Home / Listas / 10 Fatos Curiosos Sobre Elefantes

10 Fatos Curiosos Sobre Elefantes

Os elefantes, que são conhecidos por formarem laços familiares e por sua inteligência, têm fascinado seres humanos em todo o mundo por séculos. Eles são os maiores mamíferos terrestres e um macho africano pode chegar a medir mais de 3 metros de altura e pesar 6.6 toneladas! Contudo, a caça ilegal mata, aproximadamente, 100 elefantes africanos diariamente. Fazendo com que grupos de conservadores da vida selvagem trabalham incessantemente para salvá-los da eminente extinção. Este é o cenário atual desses mamíferos adoráveis e muito importantes para o ecossistema terrestre. Vamos descobrir mais sobre eles? Separamos alguns fatos muito curiosos sobre eles!

1. A Tromba do Bebê Elefante

Tromba do Bebê Elefante
Tromba do Bebê Elefante

Quando o bebê elefante que se sentir confortável ele, instintivamente, começa a chupar sua tromba. Assim como o bebê humano chupa seu dedo na falta de uma chupeta para se reconfortar, os elefantes usam do mesmo artifício. Esta ação ajuda o elefantinho a aprender como se deve usar a sua tromba (que possui entre 40 e 50 mil músculos!).  O mais curioso nesta história, é que elefantes adultos também podem repetir este comportamento quando se sentem ansiosos.

2. Ao Contrário do que se Acredita, Elefantes Não tem Medo de Ratos

Elefante e rato
Elefante e rato

Os desenhos animados ajudam a divulgar a ideia engraçada de um elefante gigante com medo de um pequeno ratinho. Zootecnistas e treinadores de elefantes realizaram experimentos para testar este medo dos elefantes e o resultado não foi igual ao dos desenhos animados. O que acontece de fato é que o medo real dos elefantes, que não têm uma boa visão, é de movimentos repentinos de baixo deles.

3. Alguns Elefantes Foram Acusados de Assassinato

Elefante
Elefante

Apesar dos elefantes serem tipicamente vistos como gigantes amigáveis, eles podem ser capazes sim de atacar e matar seres humanos. Elefantes machos sofrem mudanças hormonais que alteram o seu comportamento temporariamente com uma tonelada de testosterona, resultando em agressividade. Mas até fêmeas podem matar! Em 1916, uma cidade americana responsabilizou uma elefanta chamada Big Mary por assassinato de primeiro grau. Isso mesmo, ela se revoltou e atacou seu dono, provavelmente depois dele ter a golpeado com um gancho de treinamento. Infelizmente, ela foi condenada à morte.

4. Elefantes Ficam de Luto

Elefante triste
Elefante triste

Mesmo sendo impossível sabermos exatamente como elefantes se sentem e processam sentimentalmente a morte, eles demonstram muitos sinais de experimentação de luto quando algum membro da sua família morre. Quando os elefantes se deparam com a morte de um familiar morto, eles emitem sons específicos para a ocasião, usam suas trombas para abraçá-los e até permanecem em volta do corpo por horas! Em alguns casos, membros das famílias tentam “enterrar” os mortos cobrindo-o com folhas e terra.

5. Elefantes Treinados Combatem Fogo na Indonésia

Elefantes Treinados Combatem Fogo na Indonésia
Elefantes Treinados Combatem Fogo na Indonésia

Claro que você provavelmente não vai ver um elefante dirigindo um caro de bombeiros, mas que eles são uma ajuda vital para o combate de incêndio na Indonésia é inegável. Em 2015, o país passou por uma onda grande de incêndios durante alguns meses. Isso fez com que as autoridades tivessem a ideia de treinar 23 elefantes de um centro de conservação para auxiliar no trabalho dos bombeiros locais. Carregando bombas de água e mangueiras, eles ajudaram a patrulhar a cidade e garantir que nenhum outro lugar pegasse fogo.

6. Zambia e Seus Passeios

Mfuwe Lodge
Mfuwe Lodge

Existe um hotel na Zâmbia, país do continente africano, chamado Mfuwe Lodge. Este hotel oferece uma visão incomum de animais antes mesmo de você entrar no lobby. Todos os anos, em outubro e dezembro, famílias de elefantes caminham pela área da recepção do estabelecimento para comer manga selvagem de uma árvore no pátio do hotel. O que é mais impressionante na situação é a indiferença dos elefantes com o ambiente do saguão do hotel, andando tranquilamente pela área todos os anos.

7. Os Elefantes Estrelaram o Primeiro Vídeo do Youtube

Em 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um dos fundadores do YouTube, fez história na internet ao compartilhar o primeiro vídeo do site que seria mundialmente famoso. Karim postou uma cena de 18 segundos em frente a elefantes em um zoológico. No ano passado, o vídeo, por ser o primeiro a ser postado na plataforma, atingiu a marca de 74 milhões de visualizações!

8. Eles Adoram Petiscar Árvores de Natal

Elefantes e Árvores de Natal
Elefantes e Árvores de Natal

Os tratadores de elefante do Tierpark Berlin, um zoológico localizado na Alemanha, dão aos seus animais as árvores de natal que não foram vendidas no início de janeiro. Elas são certificadas como livres de pesticidas e os elefantes parecem adorar seus lanchinhos fora de época. E não é apenas em Berlim que eles se alimentam das “sobras” natalinas. Outro exemplo que é famoso por adotar esta tática é o zoológico de Praga, na República Tcheca.

9. Elefantes Bocejam

Elefante de Boca Aberta
Elefante de Boca Aberta

Embora cientistas sempre tivessem especulado que elefantes bocejavam de sono, estudos feitos pra Universidade da Califórnia capturaram o primeiro vídeo de um bocejo efetivo dessas criaturas gigantes. Se você gosta de ver animais sonolentos, se espreguiçando e bocejando a gente recomenda que você assista essa fofura!

10. As Espécies

Elefante Asiático e Africano
Elefante Asiático e Africano

Na verdade, apenas duas espécies de elefantes sobraram na Terra, o asiático e o africano. O restante dos mamíferos gigantes como eles ficaram na pré-história. Entre os elefantes africanos, todos possuem as presas que conhecemos, já os asiáticos só os machos têm os dentes superiores à mostra. A domesticação só pode acontecer com a espécie originária da Ásia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *