Home / Listas / 12 Coisas Sobre o Beija-flor Que Você Talvez Não Sabia

12 Coisas Sobre o Beija-flor Que Você Talvez Não Sabia

A fauna do mundo é repleta das mais variadas espécies, incluindo as aves. Provavelmente, esse deve ser um dos grupos mais numerosos das famílias dos animais. E não só é grande, como é bem provável que abrigue um dos mais belos bichos do planeta. Hoje, falaremos sobre um indivíduo, em específico, que faz parte desse conjunto: o beija-flor. Aquele pássaro que às vezes visita as flores da sua casa, mas você mal o vê porque ele voa muito rápido, parecendo um borrão colorido a olho nu. 

  1. Sobre o beija-flor 

O beija-flor é considerado uma ave do novo mundo, ou seja, endêmico do continente Americano. Aliás, eles só são vistos nas Américas, principalmente na do sul.
Ao todo, eles formam um aglomerado de 340 espécies.

E sabia que eles são as menores aves do mundo? Ganhou esse título pois o tamanho médio dos seres desse conglomerado varia de 7,5 a 13 centímetros de comprimento, bem menor se comparado a outros pássaros. E não para por aí, o beija-flor abelha é considerado o menor do planeta, com apenas 5 cm. Já o maior é o gigante, com mais de 20 cm de comprimento. 

Sua dieta é composta principalmente de néctar de flores
Esta lhe dá bastante energia, já que é composto de glicose. Vez ou outro ele consome alguns insetos para aumentar os níveis de proteína no seu sistema. 

Beija-flor 
Beija-flor
  1. Veloz 

Você consegue imaginar por que ele leva esse nome? Por causa do som que suas asas fazem ao bater rapidamente. E quando falamos nisso e em voar, esse indivíduo é expert no assunto. Ele é capaz de bater suas asinhas cerca de 50 a 200 vezes por segundo. Isso vai variar de acordo com a espécie.
Em decorrência disso, ele alcança alta velocidade, algo em torno de 54 quilômetros por hora. 

Por causa dessa capacidade, além dos insetos, ele é um dos seres com o maior metabolismo do mundo animal, já que precisa comer muito para se mover com rapidez. Para isso, ele visita diariamente centenas de flores, consumindo uma quantidade de néctar que ultrapassa o peso do seu próprio corpo. Em minutos, isso quer dizer que ele precisa beliscar algo a cada 10/15 minutos. 

E falando em voar, ele é o único da sua família que consegue fazer isso em todas as direções, literalmente. Para frente, para ambos os lados, até para trás, voando até de ponta cabeça. Também é o único que é capaz de pairar no ar. 

Beija-flor 
Beija-flor
  1. Bico fino 

Além da velocidade, uma das características que mais chama atenção no beija-flor é o seu bico. Este também varia conforme a espécie, mas a maioria apresenta um desses longo e fino, que ajuda a colher o néctar. Quando está aberto, ele usa sua língua para absorver rapidamente a substância. 

  1. Evitando a fadiga 

Como utiliza muito energia durante o voo, o bicho não passa a maior parte do seu tempo nessa atividade. Pelo contrário, a boa parte do seu dia consistente em se empoleirar em algum galho para comer o alimento que recolheu anteriormente. Também “evita a fadiga” na hora de descansar. A noite, quando vai dormir, para poupar bateria, seu sono se transforma em um tipo de hibernação, chamado torpor. 

Beija-flor 
Beija-flor
  1. Tempo de vida 

Infelizmente, ele não vive muito. Sua expectativa de vida varia entre três e cinco anos. Mas alguns conseguem chegar aos 12 anos de idade. 

  1. Rolezeiros 

Como é comum em muitas aves, eles também migram. Aqueles que vivem no Canadá e no Estados Unidos percorrem cerca de 3 mil quilômetros ao sul, no outono. Fazem isso para passar o inverno no México ou em alguma região do América Central. Parece que eles não curtem muito o frio. 

Algumas espécies da América do Sul também se deslocam, mas para norte, durante o inverno desses países.
E, antes de fazer todo esse “rolê”, ele armazena uma boa quantidade de gordura no seu corpo, cerca de metade do seu peso dessa substância. Durante a viagem, vai consumindo a reserva aos poucos, usando-a como fonte de energia enquanto está voando. Também nesse período, pode permanecer no ar por 18 a 20 horas seguidas. 

Beija-flor 
Beija-flor
  1. Esse turu turu aqui dentro 

E não é só as asas desse animal que é veloz. Seu coração também é bem rápido. Esse órgão chega a bater cerca de 1,2 mil vezes por minuto. E você achando que seu coração acelera muito quando vê o crush. 

  1. Preferência 

Já falamos aqui que a dieta do beija-flor é composta quase 100% de néctar, que tem cerca de 25% de açúcares em sua composição. Apesar disso, ou seja, já sendo bem adocicada por si só, o bicho prefere aquelas que não são tão concentradas ou pegajosas demais.
Entendo totalmente. Doce é maravilhoso, mas imagina você comer enormes quantidades disso, todo dia. Com certeza enjoaria fácil. Além da diabetes, no nosso caso.

Beija-flor 
Beija-flor
  1. Leve como uma pena 

Apesar de ser super comilão, o beija-flor é muito leve. A maioria não chega a ter o peso de uma moeda de 0,05 centavos. 

  1. Dividir não é comigo 

Ainda falando sobre o lanche – que horas mais feliz -, não pense que ele é chegado em dividir suas flores com outros colegas não. Isso não rola. Ele é bem territorialista quando o assunto envolve os locais que visita para comer. Por causa desse hábito, alguns especialistas consideram o bicho um antissocial. 

Discordo! Só porque não quero dividir comida, isso não me faz uma pessoa que não gosta de outros indivíduos. Apenas prefiro saborear minhas refeições sozinha. Amigos, amigos, comida a parte. 

Beija-flor 
Beija-flor
  1. Pequenas ervilhas 

E obviamente por ser a menor ave do mundo, não poderia ser diferente quando falamos de seus ovos. Sabe com que estes se parecem? Com pequenas ervilhas. Isso mesmo, imagine que existe um bebê dentro de uma ervilha. 

  1. The Flash 

Poderíamos falar que o beija-flor é o The Flash do mundo animal, e não só pela sua velocidade, mas também porque esses pequenos animais tem a capacidade de ver a passagem de tempo de forma mais lenta que os humanos. Que incrível!

É por isso que se tentar agarrar algum deles, vai falhar miseravelmente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *