gato em casa

Se você está preocupado com sua contribuição na chamada “pegada de carbono”, é melhor possuir um gato do que um cachorro. Um estudo de 2009 descobriu que os recursos necessários para alimentar um cão ao longo de sua vida criam a mesma pegada ecológica que a de um Land Cruiser! Enquanto isso, os gatos, que comem menos em geral e têm maior probabilidade de comer peixe do que produtos com sabor a milho ou carne, têm a pegada de carbono muito menor.

8. Gatos te Ajudam com Término de Relacionamento e Luto

Gato consolando dono
Gato consolando dono

Perder um ente querido é incrivelmente doloroso, mas uma das melhores maneiras de lidar com isso é possuir um animal de estimação. Foi demonstrado que os gatos ajudam as pessoas a superar sua perda mais rapidamente e mostram menos sintomas físicos de dor, como chorar. Apesar de serem apenas animais, os gatos servem de apoio social e emocional em tempos difíceis. As pessoas de luto relatam que conversam com seu animal de estimação para descobrir seus sentimentos, já que geralmente é mais fácil conversar com algo que não responde e não pode julgar do que com outro ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *