Home / Listas / 10 Perguntas e Respostas Sobre Seu Cachorro

10 Perguntas e Respostas Sobre Seu Cachorro

Você provavelmente considera o seu cachorro como parte integrante da sua família, mas às vezes esse pet faz algumas coisas estranhas que você fica se perguntando: por quê? Separamos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender mais sobe seu melhor amigo!

1. Por Que Cães Lambem Pessoas?

Cão lambendo dono
Cão lambendo dono

Bom, cachorros lambem seres humanos e outros animais por muitas razões. Filhotes lambem suas mães e seus donos como sinal de afeto ou para pedirem comida, por exemplo. Mas quando eles crescem esses motivos podem se tornar outros. Geralmente, cães adultos lambem seus donos como um sinal de submissão à autoridade que você representa para ele, mas as razões anteriores (sobre carinho e atenção) ainda podem ser uma possibilidade. Lamber também faz bem a eles: neste processo é liberado endorfina que acalma e alivia o stress que eles podem estar sentindo.

2. Quão Melhor é o Olfato Canino do que o Nosso?

Olfato Canino
Olfato Canino

Os cachorros podem sentir um cheiro em qualquer lugar de 10 a 100 mil vezes melhor do que um ser humano comum. Eles possuem 300 milhões de receptores olfativos, enquanto nós temos apenas 6 milhões. Além destes números, que já superam e muito os nossos, o tamanho da parte cerebral dedicada ao olfato é 40 vezes maior que a dos seres humanos!

Seu nariz também funciona diferente, enquanto nós inspiramos e expiramos pela mesma parte nasal, os cachorros possuem lugares específicos para cada ação. Este sistema possibilita que seu pet esteja sempre sentido cheiros e aromas ao seu redor.

3. A Boca do Meu Pet Está Sempre Limpa?

Boca do Meu Pet
Boca do Meu Pet

É comum pensarmos que a boca do nosso cão é um lugar que se limpa magicamente. Este, definitivamente, não é o caso: a boca de um cachorro é um local que transborda bactérias! Por sorte, muitos desses germes são exclusivos para a espécie canina, então não precisa se preocupar tanto assim com os beijos do seu pet. Dito isso, existem sim algumas bactérias em particular que podem ser evitadas, o melhor é garantir uma escovação regular.

4. Cachorros Sentem Ciúmes?

Cachorros Sentem Ciúmes
Cachorros Sentem Ciúmes

Qualquer um que tenha dois cães vão te dizer que sim, eles sentem ciúmes – e é verdade! Um estudo realizado em 2014 confirmou que s cachorros ficam irritados quando percebem que você está dando atenção e carinho para outro animal. O resultado desta pesquisa mostrou que os cães têm uma grande tendência a sentir ciúmes e tentar fazer com que seus donos se afastem do seu “rival”. Foi comprovado, também, que eles se sentem mais ameaçados com cães reais do que com objetos que estejam tirando a atenção de seus donos.

5. Por Que Seus Focinhos Estão Sempre Molhados?

Focinhos do Cachorro
Focinhos do Cachorro

Outra questão que é amplamente compartilhada, mas é uma concepção equivocada é que a humidade do nariz do seu cachorro é um sinal de boa saúde. Não é bem assim. Além de não ser um indicativo real, o que se sabe é que existem duas razões possíveis: ou eles lambem seus narizes muitas vezes por dia para deixá-los limpos ou seria uma questão de temperatura corporal. Os cães não liberam calor como nós, uma glândula especial localizada no seu focinho facilita a produção de um fluído que os ajuda a baixar a temperatura.

6. Pit Bulls São Naturalmente Perigosos?

Pit Bull
Pit Bull

Não. Assim como as pessoas, o comportamento dos cachorros precisa ser analisado um a um. Não é justo com a raça estigmatizá-los como cães hostis ou agressivos, não existe embasamento científico para a afirmação. Eles não são nada mais perigosos do que qualquer cão de porte grande. Esta fama começou a percorrer pela sociedade em 1980, quando existiam lugares ilegais que os colocavam para brigar, mas no início do século 20 os pit bulls foram considerados a raça preferida palas famílias americanas, por exemplo.

7. Cachorros Sentem Culpa?

Cachorros Sentem Culpa
Cachorros Sentem Culpa

É possível que seu pet seja um ótimo ator! Estudos mostram que os cachorros sempre aparentam se sentir culpados quando repreendidos, mas se eles não são repreendidos por determinada atitude eles não fazem nenhuma expressão facial ou corporal. Ou seja, a expressão parece ser mais uma maneira de apaziguar seus donos do que realmente entenderem que fizeram algo errado e se sentirem culpados por isso. Não se engane se seu pet fizer aquela carinha, ele pode só estar querendo sair do problema.

8. Abanar o Rabo é Sempre um Sinal de Felicidade?

Cachorro e Rabo
Cachorro e Rabo

O rabo do seu cachorro pode te dizer muito sobre como ele está se sentindo. Um abanar mais solto e devagar de um lado para outro significa que ele se sente relaxado e contente. Se esse abanar se transforma em uma ação mais rápida, quer dizer que ele está muito feliz ou dizendo oi para alguém que ele realmente ama. Agora, se seu rabo está para cima, pode ser um sinal de confiança ou de agressão iminente. Quando seu pet o posiciona entre suas pernas ou curvado para baixo, geralmente significa medo ou tentativa de submissão.

9. Um Cachorro Pode Ser Canhoto?

Cachorro Pode Ser Canhoto
Cachorro Pode Ser Canhoto

É engraçado pensa nisso, mas sim, ele pode ser canhoto! Assim como os seres humanos os cachorros possuem uma preferência por uma ou outra de suas patas. Existem chances iguais de serem destros ou canhotos e para descobrir qual das duas seu pet se sente mais confortável em utilizar, é preciso observá-lo com um pouco mais de atenção. Perceba com qual das patas ele usa para empurrar a porta, para chamar sua atenção ou até mesmo tentar pegar um brinquedo que foi parar debaixo do sofá. Geralmente a pata dominante é a que faz todas essas ações!

10. Por Que Eles Dão Voltinhas Antes de se Deitar?

Preparando para dormir
Preparando para dormir

Este comportamento vem de um ancestral selvagem do cachorro doméstico que não tinham acesso às camas confortáveis dos nossos pets. Andar em círculos fechados antes de se deitarem na grama alta, por exemplo, fazia com que a vegetação abaixasse e se transformasse em uma cama. Este movimento também assustaria insetos e sobras que poderiam estar escondidos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *