Home / Listas / 10 Fatos Impressionantes (E Aterrorizantes) Sobre Jacarés

10 Fatos Impressionantes (E Aterrorizantes) Sobre Jacarés

Só de olhar para um jacaré já conseguimos imaginar o quanto esses animais são perigosos, fortes e majestosos. Como se não bastasse sua aparência, os cientistas têm feito descobertas sobre eles que nos chocam ainda mais e só contribui para a sua reputação. Está preparado?

1. Jacarés Comem Muito!

Eles são capazes de comer até um quarto do seu peso corporal em só uma refeição. É muita coisa! A sua anatomia faz com que isso seja possível. Os jacarés têm uma segunda veia aorta no coração, isso os torna capazes de desviar o sangue dos pulmões para o estômago, estimulando a produção de ácidos estomacais fortes o suficiente para digerir suas refeições com rapidez. Fazendo uma relação com o nosso peso corporal, seria como se uma pessoa de 80kg almoçasse um prato de comida com 20kg de carne!

2. Os Jacarés Podem Comer Outros Jacarés Mais Novos

Seu habitat natural é extremamente competitivo e quando outros jacarés menores e mais novos estão por perto podem significar uma ameaça a ser eliminada. Um estudo de 2011 feito nos Estados Unidos, estimou que um jacaré adulto pode comer, todo os anos, de 6 a 7% da população juvenil do ambiente em que ele está.

Jacarés
Jacarés

3. Sua Mordida é Poderosa

Foi descoberto em 2004, colocando à prova jacarés de cativeiro, que a sua mordida é a mais forte e cravada de todos os animais vivos do planeta! Acredite, uma mordida de um jacaré adulto é o equivalente a um peso de incríveis 1.678 kg de pressão. Há 85 milhões de anos, os crocodilos mordiam 2 vezes mais forte que o próprio T-Rex!

4. O Sangue do Jacaré é Antibiótico

Já percebemos que eles são animais fortes, mas não apenas por causa da sua estrutura óssea que é quase uma armadura. O soro do sangue do jacaré americano é surpreendentemente eficaz no combate a bactérias e vírus. Essa proteção os ajuda a evitar grande parte das infecções que teriam caso se machucassem nos pântanos sujos onde vivem nos Estado Unidos.

5. Eles São Quase Monogâmicos

Uma década inteira de pesquisa e estudo sobre os jacarés de Louisiana descobriu que as fêmeas acasalam com os mesmos pares múltiplas vezes. Um caso em particular escolheu o mesmo parceiro nas épocas de acasalamento de 1997, 2002 e em 2005. Mesmo que elas variem os machos em ocasiões diferentes, muitas fêmeas demonstram uma fidelidade a longo prazo com machos específicos.

Jacarés
Jacarés

6. Eles Sobem em Árvores!

Que os jacarés têm pernas pequenas todos nós sabemos, mas o que a gente não sabe é que, mesmo assim, eles conseguem subir em árvores! Jacarés americanos, assim como seus parentes próximos, os crocodilos, possuem habilidades surpreendentes quando se trata de escalada. Contanto que haja uma inclinação propícia para isso, eles podem subir nas árvores para tentar garantir um lugar privilegiado de caça. Quem diria?

7. Os Barulhos do Jacaré

Jacarés não possuem cordas vocais, mas, mesmo assim, conseguem emitir sons. E mais, dentre os repteis ele é considerado o mais vocal. No processo de inspirar e expirar o ar dos seus pulmões, essas criaturas impressionantes conseguem emitir ruídos diferentes para, por exemplo, defender seu território, chamar sua companheira/companheiro ou até lutar contra concorrentes com berros que são aterrorizantes.

8. São Muito Inteligentes

Além de todas as suas habilidades corporais, os jacarés são muitas vezes referenciados como répteis inovadores. Os cientistas têm observado espécies americanas e indianas, percebendo um comportamento bastante inteligente quando se trata de presas voadoras. Eles as atraem usando gravetos e galhos em seus focinhos e quando os pássaros ou aves maiores se aproximam e pousam na armadilha, lá está o jacaré para abocanhá-las. Este artifício os permite continuar debaixo da água, completamente submersos, até chegar a hora certa de atacar.

Jacarés
Jacarés

9. Jacarés Adoram Frutas

Eles não são animais completamente carnívoros! Os jacarés incluem frequentemente frutas na sua dieta, isso quando eles conseguem efetivamente pegá-las, claro. O pesquisador Keegan Melstrom, do Museu de História Natural de Utah, nos EUA, divulgou recentemente que crocodilos e jacarés já foram animais pacíficos e vegetarianos! Eles existem a mais de 200 milhões de anos e analisando a evolução e modificação dos seus dentes, foi possível determinar que seis espécies deles tinham este tipo de dieta.

10. O Estômago de um Jacaré Pode Dissolver Ossos

Talvez a parte interna de um jacaré seja ainda mais hostil e perigosa que o seu exterior. Pois é! Os ácidos encontrados no seu sistema digestivo, mais especificamente no seu estômago, possuem um pH menos que 2. O que isso quer dizer? Quando sua caça é uma presa de corpo mole, seu estomago consegue digeri-la em dois ou três dias. O mais impressionante nesta informação é que engolindo presas inteiras, com ossos, partes duras, cartilagens e afins, o sistema digestivo do jacaré pode dissolver todo o alimento em 13 dias. Claro que no caso de alimentos maiores, esse tempo varia para 50 ou 100 dias, mas não deixa de ser incrível o fato de que seu estomago dissolve sozinho carcaças inteiras de animais.

Os jacarés são criaturas resilientes, inteligentes e extremamente capazes de sobreviver em muitos tipos de ambientes. Descobrimos juntos que eles estão na terra há mais de 200 milhões de anos! Convivendo com dinossauros, parentes distantes dos humanos e quase todos os animais que já passaram pelo planeta. Acompanhe o Portal dos Animais para estar sempre por dentro de novidades e curiosidades sobre seus animais preferidos!

 

FONTES:

https://www.mentalfloss.com/article/56093/11-terrifying-and-amazing-facts-about-alligators

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/crocodilos-tem-mordida-mais-forte-do-reino-animal-dizem-cientistas.html

https://vegazeta.com.br/crocodilos-e-jacares-ja-foram-vegetarianos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *