Home / Listas / 12 Animais Bem Sujos no Mundo

12 Animais Bem Sujos no Mundo

Sempre pensamos no mundo animal repleto de bichos fofinhos, peludinhos, o que não deixa de ser verdade. Muitos indivíduos possuem essas características, mas, por mais que aparentam tudo isso, alguns tem certas manias que poderiam ser consideradas nojentos, para dizer o mínimo. Abaixo, vamos falar dos espécimes mais sujos do mundo e o que fizeram para entrarem nesta lista. 

1 – Abutres 

Abutres 
Abutres

Impossível começar essa lista que não seja por ele. A sujeira já começa no tipo de alimentação do abutre, que tem um cardápio, no mínimo, nojento. Ele se alimenta de carcaças de animais mortos. Para isso, porém, ele precisou desenvolver algumas adaptações. 

Como sua “caça” pode ficar muito tempo largada antes dele chegar, ou seja, em altos estágios de decomposição, ela acaba atraindo um número razoável de toxinas, mas isso não é um problema para o animal. Para poder se alimentar desse tipo de carne o indivíduo têm ácido em seu estômago, que é altamente corrosivo, permitindo que este consuma coisas que levaria outros carniceiros a morte. Por exemplo, o abutre pode consumir uma comida contaminada com cólera ou antrax. 

E a coisa não para por aí, come tanto que o papo chega a ficar inchado de carne podre – eca -. Normalmente é nesta situação que ele se assusta com mais facilidade com seus predadores. Para poder fugir, levantar voo, o bicho precisa vomitar uma parte do que comeu. 

Ainda urina em si mesmo, mas isso serve como uma mecanismo de defesa. Isso porque, ao estar em contato com carne podre, é esperado que bactérias que decompõem carcaça grude nas penas do indivíduo. Ao fazer xixi nele mesmo, ele acaba matando esses bichos. Também se cobre de vômito. 

2 – Girafa 

Girafa 
Girafa

Não esperava ver essa espécie por aqui. Começamos a sessão sujeira comentando um hábito bem nojento do animal. Quando a fêmea está no “cio”, o macho de curva e coloca a cabeça entre as pernas traseiras da parceira, e suga enquanto ela urina no seu rosto. Uma conduta nada suja, não é mesmo? 

3 – Mosquito 

Moscas 
Moscas

O mosquito entra nessa lista se levarmos o quesito sujeira para o âmbito de transmissão de doenças. Várias espécies desse animal é responsável pela difusão da malária, doença que mata cerca de um milhão de pessoas por ano. Uma espécime da África, a tsé-tsé causa a doença do sono. 

4 – Bicho-preguiça

Bicho-preguiça
Bicho-preguiça

Sim, esse fofinho também deu as caras por aqui. Isso porque por ser um bicho preguiçoso, não faz muita coisa, muito menos cuidar dos seus pelos, é comum achar parasitas e até mariposas crescendo em sua pelugem. 

5 – Hipopótamo

Hipopótamo
Hipopótamo

O hipopótamo não tem um hábito muito higiênico: ele passa boa parte do seu tempo afundado em lama. Isso acontece porque ele tem uma pele porosa que precisa de água para permanecer úmida. E como isso é mais difícil nas épocas de seca na África, a opção é mergulhar na lama mesmo. Para fechar com chave de ouro, o bicho ainda têm a mania de despedaçar suas fezes enquanto defeca. Usa a própria cauda para espalhar o coco, que serve como marcação de território.

6 – Besouros-do-esterco 

Besouros-do-esterco 
Besouros-do-esterco

Bom, nem precisa falar o porquê ele está aqui, certo? Passa sua vida a procura de fezes frescas. Quando encontra, absorve o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos ingeridos pelo indivíduo. Depois de conseguir uma boa quantidade de coco, ele acasala e a fêmea bota os ovos nas fezes. As larvas se desenvolvem neste local. Alguns são especializados em consumir um tipo específico de dejeto. Vive em todo o mundo, menos na Antártida. 

7 – Vespas parasitas 

Vespas parasitas 
Vespas parasitas

Não sei se podemos considerar as vespas parasitas como um indivíduo sujo, mas o fato dela depositar seus ovos em um hospedeiro não é nada agradável. Cada espécie prefere um animal em específico para desovar suas larvas. Este se desenvolve dentro da vítima escolhida e o come vivo. Isso acontece com o filhote explodindo o bicho de dentro para fora, digno de uma cena do filme Alien.

8 – Humanos 

Humanos poluindo
Humanos poluindo

É óbvio que merecemos um lugar aqui. Nossas atitudes “porcas” já poluíram praias e oceanos mais do que podemos contar. Seja com lixos que largamos na areia ou com o despejo de químicos em efluentes de água. 

E não para por aí, no quesito higiene pessoal, podemos ser bem porquinhos também. Como a prática de não tomar banho ou não escovar os dentes todo dia presentes em alguns países. 

9 – Coala 

Coala 
Coala

O Coala também não é muito chegado numa limpeza, não é atoa que o marsupial da Austrália sofre com DST’s. E isso alcançou níveis tão alarmantes que está ameaçando a sobrevivência da espécie. Em algumas regiões do país, apenas 10% do animais estão livres dessa mazela. 

10 – Gálago 

Gálago 
Gálago

Definitivamente os animais curtem um xixi. O pequeno macaco noturno passa a maior parte do dia enrolado em alguma parte oca da árvore. Quando o sol se põe, ele desenrola a cauda e começa a se lamber até todo o pelo ficar liso e brilhando. Para terminar, urina nas próprias patas. Faz isso para manter os predadores afastados, mas não é uma hábito muito higiênico, não é e mesmo?

11 – Porco-espinho

Porco-espinho
Porco-espinho

Mais um membro do clube do xixi. Quando quer conquistar uma fêmea, o macho se aproxima, já com o pênis ereto, e urina na candidata. Obviamente que ela não acha muito agradável essa atitude, o que acaba fazendo com que a cópula só acontece depois dela se acalmar. 

12 – Coelho 

Coelho Sujo
Coelho Sujo

Saímos do xixi e voltamos para as fezes. Apesar de fofinho, o coelho come os próprios dejetos. Ele produz dois tipos de coco, um seco e outro mais úmido, ambos em formato de bolinha. É este segundo que é consumido por ele. Chamado de cecotrofos, é produzido no ceco, a junção entre intestino grosso e delgado, local onde existem fungos e bactérias que proporcionam nutrientes importantes para o bicho. O dejeto é comido logo depois de ser eliminado e protege o coelho de várias doença. Eca, de novo. 

Se surpreendeu com algum integrante desta lista? Venha contar nos comentários e não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *