Home / Listas / 13 Espécies de Sapos Que Existem no Mundo

13 Espécies de Sapos Que Existem no Mundo

Como todos os animais, os sapos possuem diversas espécies. Existem diversos tipos de sapos, os quais uns possuem venenos poderosos enquanto outros não possuem nenhum. Até hoje foram registradas 1.039 espécies de sapos.

Neste artigo iremos falar sobre algumas espécies existentes no planeta.

1. Sapo-comum

Sapo-comum
Sapo-comum

Também chamado de Bufo bufo, esta espécie é encontrada na Europa, como também em alguns países asiáticos.

Vivem em regiões que contenham florestas, prados e áreas arborizadas, contato que tenha água por perto. Todavia podem viver em zona urbana também, em parque e jardins.

Possui de 8 a 13 centímetros e o seu corpo tem a cor marrom semelhante a cor de lama ou terra, com pele áspera e coberto de verrugas e seus olhos são amarelados.

2. Sapo-verde-de-Baloch

Sapo-verde-de-Baloch
Sapo-verde-de-Baloch

O Sapo-verde-de-Baloch (Bufotes zugmayeri) é nativo do Paquistão e vive em pradarias, muitas vezes em áreas agrícolas.

Possui pele rugosa coberta de verrugas e domina a cor branca no fundo com manchas esverdeadas sobre todo o corpo

3. Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental

Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental
Sapo-de-barriga-de-fogo-oriental

A espécie Bombina orientalis pode ser encontrado na China, Rússia e Coreia. Vivem em coníferas, pradarias, ambos com lugares próximos à água. Também podem ser vistos em zonas urbanas.

Este sapo mede apenas 5 centímetros e a sua exuberância se destaca nas cores que ele apresenta, possuindo a cor verde na parte superior do seu corpo e a cor vermelha ou laranja ou, em alguns casos, amarelada na parte inferior, na barriga, e por todo o corpo são encontradas manchas pretas.

É um sapo venenoso, o qual o veneno é identificado pelos predadores por meio da sua cor vermelho vivo na barriga.

4. Sapo-malhado-caucasiano

Sapo-malhado-caucasiano
Sapo-malhado-caucasiano

O Pelodytes caucasicus pode ser encontrado, na Rússia, Armênia, Turquia e Geórgia, em regiões de vegetação densa e abundância de água.

Possui olhos grandes e amarelos, corpo de cor marrom e verrugas espalhadas por todo o corpo com pintas pretas e marrons.

5. Sapo-árabe

Sapo-árabe
Sapo-árabe

De nome científico Sclerophrys arábica, o sapo-árabe pode ser encontrado nos Emirados Árabes, Omã, Arábia Saudita e Iêmen.

Habita qualquer tipo de área, devendo conter fonte de água a qual é necessária para a sua reprodução.

O seu corpo é esverdeado com manchas em forma de círculos pretos, e possui poucas rugas. Possui também como característica do seu aspecto física uma linha que quase não se nota, que vai da cabeça à cauda.

6. Sapo-cururu

Sapo-cururu
Sapo-cururu

O sapo-cururu (Rhinella marina) pode ser encontrado em áreas de savanas úmidas, florestas e bosques, como também em jardins, nas regiões da América do Norte, América do Sul e Caribe.

É uma espécie de sapo altamente venenosa para outras espécies de animais, devido à sua ingestão desde de girino ou até mesmo de ovos, levar à morte o predador. É muito perigoso tê-los por perto de animais de estimação.

Seu corpo é marrom esverdeado, com algumas verrugas de mesma cor. Possui olhos arredondados e pretos.

7. Sapo-do-rio-colorado

Sapo-do-rio-colorado
Sapo-do-rio-colorado

De nome científico Incilius alvarius, esta espécie de sapo pode ser encontrada no estado de Sonora no México e em algumas regiões dos Estados Unidos.

Possui aparência rechonchuda, e suas cores variam de marrom para sépia nas costas e abdômen de cor clara. Podendo conter manchas em formato de pontos marrons e amarelos ao redor dos olhos.

Sua pele possui uma toxina venenosa que podem produzir efeitos alucinógenos e desta forma esta espécie é comumente utilizada em rituais espirituais.

8. Sapo-da-água

Bufo stejnegeri
Bufo stejnegeri

O Bufo stejnegeri mais conhecido como sapo da água, pode ser encontrado em regiões asiáticas, mais especificamente na China e Coreia onde prefere se alojar em regiões onde contenham água em abundância e onde deposita seus ovos.

Libera através dos seus excrementos uma substância venenosa que pode prejudicar animais de estimação e pequenos predadores.

A cor da sua pele varia entre o verde e o marrom apresentando diversas rugas ao redor do corpo.

9. Sapo-de-unha-negra

Pelobates cultripes
Pelobates cultripes

O Pelobates cultripes é nativo da França e da Espanha, e é encontrado em áreas a 1770 metros de altura, podendo viver em dunas, áreas agrícolas e urbanas e florestas.

A cor da sua pele é sépia, contendo manchas mais escuras por todo o corpo e olhos amarelados.

10. Sapo-verde-europeu

Sapo-verde-europeu
Sapo-verde-europeu

Esta espécie é originária das Ilhas Baleares e Espanha, porém hoje pode ser encontrado em diversas partes da Europa e Ásia. Vive em matagais, florestas e pradarias, além de áreas urbanas.

Seu tamanho pode chegar a 15 centímetros e possui uma coloração bem exótica, com cor fundo acinzentada clara e manchas verdes brilhantes por todo o corpo, possuindo pequenos pontos alaranjados espalhados.

Este é um dos sapos da categoria de venenosos.

11. Sapo-parteiro-comum

Sapo-parteiro-comum
Sapo-parteiro-comum

Pode ser chamado cientificamente de Alytes maurus ou Alytes obstetricans e é encontrado tanto no Marrocos como na Espanha. Habita regiões de rochas com níveis altos de umidade como também florestas, podendo nidificar em rochas se as mesmas estiverem cercadas por água.

Pode medir até 5 centímetros e a sua pele é tomada por verrugas. A sua coloração é um sépia claro, puxado para o amarelo e olhos dourados.

Uma característica dessa espécie é que o macho carrega as larvas nas costas no decorrer do seu desenvolvimento.

12. Sapo-comum-asiático

Sapo-comum-asiático
Sapo-comum-asiático

O Duttaphrynus melanostictus habita diversos países da Ásia. Pode ser encontrado em praias e margens de rios por viver em áreas a poucos metros do nível do mar, como áreas urbanas e naturais.

Podendo medir até 20 centímetros o seu corpo é repleto de verrugas escuras e sua cor varia de sépia a bege. Ao redor do seu olho encontram-se áreas vermelhas, o que faz com que seja distinguido dos demais.

Expele uma substância tóxica que é perigosa para cobras e diversos predadores.

13. Sapo-americano

Anaxyrus americanusse
Anaxyrus americanusse

O Anaxyrus americanusse é encontrado no Canadá e Estados Unidos. Seus olhos são dourados e a sua pele é cheia de verrugas escuras e a sua cor é a sépia distribuída uniformemente pelo corpo podendo chegar ao tamanho de 5 a 7 centímetros.

É uma espécie extremamente tóxica para os animais, e, desta forma, quando animais de estimação como gatos e cachorros o atacam correm sérios riscos de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *