Home / Listas / 10 Borboletas Mais Lindas e Exóticas do Mundo

10 Borboletas Mais Lindas e Exóticas do Mundo

De todos os animais existentes na fauna você deve ter seu preferido, certo? Afinal, como não se encantar com bichos como pavões, araras, assim como coalas, bicho-preguiça, e até capivaras, que com certeza tem o seu charme. Apesar disso, a maioria das pessoas não são muito fãs dos insetos, afinal, como gostar de pernilongos, moscas e outros bichos que voam e em sua grande maioria são irritantes. Mas com certeza você deve ser apaixonada por uma espécie em específico e talvez nem imagine que ela faça parte desse grupo. Você sabe de quem estamos falando? Bom, se você chutou borboleta, você acertou em cheio. Esses belos indivíduos fazem parte do grupo de insetos. Com uma variedade de formatos e cores, esse bicho encanta qualquer um nas suas mais de 250 mil espécies ao redor do globo. Hoje, falaremos das espécimes mais bonitas e exóticas do mundo e você poderá se encantar com cada uma delas logo abaixo. 

1 – Morpho azul 

Morpho azul 
Morpho azul

A Morpho azul ou apenas Morpho não é apenas umas das mais belas borboletas do mundo, como também é a maior que existe. Ela pode chegar aos 15 centímetros de comprimento. Habita regiões da América do Sul e Central, isso porque estas preferem o clima das florestas tropicais. É conhecida justamente pelo tom que dá origem seu nome: o azul. Seu corpo tem um tom forte e vibrante nesta coloração, com as bordas pretas e alguns pontos coloridos, uma característica de sua camuflagem contra seus predadores, como sapos, pássaros e camaleões. Além disso, também expelem um cheiro muito forte para espantar outros animais, quando se sente ameaçada. 

2 – Borboleta-pavão-diurno 

A Borboleta-pavão-diurno pode ser encontrada em países do sul do continente asiático. Sua principal característica física sãos pontos coloridos nas asas que lembram olhos, com algumas lembrando o famoso amuleto grego, olho-grego. Um fato interessante é que suas cores mudam de acordo com o clima, com ela podendo adquirir tons mais brilhantes quando o tempo está seco, por exemplo. Apesar de se adaptarem facilmente às cidades, estas preferem viver em jardins ou parques. 

3 – Borboleta-zebra 

Como o próprio nome já dá a entender, a Heliconius charithonia, ou borboleta-zebra recebe esse título por ter suas asas cobertas com listras, que lembram as das zebras. Em 1996 foi eleita a borboleta oficial do Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ela é a única que se alimenta de pólen, e devido a essa dieta diferente, seu tempo de vida é maior, vivendo mais que outras espécies – cerca de 6 meses -, segundo os cientistas. Outro indivíduo que tem defesa contra predadores. Quando se sente ameaçada, ela emite um som para espantar seus predadores. 

4 – Borboleta-oitenta-e-oito 

A natureza é realmente incrível. A Diatheria clymena tem esse nome por causa de listras em suas asas que formam o número 88. Um fato interessante é que existem cerca de 12 espécies dessa borboleta, e todas elas carregam essa numeração em seu torso. Elas podem ser encontradas em diversas cores, mas o tom mais comum é a branca com marcas em preto e o 88 bem no centro de suas asas. Elas residem na América Central e no Caribe. 

5 – Borboleta-coruja 

Se você já avistou um inseto dessa espécie com as asas parecido com olhos de coruja, então quer dizer que você já teve a sorte de ver uma borboleta-coruja de perto. Ela leva esse nome justamente por ter essa região parecida com os olhos desta ave. Mas muito além de ser uma característica que a faz estar na lista das mais belas e exóticos animais, esse aspecto é uma ótima defesa contra predadores, segundo os cientistas. É encontrada principalmente na América do Sul e Central. Outra item que chama muito atenção nesse bicho são suas enormes asas, que podem medir até 16 centímetros. Apesar disso, é um indivíduo de voos curtos. Elas gostam de viver em campos de agricultura e florestas, e tem uma expectativa de vida de 150 dias. 

6 – Sylphina angel 

Sem dúvida alguma uma dos fatores que mais chamam atenção na Sylphina angel são duas asas transparentes. Ela vive no Peru, Bolívia e Equador. É uma espécie resistente, conseguindo percorrer 320 quilômetro em busca de alimento, principalmente durante a primavera, quando saem a procura de flores ricas em pólen. 

7 – Apollo 

A borboleta Apollo chama atenção devido suas asas brancas e com pontos vermelhos e escuros. Mas o que mais chama atenção nesta espécie é que ela tem o corpo coberto por pelos. Isso mesmo, pelos. Dando a impressão que ela é uma versão de pelúcia do inseto. É uma espécie de origem européia, que pode ser encontrada na Espanha, França e Itália. E, infelizmente, é um indivíduo que está ameaçado de extinção, graças a ação do homem e das mudanças climáticas. Estas, quando se sentem ameaçadas, também exalam um cheiro forte para espantar seus predadores. 

8 – Greta oro 

Outra espécie com asas transparentes, a Greta oro vive na América Central e pode ser encontrada principalmente na Venezuela, Colômbia e México. Além de ser uma característica que a faça estar na lista das mais belas borboletas do mundo, suas asas complicam a vida de seus predadores, já que estas auxiliam em sua camuflagem. Uma curiosidade da Greta é que ela se alimenta de plantas tóxicas, e isso é possível porque o inseto é imune a toxinas naturais. 

9 – Borboleta-folha 

A Zaretis itys também conhecida pelos cientistas como Borboleta-folha-seca tem esse nome justamente por lembrar muito uma folha. Devido a isso, seu nível de camuflagem é altíssimo. Quando se sentem em perigo, ficam paradas para que os predadores não a percebam e as confundam com uma folha comum. Pode ser encontrada em diversos países da Ásia. 

10 – Borboleta-esmeralda 

As cores da Borboleta-esmeralda são incríveis, e sua diversidade também, já que existem cerca de 550 espécies dessa borboleta. Apesar do tom verde vibrante, sua coloração ajuda o animal a se esconder de seus caçadores, pois estes não conseguem vê-la em meio a vegetação muito verde. Elas vivem nos países do sul da Ásia e pertencem a família Papilionidae. 

E aí, qual foi sua espécie favorita? Nós conte nos comentários e não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *