Home / Listas / 10 Motivos para Você Gostar de Esquilos

10 Motivos para Você Gostar de Esquilos

Somos acostumados a ver os esquilos como animais fofinho, mas será que eles são apenas isso? Separamos uma lista de motivos os quais vão te fazer apreciá-los ainda mais, olha só!

1. As Árvores São Seu Melhor Território

Esquilo na Árvore
Esquilo na Árvore

Eles são um dos poucos mamíferos que conseguem descer uma árvore de cabeça para baixo. Isso pode não impressionar tanto de primeira, mas o equilíbrio e a habilidade necessárias para este feito são muito raras no reio animal. A maioria dos animais não possuem anatomia adaptada o suficiente para subir verticalmente de cabeça para baixo. Só os esquilos possuem tornozelos que giram 180º e viram patas para agarrar o tronco também na descida da árvore.

2. São Excelentes Saltadores

Esquilo saltando
Esquilo saltando

Em um estudo realizado na Universidade Nacional de Cingapura, lugar onde os esquilos-bananeira são animais muito comuns, foram observados indivíduos que pulavam quase três metros de distância entre uma árvore e outra. Em outro estudo, considerando a espécie de esquilo terrestre oriental, um pesquisador observou uma distância de pulo de um pouco mais de dois metros, o que significa que o impulsionamento foi 10 vezes maior que o comprimento do seu corpo. Apesar deste já ser um número muito impressionante, o esquilo voador bate esse recorde por muito! Eles conseguem planar por 89 metros de distância.

3. Controle da Temperatura da Cauda

Esquilo cauda
Esquilo cauda

Os esquilos que andam pela Califórnia, nos Estados Unidos, têm uma maneira surpreendente de assustar as cascavéis nativas do estado. Eles balançam seu rabo para tentar convencer as cobras de que ele é um ótimo oponente. Quanto à temperatura, os esquilos conseguem controlar o fluxo sanguíneo de suas caudas para esfriá-las ou aquecê-las, e eles aproveitam isso na sua defesa. As cascavéis, especificamente, mesmo que não consigam enxergar todo o malabarismo realizado por eles, em 2017, os pesquisadores descobriram que elas podem sentir o calor emitido pela cauda.

4. Esquilos Ajudam os Cientistas

Esquilo
Esquilo

Como eles ajudam? Os pesquisadores se voltam à população dos esquilos nas árvores de um determinado lugar e isso auxilia a medir o quão bom está este ecossistema específico. Como os esquilos precisam das florestas para achar sementes, fazer ninhos e armazenar seus alimentos. A presença dessas criaturinhas é um ótimo indicador para a saúde de uma floresta madura. Este tipo de estudo pode ajudar os especialistas a determinarem o impacto ambiental da exploração de madeira e de incêndios florestais, por exemplo.

5. Eles Podem Te Enganar!

Esquilo e comida
Esquilo e comida

Sim, eles sabem como enganar. Quando eles acham que estão sendo observados por alguém que quer roubar seu estoque de comida, eles fingem cavar um buraco como se estivessem enterrando sua noz, mas eles colocam na boca o que estava lá e vão esconder em um outro lugar seguro.

6. Organize-se Como um Esquilo

Esquilo organização
Esquilo organização

É verdade, esquilos podem ser mais organizados que você! Um estudo realizado em 2017 descobriu que certas espécies de esquilo organizam seu estoque de nozes por tipo. Amêndoas, avelãs ou nozes normais, eles têm um tempo e um jeito e um lugar específico para esconder cada uma delas. Este método se chama “fragmentação espacial” e os ajudam a lembrar onde estão sua comida quando querem comê-las!

7. Eles São Organizados, Mas Muito Esquecidos

Esquilo esquecido
Esquilo esquecido

Os esquilos das árvores talvez sejam o animal mais importante quando se pensa em plantar florestas. Acabamos de ver que eles são animaizinhos muito metódicos para esconder e enterrar suas comidas, mas o que não falamos é que muitas vezes eles esquecem onde estão. Essa falta de memória contribui muito para espalhar sementes. Esquecê-las lá faz com que a floresta ganhe muitas árvores e ajuda, ainda, na variedade de espécies e frutos.

8. Esquilos Eram os Pets Mais Populares nos Estados Unidos

Esquilo de estimação
Esquilo de estimação

Tudo bem que atualmente muitos estados proibiram ou exigem permissões para manter os esquilos como animais de estimação, mas anos atrás tê-los como “pets” era extremamente comum, sendo os mais vendidos nos PetShops! Difícil de imaginar, não é? Só em 1920 a “febre dos esquilos” entrou em declínio, principalmente pela criação de leis de animais exóticos.

9. Eles Podem Te Ensinar Compaixão

Casal de esquilos
Casal de esquilos

No século 19, os americanos estavam testando maneiras de voltar um pouco de natureza para as cidades e pensaram em reintroduzir os esquilos nas praças e parques nos Estado Unidos. Os governantes julgavam esta uma ótima oportunidade para os moradores da cidade terem contato com a vida selvagem. Por incrível que pareça, não era só esse motivo que pautava essa decisão. Acreditava-se que observar e alimentar esquilos poderia afastar os meninos de sua “tendência à crueldade”, segundo Etienne Benson, historiador da época.

10. Esquilos Podem Ajudar Nas Pesquisas Sobre Derrame

Esquilos
Esquilos

Eles são animais que hibernam no inverno e a maneira com que o cérebro deles trabalha neste período pode ajudar os cientistas a desenvolver um novo produto farmacêutico que ajudaria a limitar os danos causados por derrame cerebral. Quando estão hibernando, a sua temperatura corporal cai drasticamente, podendo até ser o animal com menor temperatura entre qualquer mamífero da Terra. Durante essa hibernação super fria, seu cérebro passa por alterações celulares que ajudam a lidar com o fluxo sanguíneo. O que os pesquisadores tentam fazer é imitar este processo no cérebro humano, impedindo que as células morram quando o fluxo de sangue for interrompido durante o derrame.

Mais algumas curiosidades legais antes de terminar: são mais de 200 espécies diferentes de esquilos em todo o mundo! Uma das características mais marcantes são seus quatro dentinhos dianteiros que, inclusive, não param de crescer nunca. Outro fato interessante é que eles extremamente potentes, sendo um problema para os cabos de energia nos Estados Unidos. Um apagão provocado por eles causou uma interrupção famosa no mercado de ações NASDAQ, em 1987 e em 1994.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *