Home / Listas / 10 Curiosidades Sobre Morcegos

10 Curiosidades Sobre Morcegos

Você sabia que uma a cada cinco espécies de mamíferos são morcegos? Este número por si só já é impressionante. Histórias como as dos morcegos vampiros que realmente se alimentam de sangue são as mais famosas, ganhando espaço nos filmes e desenhos infantis. Mas existem algumas espécies que não são tão conhecidas, mas não deixam de ser interessantes. Alguns usam um sonar interno para caçar peixes, outros correm pelo chão como ratos e tem até os que grudam nas paredes com ventosas naturais! Preparados para mais características bizarras de morcegos pelo mundo?

1. Alguns Morcegos Constroem Tendas

Construir abrigos não é uma tarefa muito fácil, não é? Mas algumas espécies de morcegos parecem que vêm com um manual de instruções. Eles roem as veias das folhas grandes existentes nas florestas tropicais e isso faz com que elas se tornem curvas e se transformem em ótimas barracas protetoras da chuva e dos possíveis predadores. O Morcego-branco-hondurenho é um dos que possuem essa habilidade nata, muitos deles agrupados debaixo dessas “barracas” parecem uma pilha de marshmallows!

2. Morcegos Conseguem Pescar

Muitos morcegos caçam insetos à noite. Por não conseguirem enxergar muito bem, a evolução da espécie fez com que eles adquirissem uma espécie de sonar chamado ecolocalização. E como isso funciona? Eles fazem barulhos que ao entrarem em contato com qualquer objeto ou animal, produzem um eco de volta que dá pistas sobre o que está por perto. O Morcego-bulldog utiliza esta habilidade para pescar! Ele voa sobre a água e quando sente as ondulações causadas pelos peixes, desliza na superfície com suas patas e pega sua refeição nutritiva.

3. Morcegos Cantam

Poucas pessoas sabem, mas muitas espécies de morcegos cortejam suas companheiras com sons e músicas tão complexos quanto os cantos dos passarinhos. O Morcego brasileiro sem rabo, por exemplo, precisa seguir regras e padrões muito bem definidos para este ritual, mas como um bom musicista, ele também adiciona um certo estilo próprio nas canções. Esta pitada de personalidade nos padrões sonoros os tornam criaturas únicas, até mesmo entre as outras espécies de morcego. Esse comportamento é passado de pai para filho, filhotes de morcegos prestam atenção na cantoria dos seus pais e mais tarde criam suas próprias músicas de cortejo.

Morcegos
Morcegos

4. Alguns deles São Enormes!

Espécies de morcego que comem frutas tem uma envergadura de asa que pode alcançar mais de um metro e meio de comprimento. Um dos maiores deles é encontrado nas ilhas da Filipinas, o Morcego-dourado-filipino. Esse morcego chega a pesar aproximadamente 2,5kg e se alimenta exclusivamente de frutas como figo, por exemplo. Mas, infelizmente, a derrubada das florestas e a caça têm colocado o Morcego-dourado-filipino em sérios problemas.

5. Agentes Polinizadores

As abelhas são famosas pela sua ação polinizadora de colheitas, frutos e frutas por todo o planeta. Ajudam ativamente na plantação de maças, abóboras e macadâmia, para citar algumas. Mas morcegos também são animais que ajudam (e muito) neste processo. Os Cactos do sudoeste dos Estados Unidos que florescem à noite só para atrair os morcegos polinizadores, as bananas selvagens também são outro exemplo de dependência direta das ações dos morcegos.

6. Quase Uma Ventosa

Quando pensamos em fixar alguma coisa em uma superfície vertical lisa como a janela de carro ou uma parede escorregadia do chuveiro, por exemplo, nós usamos a ventosa. Uma espécie de morcego usa elas também! Eles têm uma protuberância especial nos tornozelos e pulsos que os ajudam a grudar com muita facilidade em folhas tropicas, o que permite que eles escolham os lugares mais altos e seguros nas árvores da floresta. Às vezes são eles próprios que criam o aspecto úmido nas folhas, expelindo um líquido que molham a superfície e potencializam a aderência.

7. Morcegos Conseguem Caçar Escorpiões

Os morcegos que possuem o deserto como seu habitat natural incluíram os perigosos escorpiões na sua alimentação diária. Mesmo escorpiões sendo animais altamente venenosos e hostis, os morcegos não ligam nem se durante as tentativas de pegá-los eles levem uma picada ou outra no rosto. Esse tipo de morcego pertence ao território africano e também pode ser encontrado no Oriente Médio e na Ásia. Qual tática eles utilizam? Nenhuma! Esses morcegos simplesmente os levam até seu ninho e o engolem inteiro – até a cauda com ferrão.

Morcegos
Morcegos

8. O Tamanho da Sua Língua

Alguns morcegos possuem uma língua que é uma vez e meia maior que seu próprio corpo. Essas espécies específicas usam essa língua enorme para conseguir alcançar o néctar e o pólen que ficam no final das plantas de tubo longo. A curiosidade não para por aqui, quando a língua não está em uso, ela fica armazenada no peito do morcego, próximo ao seu coração!

9. Animais Rastejantes

Uma espécie que é oriunda da Nova Zelândia, país pertencente à Oceania, é famosa por, literalmente, rastejar pelo chão das cidades e campos quando está com fome. Ele dobra suas asas com força e as usa como pernas dianteiras. Muitos comparam seu “andar” como o de um rato, que atravessa o chão da floresta em busca de comida. Talvez esse seja o morcego que possui a dieta mais diversificada entre sua grande arvore familiar. Eles comem néctar, pólen, frutas silvestres, insetos e muitas outras coisas.

10. Uma das Espécies Pesa Menos que uma Moeda

O Morcego-nariz-de-porco é a menor espécie de morcegos do mundo. Na verdade, pode-se dizer que ele concorre, inclusive, para ser o menor mamífero também. Ele mede impressionantes 33 milímetros! Além do seu minúsculo tamanho ele é único: seus ancestrais se separaram de outros morcegos há mais de 40 milhões de anos. O morcego-nariz-de-porco é nativo da Tailândia e, infelizmente, está na lista de animais vulneráveis à extinção, já que a destruição dos seus habitats naturais está avançando mais a cada ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.