Home / Listas / 10 Motivos para Adotar um Cão

10 Motivos para Adotar um Cão

Quais são os benefícios de se adotar um cachorro? Inúmeros! De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, o Brasil é o segundo país do mundo em quantidade de animais de estimação. Esta pesquisa apontou a uma quantidade de 139,3 milhões de animais no total e desta contagem, os cães são 54,2 milhões. Para se ter uma ideia, o Brasil já tem mais cães e gatos do que crianças nas suas casas!

Separamos uma lista de benefícios relacionados à adoção de cachorros. Vamos descobrir?

1. “Linha de Produção”

Se você decide comprar seu cachorro em um PetShop ou em lojas que se dedicam exclusivamente à venda de filhotes, é bastante provável que você ajudará um mercado clandestino e bastante problemático de pessoas que fazem quase um sistema de produção de filhotes. Esses lugares mantêm cachorros adultos de diversas raças em situações terríveis de cuidado, onde são obrigados a procriar rápido e suprir a demanda de compra. Adotando filhotes ou cachorros adultos que foram resgatados, você ajuda a diminuir a demanda desses lugares clandestinos e, por consequência, muitos outros animais!

2. Cachorros Adotados Precisam de um Líder

Em 2016 um estudo realizado pela Revista de Comportamento Veterinário: Aplicações Clínicas e Pesquisa analisou problemas de cães que foram comprados em PetShop vs cães de abrigo. Esta pesquisa demonstrou que animais adotados e/ou resgatados tendem a ser mais sociáveis e interagir melhor com seres humanos, quando comparados aos cães de estimação. Por mais que geralmente estes pets de abrigos tenham tido uma relação limitada com seres humanos, a tendência é que eles sejam mais treináveis e propícios a querem carinho e atenção dos seus novos donos.

Adotar um Cão
Adotar um Cão

3. Você Pode Encontrar Qualquer Raça

Você está procurando por uma raça específica? Existem maneiras, físicas e online, de se conseguir encontrar lugares que resgatam e catalogam esses cães, podendo servir de base de dados para achar exatamente o que se procura. Além disso, é possível que você encontre abrigos sérios e dedicados à causa os quais até disponibilizam aos que adotam seus animais, recursos sobre o novo membro da família como, por exemplo, aulas sobre a melhor forma de cuidar e ensinar seu novo pet.

4. Pular a Fase de Filhote

Sim, os filhotinhos são adoráveis! Não temos dúvida. Mas, ao mesmo tempo, são cheios de energia, precisam de dedicação e tempo para serem treinados, necessitam de carinho, atenção e paciência redobradas. Esta situação pode ser difícil de ser integrada em uma rotina agitada sendo um empecilho para conseguir seu pet. Adotar um cachorro mais velho, já na fase adulta, te possibilita pular esta fase de filhote. Muitas vezes, os próprios abrigos oferecem esse tipo de adoção com cachorros já treinados ou adestrados. Esta tática pode salvar seus tênis, chinelos, tapetes e móveis!

5. Conhecer o Temperamento

Estudos já comprovaram há muito tempo que cães de idade adulta já tem uma personalidade consistente e de fácil percepção. Os filhotes, por outro lado, podem mudar bastante seus traços de comportamento, principalmente quando se trada de capacidade de resposta ao treinamento, medo e sociabilidade. Isso significa que quando você conhece seu futuro pet, você já saberá qual é o tipo de comportamento, se ele é agitado, teimoso, calmo ou sociável, podendo saber com mais certeza se ele se adaptará na sua rotina e preferências.

6. O Match Perfeito

Falando em conhecer a personalidade e os gostos do seu cão, existem mecanismos e programas que possibilitam encontrar a combinação perfeita. Cachorros adultos geralmente possuem uma personalidade mais fixa, proporcionando uma vasta gama de informações a serem catalogadas e classificadas pelos abrigos e programas de adoção. O que nos volta ao item 5 da lista, motivando possíveis donos a encontrarem o melhor pet para a sua personalidade.

7. Cachorros e Nossa Saúde

Uma pesquisa realizada pelo México revelou que a saúde de pessoas que têm um cão em comparação com as que não são cuidadores de um, tende a ser muito melhor: “Ao fazermos um paralelo direto entre pessoas que não possuem nenhum animal de estimação, especialmente cachorros, com as que não possuem nenhum pet em casa, os resultados foram significativamente diferentes. Em geral, os donos de pet sofrem menos de sintomas psicossomáticos, estresse e vitalidade, ausência de dor corporal e um bom funcionamento social.

Adotar um Cão
Adotar um Cão

8. A Adoção de um Cão Pode Limitar a Disseminação de Doenças

Cachorros abandonados também podem ter efeitos desastrosos na vida de animais selvagens. Por exemplo, uma raça canina chamada furacão-de-patas-negras, foi quase levada à extinção pela cinomose canina. Ao manter os cães fora do seu ambiente selvagem e com todas as vacinas atualizadas, este contato e compartilhamento de doenças que podem ser nocivas à outras espécies de cão é diminuído drasticamente.

9. Sociabilidade

De acordo com estudos realizados em 2013, donos de cachorros que precisam passear regularmente se sentem parte da comunidade em que vivem. É mais comum que outras pessoas o abordem, que amizades aconteçam e seu contato com vizinhos seja mais frequente e com mais possibilidades de assunto em comum.

10. Salvando Vidas

Ao adotar um cão, primeiro você libera o espaço que ele ocupava no abrigo, possibilitando que outros animais sejam ajudados e resgatados. Segundo que ajudando os locais de acolhimento do seu bairro você auxilia na missão dessas pessoas, compartilha suas ações e acaba colaborando para a rede de assistência a cachorros e demais animais de rua.

Depois de todas essas razões e informações para te ajudar a decidir se adota ou compra um pet, vale a pena ressaltar algumas coisas: qualquer tipo de animal de estimação é uma grande (e longa) responsabilidade. Estudos realizados apontaram que mais de 20% das pessoas que deixam seus pets em abrigos adotaram eles também em abrigos. Além desta estatística, a pesquisa também revela que o motivo dessas “desistências” é que as pessoas nem sempre tem noção da responsabilidade e do tempo que será doado para os cuidados. Então sempre tenha em mente as suas possibilidades para que antes da adoção, você esteja certo do que fará!

FONTES

https://exame.com/brasil/brasil-podera-ter-marco-regulatorio-dos-animais-de-estimacao/

https://www.mentalfloss.com/article/506531/25-benefits-adopting-rescue-dog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.