Home / Listas / 10 Fatos Sobre o Crocodilo 

10 Fatos Sobre o Crocodilo 

Muito confundido com o jacaré, o crocodilo é um réptil e apresenta, sim, diferenças com do seu parente da mesma família. Quer saber quais? Continue lendo. 

  1. Sobre os crocodilos

Como dito, ele faz parte do grupo dos répteis e todo o seu corpo foi projetado para fazer dela um excelente caçador. Para começar, o animal consegue ser bem veloz em curtas distâncias, o que com certeza ajuda nessa tarefa. Além do mais, exibe dentes super afiados.

E falando em boca, o indivíduo detém uma das mordidas mais potentes do reino animal, no mundo todo. Mas tem um fato bem contraditório nesse característica. Os músculos que fazem sua mandíbula abrir não são tão resistentes e por causa disso, uma pessoa relativamente forte conseguiria segurar a região fechada com as mãos. Obviamente que a gente não vai querer testar isso na prática, não é mesmo. Se estão falando, eu acredito. 

Assim como seus parentes, têm sangue frio. É por isso que em regiões com essa criatura, você pode vê-lo em cima de algum tronco ou algo do tipo, tomando sol. Faz isso para se esquentar. Quando já é o bastante, ele corre para a sombra, para se esfriar. Isso ocorre porque todo o controle da sua temperatura é feita de forma manual, e não automaticamente como acontece com os mamíferos, por exemplo. E o calor que ele libera não sai pela boca, mas, sim, pelas glândulas sudoríparas. 

E sabia que ele pode sobreviver a longos períodos sem comida? Isso é comum entre os seres que comem em bastante quantidade. Falando nisso, sua dieta é composta de peixes, pássaros e alguns outros animais.
A maioria deles vivem em rios e lagos de água doce, mas algumas espécies preferem regiões salgadas. Estes, normalmente, são os maiores. Além de grandes também são pesados. Certas criaturas podem alcançar 1200 quilos. 

Crocodilo 
Crocodilo
  1. As diferenças entre crocodilo e jacaré 

Crocodilo e jacaré fazem parte da mesmo ordem, a Crocodylia. E aparentemente eles se parecem mesmo, mas existem algumas características físicas que você pode observar para saber se se trata de um ou de outro.
O crocodilo detém a cabeça mais larga e em forma de V, já do seu primo tem um formato de U. Outro traço que os diferencia é que quando este está com a boca fechada, seus dentes ficam para fora.
Este indivíduo vive melhor na água do mar. Ele também é mais agressivo que o jacaré.
Se diferenciam igualmente pela cor, este normalmente é mais claro, enquanto o jacaré é mais escuro. Por fim, o crocodilo pode ser visto em todo mundo, enquanto seu parente se encontra apenas na China e nos Estados Unidos. 

  1. Nadando com os crocodilos

Em 2018, um padre teve a brilhante ideia de fazer um batismo de 80 pessoas no lago Abaya, na Etiópia. Até aí, nada de mais. Acontece que a região é repleta de crocodilo, e crocodilo faminto, pois os peixes estão sumindo dessa nascente. Quando chegou no segundo batismo do dia, um animal praticamente voou em cima dos dois. O batizado conseguiu fugir, porém, Docho Eshete, o pastor, não teve a mesma sorte. Ainda para ajudar, a água era turva, ou seja, eles sequer viram o indivíduo se aproximar.  

Crocodilo 
Crocodilo
  1. Hidratando borboletas 

Eis que os fotógrafos estão tranquilamente fotografando alguns crocodilos, entre 2012 e 2013 e percebem uma coisa bem interessante. Borboletas pousando no animal para beber suas lágrimas. Peculiar!
Os cientistas não sabem dizer ao certo porque isso acontece, mas acredita-se que isso ocorre pois o sódio presente no líquido beneficia o inseto. O mesmo comportamento pode ser visto entre abelhas e tartarugas. 

  1. Escalando árvores

Se de repente você se vê numa situação onde precisa escapar de um crocodilo e acha que vai resolver isso escalando uma árvore, preciso te dar uma notícia triste. Pois é, o bicho consegue subir neste local. Pode parecer estranho, mas é mais comum do que imaginamos. Até agora, quatro espécies que apresentam esse comportamento foram identificadas. Isso é uma luta injusta.  

Crocodilo 
Crocodilo
  1. Guarda 

Em 2015, a Indonésia passou por uma crise no sistema presidiário. Muitos guardas estavam sendo subordinados pelos pesos e ainda acabavam condenados por pequenos delitos envolvendo drogas.
Irritado com a situação, uma chefe do departamento de antidrogas bolou uma ideia um tanto quanto bizarra, mas talvez efetiva: levar os prisioneiros condenados à morte para uma ilha e infesta-la com crocodilos. No local, ficaria apenas o animal e os bandidos. A ideia ainda está em estudo. Não deixa de ser uma boa solução, estranha, mas boa. 

  1. Albino 

Na Austrália foi encontrado um bicho albino. Porém, ele foi morto em 2014, após assassinar um pescador. Ao analisar o corpo, além de perceberem a coloração diferente, os pesquisadores descobriram que ele era um sobrevivente, pois tinha várias cicatrizes e partes do torso faltando. 

  1. Assassino? 

Um indivíduo que vivia em uma fazenda em Queensland, MJ, morreu após brigar com outro animal em 2019. Foi feito a autópsia do corpo do bicho e nisso descobriram uma placa ortopédica e seis pinos de aço. Acredita-se que este seria de uma outra criatura ou mais provavelmente de um ser humano. Crê-se que o ataque ocorreu quando MJ ainda vivia na natureza. 

Crocodilo 
Crocodilo
  1. Macarrão de piscina 

Fotos de animais nas situações mais adversas é normal, mas aposto que a imagem de um crocodilo nadando com um macarrão de piscina é a primeira vez.
Em 2018, um jovem estava observando um canal próxima a sua casa e reparou que um macarrão de piscina estava se movimentando na água. Até aí, tudo bem. A surpresa veio quando ele percebeu que o objetivo estava sendo empurrado não por uma pessoa, mas por um crocodilo. Ele tirou uma foto e postou no seu Instagram.  

  1. Recheio de mini crocodilos 

Existe um ser desses mumificado em um museu da Holanda. A criatura está lá desde 1828. Com três metros de comprimento, ele sempre chamou atenção. Nos final dos anos 90, pesquisadores descobriram se tratar não de um, mais de dois indivíduos. Mas não foram além para explicar melhor a situação. Em 2016, uma equipe foi mais a fundo e descobriu que o ser na verdade estava “recheado” com 47 crocodilos bebês. Acredita-se que isso foi feito pelos antigos egípcios, como uma homenagem ao deus Sobek. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *