Home / Listas / 5 Curiosidades Assustadoras Sobre Aranhas Gigantes

5 Curiosidades Assustadoras Sobre Aranhas Gigantes

Em 2017, uma mulher na Tasmânia encontrou uma aranha enorme caçadora devorando um gambá pigmeu em uma loja no Parque Nacional Mount Field da ilha. A aranha assustadoramente enorme tinha pelo menos o tamanho da mão de um homem adulto! Dá para acreditar? E não é a única aranha gigante por aí, viu? Em um aspecto geral, existem, pelo menos, 37.600 espécies de aranhas conhecidas pelos seres humanos.

Esses animais têm características muito peculiares. Você sabia que elas possuem um sangue transparente (que é chamado de hemolinfa) e que seu coração não é como a gente conhece dos outros animais, o coração das aranhas é apenas um tubo cercado por um músculo, nada parecido com o formato que imaginamos. Além disso, o órgão sexual das aranha macho, diferente de todos os outros animais da Terra, é no final das suas patas!

Curiosidades gerais a parte, as aranhas enormes que selecionamos para compor o texto a seguir, não podem ser assustadas apenas por um sapato ou um jornal enrolado. Elas certamente podem te dar pesadelos, mesmo que você não seja um aracnofóbico. Coragem para ler e conhecer as aranhas que vamos te mostrar agora! Vamos juntos!

1. Heteropoda Maxima

Heteropoda Maxima
Heteropoda Maxima

Mais um motivo para evitar cavernas escuras: descoberta em uma caverna no Laos em 2011, a aranha caçadora gigante tem uma extensão de perna de 30 centímetros de comprimento! E ela é apenas uma das mais de 1000 espécies de aranhas caçadoras. Esses aracnídeos velozes podem perseguir suas presas com muita facilidade e essas pernas que se estendem para a frente, como as de um caranguejo são extremamente úteis para o seu cotidiano de caçadora. Além de ser bastante assustador imaginar!

2. Nephila Clavipes (Aranha da Seda Dourada)

Nephila Clavipes
Nephila Clavipes

Esses aracnídeos, do gênero Nephila, têm um parente temível: a maior aranha fossilizada já encontrada é um ancestral. As fêmeas desse grupo de aranhas, encontradas em todo o mundo, podem ter extensões de pernas de até 15 centímetros, enquanto os machos da espécie são menores. Embora esses tecelões orbitais normalmente comam insetos grandes, na Austrália, algumas dessas aranhas foram mordidas por cobras e pássaros que foram pegos em suas fortes teias de 1,5 metro de diâmetro. Impressionante!

3. Poecilotheria Rajaei

Poecilotheria Rajaei
Poecilotheria Rajaei

Esta espécie de tarântula, descoberta no norte do Sri Lanka em 2013, tem uma extensão de perna de 20 centímetros. Esse é aproximadamente o tamanho do seu rosto! Faz parte de um grupo arbóreo chamado aranhas-tigre, originárias da Índia e do Sri Lanka. Uma aranha P. rajaei macho morta, que se distingue de outras aranhas-tigres pelas marcas nas pernas e no abdômen, foi apresentada aos cientistas pela primeira vez em outubro de 2009 por um morador local; uma pesquisa na área revelou fêmeas e juvenis suficientes para que os cientistas tenham certeza de que estavam diante de uma nova espécie. “Eles são muito raros”, disse à WIRED Ranil Nanayakkara, co-fundador da Educação e Pesquisa em Biodiversidade do Sri Lanka. “Essas aranhas preferem árvores antigas bem estabelecidas, mas devido ao desmatamento, o número diminuiu e, pela falta de habitat adequado, elas começam a entrar em edifícios antigos.” P. rajaei recebeu o nome de um policial que ajudou os cientistas a entrarem e andar na área em que a aranha foi encontrada.

4. Theraphosa Blondi

Theraphosa Blondi
Theraphosa Blondi

Embora Theraphosa blondi seja chamada de aranha comedora de pássaros, mas a realidade é um pouco diferente. É sabido que recebeu esse nome quando um explorador o viu comendo um beija-flor, mas, como outras tarântulas, sua dieta consiste principalmente por comer insetos, sapos e roedores. Mas perdoaremos você, se você não se sentir confortável com esse fato. Afinal, esta aranha pode ter uma extensão de perna de quase um pé, do tamanho de um prato de jantar! Elas chegam a pesar até 170 gramas, tornando-a a maior aranha do mundo em massa. Suas presas, de até uma 3 centímetros de comprimento, podem perfurar a pele humana com facilidade e, embora perigosa, seu veneno não consegue derrubar um ser humano. Fique tranquilo! Nativa da América do Sul, esta aranha faz barulho esfregando as cerdas nas pernas e este som pode ser ouvido a até 5 metros de distância.

5. Phoneutria Nigriventer

Phoneutria Nigriventer
Phoneutria Nigriventer

Claro, a extensão de perna de quase 15 cm da Phoneutria nigriventer pode ser bastante assustadora, mas há algo a mais nessa aranha que a torna ainda mais aterrorizante: seu veneno, uma neurotoxina que pode ser fatal para os seres humanos, diferente do nosso quarto item da lista, a Theraphosa Blondi. De fato, junto com P. fera, essa aranha é a mais tóxica da Terra e felizmente, existe um bom antídoto para este possível problema. Nativa da América Central e da América do Sul, o P. nigriventer também é chamado de aranha errante brasileira, por sua tendência a vagar pela floresta à noite, e a aranha da banana, tanto porque se esconde em bananeiras durante o dia quanto às vezes se esconde em remessas de a fruta, para dar o bote em seus possíveis alimentos. Quando ameaçada, a aranha levanta os dois pares de pernas da frente e balança de um lado para o outro, então já sabe, quando você vir uma delas fazendo esta dança e movimento é porque está prestes a atacar.

Esta espécie tem um comportamento muito agressivo e tende a estar sempre na defensiva. Possui quatro olhos, dois localizados na parte frontal e outros dois nas laterais da cabeça, o que facilita em uma visão quase 360 graus de cobertura. Esta aranha é muito velos e é um animal muito temido nos navios de transporte de bananas e na maioria das plantações tropicais. A sua área de distribuição natural e seu habitat é o Brasil, o Paraguai e Uruguai e o norte da Argentina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *