Home / Listas / 10 Fatos Interessantes que Você Não Sabia Sobre as Zebras

10 Fatos Interessantes que Você Não Sabia Sobre as Zebras

As zebras são mais do que apenas membros listrados da família dos cavalos. Alguns são alpinistas acidentados, outros têm manchas em vez de listras e alguns latem como cães. Continue lendo para descobrir esses e outros fatos bizarros sobre zebras.

 1. As Listras da Zebra é um Código de Barras Gigante

Listras da Zebra
Listras da Zebra

Toda zebra tem um padrão único de listras. E os cientistas podem usar os padrões como códigos de barras para identificar indivíduos em um rebanho e acompanhá-los ao longo do tempo. Atualmente, um software especial pode digitalizar imagens de zebras e identificar indivíduos “lendo” suas faixas como códigos de barras. Pode até compensar mudanças na postura e no peso, incluindo a gravidez.

2. Os Padrões Podem Servir Como Repelente ou Até Mesmo um Ar Condicionado Natural

Zebra
Zebra

Por décadas e décadas, os cientistas se perguntam por que as zebras têm listras. Uma teoria sustentava que as listras confundiam predadores, dificultando, por exemplo, um leão a escolher uma zebra individual de um rebanho carimbado.

Ultimamente, teorias mais intrigantes surgiram. Alguns cientistas pensam que as listras mantêm as zebras mais frias. As faixas escuras absorvem mais luz solar do que as claras, e isso agita redemoinhos de vento que removem o calor. Outros pesquisadores descobriram que as moscas cortantes evitam padrões listrados. E as duas teorias podem estar ligadas: as moscas picadoras preferem temperaturas quentes; portanto, é menos provável que elas mordam uma zebra mais fria.

3. Não Existem Apenas Padrões Preto e Branco

Zebra marrom
Zebra marrom

A gente pensa que só existe uma espécie de zebra e que todas elas têm o mesmo padrão de cores. Mas a realidade é que são três espécies de zebra e muitas subespécies. Eles vêm em diferentes tamanhos, formas do corpo, padrões de listras e, até certo ponto, até cores. As listras brancas podem beirar o creme e as listras escuras podem ser pretas ou marrons. Algumas subespécies têm listras claras e ligeiramente escuras entre as escuras maiores. Além disso, por incrível que pareça, existem todos os tipos de mutações e variações. Uma das subespécies tem manchas e algumas são tão pálidas que são quase inteiramente brancas!

4. Zebras de Planícies São Pequenas e Numerosas

Zebras de Planícies
Zebras de Planícies

Essa espécie é a menor de todas. Elas também são as mais abundantes – na verdade, elas são os mais numerosos de todos os membros selvagens da família dos cavalos e percorrem grande parte do sudeste da África. As zebras das planícies existem em todos os tipos de subespécies, e há muita variação de pelagem entre elas. Por exemplo, à medida que você viaja mais ao sul pelo continente africano, as zebras das planícies terão menos listras nas pernas. Ninguém sabe ao certo o porquê, mas isso pode ter algo a ver com a temperatura ou as populações dessas moscas que picam.

5. As Zebras Não São Fáceis de Engatar um Romance

Casal de Zebras
Casal de Zebras

As zebras das montanhas e das planícies vivem em pequenos grupos constituídos por um macho dominante e inúmeras fêmeas. Você pode perceber que essa proporção é um pouco distorcida. Para onde vão os machos “extras”? Aqueles que não garantiram um rebanho se reunirão para formar bandos inteiros, mas de solteiros. Alguns desses solteiros podem tentar assumir um rebanho pré-existente, mas não é uma tarefa fácil. Primeiro, um solteiro deve derrotar o macho principal. Então, depois dessa tarefa árdua, eles precisam esperar que as fêmeas, por conta própria, se concheguem nele e queiram adotá-lo como macho alfa – o que pode levar até três anos.

6. Nunca Monte em uma Zebra

Zebra brava
Zebra brava

Não, sério: nunca mesmo! Os seres humanos domesticaram cavalos há milhares de anos, modificando sua aparência e comportamento e os transformando em companheiros amados e compatíveis. Mas as zebras nunca foram domesticadas. É como a diferença entre um poodle e um lobo. Existem várias razões pelas quais os humanos domesticaram cavalos em vez de zebras, incluindo o reflexo de esquiva de uma zebra.

7. As Zebras das Montanhas São Ásperas!

Zebras das Montanhas
Zebras das Montanhas

Uma das três espécies de zebra, a zebra da montanha, vive principalmente em locais montanhosos e rochosos na África do Sul e nas proximidades da Namíbia. Elas, diferente das outras espécies, possui cascos especialmente duros e afiados que ajudam a subir e manter o equilíbrio em terrenos acidentados. E embora esse bicho áspero não consiga cultivar uma barba de homem da montanha, ele tem uma aba de pescoço um pouco estranha e proeminente chamada barbela.

8. As Zebras de Grevy São As Maiores

Zebras de Grevy
Zebras de Grevy

Encontradas no Quênia e na Etiópia, as zebras de Grevy têm uma aparencia mais parecida com um burro, com enormes orelhas redondas. Eles são os maiores membros selvagens da família dos cavalos e podem pesar até 500kgs. Sim, isso mesmo que você leu! Os cavalos domésticos ficam muito maiores, mas é porque passamos milhares de anos criando-os em todos os tipos de formas e tamanhos.

Essas zebras são nomeadas em homenagem a um presidente da França. Em 1882, o imperador da Abissínia (hoje Etiópia) Menelik II apresentou um como presente ao presidente francês Jules Grévy. Desde então, eles são nomeados em homenagem a Grévy.

9. Os Barulhos Feitos por Elas

Zebra
Zebra

As zebras produzem todos os tipos de sons estranhos. As das montanhas relincham como um cavalo, as zebras de Grevy soam como um burro e as zebras das planícies latem como cães. Machos alfas alarmados podem chiar ou bufar, e zebras felizes podem empurrar o ar entre os lábios quando comem. É uma variação muito específica, não é?

10. A Reprodução

Filhote de zebra
Filhote de zebra

As zebras podem se reproduzir com outros membros da família dos cavalos! Os filhotes têm uma variedade incrível de padrões semi-listrados e geralmente são estéreis (o que significa que eles não podem ter filhotes). Os cavalos, na verdade, são descendentes de machos e fêmeas de zebra. Zedonks são produtos da mistura entre zebras macho e éguas de burros, por exemplo. Os Zonies vêm da mistura entre zebras e pôneis. E há muito mais possibilidades impressionantes de combinações. Me fez lembrar dos tigres que conseguem se reproduzir com outros felinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *