Home / Listas / 20 Coisas que Você Provavelmente Não Sabia Sobre as Girafas

20 Coisas que Você Provavelmente Não Sabia Sobre as Girafas

Tudo bem, o fato delas serem o maior mamífero em altura do mundo talvez não seja uma grande novidade. Que as girafas são animais majestosos, curiosos e milenares, também não foge tanto do conhecimento comum sobre nossas amigas pescoçudas!

O dia mundial das Girafas está quase aí e, pensando nisso, estávamos pensando: que tal fugirmos do “lugar comum” e tentar conhecer mais profundamente esses bichinhos maravilhosos? Nós fizemos uma lista com 20 coisas que não são tão faladas assim sobre as girafas e que você com certeza vai se surpreender.

  1. O Nascimento dos Bebês Girafas

As girafas geralmente retornam ao local onde nasceram para dar à luz, uma vez lá, seus bezerros são trazidos ao mundo. Outra curiosidade sobre o momento do nascimento é que, como suas mães são muito altas, os bebês girafas já chegam ao Planeta Terra caindo mais de um metro e meio de distância do chão!

  1. Sua Língua é Tão Grande Quanto Elas

As línguas das girafas podem chegar a medir até 10 cm de comprimento. Além de muito grandes a língua possui uma coloração escura, o que é pensado biologicamente para ajudar a protegê-las durante a exposição solar frequente, já que elas dependem dela para conseguir pegar as folhas mais altas das árvores.

  1. Girafas Quase Não Bebem Água

As girafas só precisam beber água uma vez a cada dois dias! Elas obtêm a maior parte de sua água com a dieta à base de plantas, o que é bom, considerando que a sua altura dificulta o processo de beber. Além disso, como esta ação faz com que a girafa se curve para alcançar a água, qualquer animal que esteja caçando pelas redondezas encara isso como uma ótima oportunidade de refeição. Girafas ficam muito indefesas quando estão realizando este processo.

  1. Acredite, Elas São Animais Muito Rápidos

Em distâncias curtas, esses animais enormes são tudo menos desajeitados e lentos. Girafas podem correr em uma velocidade de até 57km/h!

  1. Já Nascem Correndo!

Felizmente, os filhotes de girafa podem se levantar e até correr uma hora depois de nascerem.

  1. Girafas Comem Muito (Mas Muito Mesmo!)

As girafas comem mais de 35 kg de comida todos os dias. E mais, esses 35 kg são ingeridos em uma dieta exclusiva de folhas, o que significa que elas passam a maior parte do tempo comendo.

  1. Ou Elas Dormem Em Pé, Ou Elas Dormem Muito Pouco

As girafas geralmente ficam em pé enquanto dormem e se elas também podem se acomodar em uma posição vulnerável no chão. Quando elas estão assim, quase de encolhidas e deitadas, significa que é apenas para uma soneca rápida de seis minutos! Logo se levantam e continuam a vida normalmente. Que fofo!

  1. Sim, Girafas Têm Chifres, Mas Só Os Machos

As girafas têm chifres cobertos de cabelo chamados ossicones, mas apenas os machos os usam para lutar um contra o outro.

Girafas
Girafas
  1. Elas São Animais (Quase) Indefesos

Embora as girafas sejam mais propensas a fugir de um ataque do que revidar, as girafas não são completamente indefesas. Um chute rápido de uma das pernas longas pode causar sérios danos ou até matar um leão!

  1. Elas Andam de um Jeito Diferente dos Outros Quadrúpedes

Ao contrário dos cavalos e da maioria dos quadrúpedes, as girafas caminham juntas, movendo as duas pernas do mesmo lado do corpo. Então, as patas traseiras esquerda e traseira esquerda pisam e depois as patas dianteiras direita e traseira direita.

  1. As Pescoçadas Como Modo de Confronto

As girafas machos se envolvem em uma exibição ritualizada de domínio chamada “pescoçadas” que envolve dar uma cabeçada no corpo um do outro. E não se engane, essas pescoçadas são com uma força violenta!

  1. Um Jeito Estranho de Detectar a Fertilidade

Girafas machos testam a fertilidade de uma fêmea provando sua urina. Um pouco nojento saber disso, mas agora que você já sabe é impossível dessaber rs

  1. As Primeiras Girafas Europeias

A primeira girafa a chegar à Europa foi levada para lá por Júlio César, de Alexandria, em 46 a.C. como parte de um retorno triunfante a Roma após anos de guerra civil.

  1. O Desfile das Girafas no Mundo Antigo

Cerca de 1500 anos depois, Lorenzo de ‘Medici foi presenteado com uma girafa pelo sultão do Egito. As girafas não eram vistas na Itália desde a antiguidade e isso causou muito agito na cidade, pensa nessa cena linda: uma girafa vagando pelas ruas de Florença e aceitando guloseimas oferecidas pelas janelas do segundo andar.

  1. A Base dos Giants

A primeira base de Giants, Brandon Belt, é carinhosamente conhecida como “Baby Giraffe”, então, naturalmente, quando uma girafa bebê nasceu no zoológico de São Francisco, foi chamada Brandon Belt.

Girafas
Girafas
  1. Dia Mundial das Girafas Está Chegando

As girafas possuem, inclusive, um dia só para elas e estamos chegando nele! Dia 21 de junho de 2014 foi a primeira comemoração mundial desses amáveis animais. Feliz dia das Girafas!

  1. Um Fluxo Sanguíneo Diferente de Todos os Outros Animais

Além disso, as veias jugulares contêm uma série de válvulas unidirecionais que impedem o excesso de fluxo sanguíneo no cérebro quando a girafa abaixa a cabeça para beber.

  1. Girafas Possuem um Coração Gigante… Literalmente!

Devido à sua forma incomum, as girafas têm um sistema cardiovascular altamente especializado que começa com um coração enorme. Tem quase um metro de comprimento e pode pesar até 5 kg.

  1. O Pescoço Delas é Parecido com o Nosso – Será?

Apesar de seus pescoços característicos, as girafas têm o mesmo número de vértebras do pescoço que os humanos: apenas sete, dá para acreditar? Cada vértebra individual é superdimensionada, medindo até dez centímetros de comprimento.

  1. A História do Seu Nome Científico

O nome científico da girafa, Giraffa camelopardalis, deriva da crença dos gregos antigos de que parecia um camelo vestindo um casaco de leopardo. Achei uma ótima analogia!

Fonte:

Mental Floss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *