Home / Listas / 15 Animais Que Vivem Pouco Tempo

15 Animais Que Vivem Pouco Tempo

A única certeza que temos nessa vida, é a morte. Nós nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. O mesmo vale para os animais, aliás, para qualquer ser vivo. Mas alguns passam por esse processo de forma mais rápida que outros. Abaixo veremos os bichos com menor tempo de vida. 

1 – Fila Gastrotricha 

Fila Gastrotricha 
Fila Gastrotricha

O posto de menor tempo de vida vai para um grupo de indivíduos microscópios, muito parecidos com vermes, chamado fila Gastrotricha. O ciclo de vida desse micro-organismo dos mares não passa de 4 dias. 

Com uma variedade de espécies, eles nunca ultrapassam esse tempo, mesmo a espécie vivendo em condições ideais. Passam esse período curto de vida flutuando, comendo e reproduzindo – com alguns fazendo isso por meio de mudança de genes com outro animal. Mas a maioria se reproduz por meio de partenogénese, onde o descendente é uma cópia genética da versão adulta. O filho é como se fosse o clone do pai. 

2 – Moscas 

Moscas 
Moscas

A vida da mosca também acaba num piscar de olhos. E é comum vê-la nas casas porque se elas se alimentam, têm mais chances de sobreviver. Porém, aquela que mora na natureza não tem a mesma sorte. Esta vive em torno de 15 a 30 dias. Pode ser encontrada em toda parte do mundo, e é a espécie mais popular do planeta, e uma das que vive menos, igualmente. 

3 – Efemerópteros 

Chamados também de efêmeras, este pertence ao grupo de insetos pterygota. Assim como primeiro indivíduo citado, este está entre os bichos com o período de vida mais curto do mundo animal. 

Apesar disso, tem um fato interessante em relação a essa sobrevivência. Quando é jovem, passa essa fase em um casulo, onde pode viver por até um ano. Porém, quando chega na fase adulta, morre em questão de um dia ou muitas vezes menos que isso. 

4 – Artêmias

Este ser aquático tem uma expectativa de vida de até dois anos. Alcança apenas alguns centímetros de comprimento. 

É um bicho comum em casa, com pessoas o alimentando com algas verdes e levedura. Ela vive em água salgada. Quando nasce, esse animal é microscópico, por isso o nascimento pode acontecer e você nem ver. Demora 24 horas para ele ficar visível. 

5 – Abelhas operárias 

As soldadas trabalhadoras têm um período de vida muito curto, mas bem intenso, que dura cerca de um mês. Um fator interessante é que todas elas são fêmeas. É a que mais trabalha no ninho, enquanto a rainha só ordena e coloca ovos – ela chega a viver 4 anos. 

Este indivíduo passa por 4 fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e versão adulta. E uma colmeia só sobrevive se existe um bom exemplar de abelhas, mesmo porque a rainha não é capaz de produzir mel ou polinizar as flores, e por isso precisa das operárias para que sua comunidade tenha sucesso. 

6 – Borboleta monarca 

Bonitas, porém, efêmeras. A borboleta monarca vive apenas de um a seis semanas, e isso vai depender muito de diversas variáveis, como espécie, clima, tamanho, condições do habitat e alimentação. 

Embora morra muito jovem, ela tem uma papel fundamental na natureza. Ela realiza parte do processo de polinização das flores, assim como faz parte da dieta de outros animais. 

7 – Gambá 

Esse indivíduo fofinho não tem uma expectativa de vida muito grande na natureza. Chega a viver até um ano e meio. E isto acontece porque ele não está protegido contra seus predadores. Mas a mudança climática e a perda do habitat tem contribuído para essa diminuição da sua vida. 

É um mamífero originário do continente americano e é super inteligente e criativo, quando o assunto é sobrevivência. Para fazer com que o caçador desista de machucá-lo e para se defender, se finge de morto. 

8 – Formiga 

Enquanto a rainha pode chegar a incríveis 30 anos de idade, a formiga operária vive apenas durante um mês, e sua vida pode ser ainda menor se ela se encontrar com um ser humano. A espécie é muito colaboradora e sociável. Também é forte e poder levantar até 50 vezes o seu próprio peso. 

9 – Camaleão-de-labord 

Esse réptil só pode ser encontrado na ilha de Madagascar, vive apenas um ano. Porém, seu ciclo de vida é complicado. Nasce em todo mês de novembro, com os jovens amadurecendo sexualmente entre os meses de janeiro e fevereiro, quando já começam a acasalar. Antes da próxima geração nascer, os adultos estarão todos mortos. 

10 – Libélula 

A libélula consegue viver durante um semestre, ou seja, seis meses. O que acaba não interferindo na quantidade desse indivíduo espalhado pelo mundo. Atualmente, existem cerca de 5 mil espécies de libélulas no planeta. 

11 – Camundongo 

O camundongo está entre os mamíferos com menor tempo de vida: 4 anos. Também é considerado o indivíduo que mais se reproduz, atrás apenas do ser humano. Mede em torno de 9 centímetros de comprimento e pesa até 30 gramas. 

12 – Gafanhoto 

O gafanhoto também não tem uma expectativa de vida muito grande. Vive em torno de 8 meses. 

13 – Mosquitos

Assim como a mosca e a libélula, o tempo de vida do mosquito é quase ridículo, cerca de um dia. Aliás, esses baixa expectativa de vida é comum entre os indivíduos que se reproduzem muito. 

14 – Coelho

Se comparado às espécies da nossa lista, até que o coelho vive bastante, de 8 a 12 anos. Porém, em contraste com a tartaruga, por exemplo, esse tempo de vida é quase nada. Normalmente morre de câncer ou obesidade. 

15 – Cachorro 

Para este aqui, qualquer expectativa de vida que não seja eterna, é muito pouco para o cachorro. Ele acaba deixando uma marca tão forte na vida de seus donos que é muito difícil perdê-los. A média de vida desse adorável animal de estimação é de 13 anos, podendo ser para mais ou para menos, isso varia muito de raça para raça. Por exemplo, o bulldog tem o menor tempo de vida entre eles, já o pastor alemão, Golden e labrador ultrapassam esses anos. 

Gostou da nossa lista? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *