Home / Listas / 10 Curiosidades Sobre Filhotes de Cachorro

10 Curiosidades Sobre Filhotes de Cachorro

Quem não gosta de filhotinhos de cachorro? Além de toda a fofura, nós separamos 10 curiosidades interessantes sobre eles que vão te fazer amá-los ainda mais!

1. Filhotes de Cachorro Evoluíram para Nascerem Cegos e Surdos

Filhotes nascem funcionalmente cegos e surdos. No seu primeiro dia de vida, seus olhos não se abrem e seus canais auditivos estão fechados! Isso se deu por uma troca evolutiva. A gravidez dos mamíferos pode prejudicar a capacidade das mães de perseguirem alimentos e, com isso, os cães desenvolveram curtos períodos de gestação. Assim, quando a mãe está prenha, ela não precisa ficar muito tempo com dificuldade de procurar comida. Esse curto espaço de gestação não permite que o cão se desenvolva completamente no útero, resultando em um filhote sem a audição e com os olhos formados como deveriam.

2. Filhotes Também Tem Dentes de Leite

Assim como muitos mamíferos recém-nascidos, os filhotes de cachorro nascem totalmente sem dentes. Entre a segunda e quarta semana de vida, crescem seus 28 dentes de leite, que caem após algumas semanas. Só com aproximadamente seis meses de idade é que os dentes permanentes do seu cãozinho começam a nascer, resultando nos 42 que eles possuem para o resto das suas vidas.

Filhotes de Cachorro
Filhotes de Cachorro

3. Cãezinhos Dormem Muito

Este item não é lá muito novidade, não é? Todo cachorrinho dorme bastante, mais ou menos de 15 a 20 horas por dia! Pesquisadores aconselham que seus donos resistam à vontade de acordá-los para brincar já que esta quantidade de horas dormindo é crucial para o desenvolvimento do seu cérebro, músculos e sistema imunológico. O melhor dos cenários é, inclusive, oferecer um lugar específico para que essas longas sonecas sejam realizadas sem interrupção.

4. Filhotes Gostam Mais da “Voz de Neném” que os Cachorros Adultos

Como nossos bebês, as pesquisas recentes apontam que os filhotes de cachorro crescem melhor com as vozes de neném que os tratamos. Ao colocarem uma gravação com humanos falando com vozes de neném para 10 cachorros adultos e 10 filhotes, os filhotes latiram e correram em direção ao alto-falante, enquanto os adultos praticamente ignoraram completamente essas gravações.

5. Eles Sabem Como Te Manipular Com os Olhos

Os olhos fofinhos dos cachorros não são tão involuntários quando se imagina. Eles são uma manobra para chamar a sua atenção! Os filhotes (e os cães adultos) aprenderam que levantando as suas sobrancelhas eles conseguem a atenção dos humanos, acredita? De acordo com um estudo divulgado em 2017, cachorros são mais propensos a fazer essa expressão facial quando os humanos estão olhando para eles. Outros estudos já foram realizados sobre isso e mostraram que cachorros que usam essa “tática” são adotados mais rápidos até mesmo em comparação aos que constantemente abanam o rabo.

Filhotes de Cachorro
Filhotes de Cachorro

6. Cachorros Também Podem Ter um Irmão Gêmeo Idêntico

Os cientistas não sabiam o quão comum era para cachorros terem irmão gêmeos idênticos. Na verdade, era impossível comprovar até se eles existiam mesmo. Mas em 2016, uma veterinária da África do Sul, chamada Kurt de Cramer, percebeu uma coisa estranha fazendo um parto cesariana em um de seus pacientes. Normalmente cada cãozinho tem a sua placenta individual, mas ela notou que havia dois cachorros dividindo a mesma. Usando o mesmo processo de identificação de humanos, os resultados das pesquisas mostraram que os dois cães eram geneticamente idênticos, sendo a primeira notificação de um caso como esse no mundo!

7. Olhar Para os Cachorros Pode Te Tornar Mais Produtivo

Sabe aquela foto do seu pet que você deixa no trabalho? Esse costume pode ser mais estimulante do que você imagina. A Universidade de Hiroshima, no Japão, fez um experimento sobre produtividade em 2012 em que se pedia aos participantes para olharem fotografias de três categorias: comidas suculentas, animais adultos e filhotinhos de cachorro e gato. Depois disso, foi pedido que eles participassem de um jogo que demandava bastante precisão. O resultado? As pessoas que foram expostas às fotografias de filhotes se concentraram mais fácil!

8. Nossos Ancestrais Também Cuidavam Bem dos Seus Filhotes

Em 1914 um arqueólogo alemão encontrou o fóssil de um filhote que viveu há 14.000 anos. Era um cachorrinho de 27/28 semanas que morreu por uma doença dentária incurável até os dias de hoje. A análise dos ossos demonstrou que o pet pegou a doença com 19 semanas e, segundo especialistas, sem o devido cuidado e atenção, aquele cãozinho teria morrido muito tempo antes do que o encontrado. Esta situação comprovou que mesmo não servindo às funções que os cachorros tinham na época, seus donos o deixaram limpo, bem alimentado e quente, ajudando a prolongar sua vida.

Filhotes de Cachorro
Filhotes de Cachorro

9. Existe uma Escultura de Filhote de Cachorro de 17 Toneladas em Bilbao, Espanha

O Museu de Guggenheim em Bilao, na Espanha, é o lar da escultura de um filhote de 17 toneladas, 12 metros de altura e 37 mil flores VIVAS! Jeff Koons é o artista responsável pela obra que agora é tanto um mascote para o importantíssimo museu como para a cidade em si.

10. Algumas Raças Geralmente Dão à Luz por Cesariana

Cães de raça pura podem ter problemas nas suas proporções corporais, tornando seus partos não tão fáceis e naturais quanto dos outros cachorros. As raças com uma cabeça maior que as outras, por exemplo, podem dificultar bastante seus nascimentos. Uma pesquisa realizada em 2010 mostra que Bulldogs, Terrier e Bulldogs Franceses nascem, em 80% dos casos, com cesariana. A impressão que temos é que todos os cães nascem de forma natural, mas essa pesquisa ainda revelou que outras oito raças também costumam fazer parte desta lista como, por exemplo, o Pequinês, o Terrier Escocês e o Mastin Inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *