Home / Informações / Yak Animal: Características

Yak Animal: Características

Um dos fatores mais atraentes do mundo animal é que você, provavelmente, nunca vai conhecer todos os indivíduos que fazem parte desse universo, o que é bom, pois é uma área que nunca vai se tornar tediosa. Navegando pela internet, como hoje, você pode se deparar um bicho diferente que você nunca tenha ouvido falar ou ouviu, mas muito pouco. E o Yak ou Iaque pode entrar nesse grupo de animais “desconhecidos” ou pouco conhecidos. 

O Bos grunniens é da mesma família que o bisão, búfalo e do boi, aliás, é provavelmente por isso que ele tem a aparência parecida com esses dois últimos. Ele é um bovino de porte grande, peludo e com ombros protuberantes. Ele pode ser facilmente encontrado em terras altas, principalmente no Tibete, na China. 

Aliás, o animal está a anos nas vidas dos tibetanos, que os criam há muitos séculos para usá-los como bichos de trabalho e também são fontes de alimento. 

Yak Animal
Yak Animal

Características

Esses animais habitam lugares com pouca vegetação e frios. Por este motivo, muitas vezes eles precisam percorrer longas distâncias para se alimentarem, procurando por pastos com comida o suficiente para comerem. É um animal que consome grandes quantidades de água, tanto que no inverno é bem comum vê-los comendo neve. Por comer pastagem, ele é um animal herbívoro. As fêmeas costumam pastar mais que os machos, andando 100 metros de diferença um do outro. Na hora de escolher seu local para comer, as iaques e os filhotes preferem um solo com encostas íngremes e altas. Eles variam sua alimentação entre arbustos, ervas, plantas arbustivas e ciperáceas. 

A grande quantidade de pelos em seu torso serve para mantê-lo aquecido. Estes formam um tipo de lã grossa e lisa no corpo, e uma espécie de saia nas laterais, no abdômen do animal. A saia que quase bate no chão faz com que o indivíduo viva tranquilamente na neve. 

A espécie têm uma tonalidade castanho-escuro. Os machos podem chegar a pesar mil quilos, já as fêmeas são menores. Sua cauda também tem pelos, mas estes são duros, parecido com os dos cavalos

Alguns yaks são selvagens, mas essa é uma situação rara. Estes vivem em grupos formados por fêmeas e animais mais jovens. O Yak macho costuma viver em grupos menores ou sozinho. Além dos pelos, eles também possuem grandes chifres.

Yak Animal
Yak Animal

Essas características mudam quando falamos dos iaques domesticados. Eles são menores e de tom castanho, preto, ruivo ou branco. Também tem chifres menores, com alguns nem chegando a ter. 

Quanto aos seus sentidos, este touro da montanha tem maiores qualidades no quesito visão e olfato, já sua audição é bem fraca. Seu focinho é estreito e tem lábios muito mais móveis do que vacas e ovelhas, por exemplo. Isso os ajuda na hora de arrancar plantas em lugares e situações difíceis, como no inverno. 

Eles ainda emitem um ruído muito diferente, parecido com um grunhido de porco. Além disso, não tem problemas com o ar rarefeito, comum no seu ambiente natural. 

Os machos lutam entre si, proporcionando confrontos violentos. Durante essas brigas, eles se batem com o chifre para o lado. 

Pelo seu tamanho, é quase impossível atacá-los, mas os lobos tentam mesmo assim. Normalmente eles atacam os iaques quando estão em grande número e na neve profunda. Quando isso acontece, os indivíduos formam uma defesa circular e se este grupo estiver com filhotes, estes são colocados dentro do círculo. 

Reprodução

As fêmeas ficam grávidas durante 258 dias, 30 dias a menos que os gados domésticos. Isso provavelmente acontece devido ao habitat natural dessa espécie, que habita em lugares frios, com pouca comida e um ar rarefeito. Na hora de dar a luz, a Yak se afasta do rebanho e procura por um local afastado e seco, onde acontece o nascimento do bebê. Assim que nasce, o filhote recebe uma enxurrada de lambidas, isso faz com que ele recupere a circulação e a respiração nas baixas temperaturas. 

Depois de 25 minutos nesse processo, o bebê Yak consegue chegar aos pés da mãe para começar a mamar. 4 dias depois ele já é capaz de seguir sua mamãe em longas distâncias, que sai para procurar por alimento. Fêmea e filhote não se separam até seu primeiro ano de vida. 

Yak Animal
Yak Animal

Yak selvagem e domesticado 

Como dito anteriormente, existem dois tipos de iaques: os selvagens e os domesticados. Chamados de drongs, os animais selvagens não suportam viver juntos aos humanos ou áreas habitadas por estes. Por esse motivo que eles vivem em lugares de grande atitude, com 4300 a 4600 metros acima do mar. Por não gostarem dessa proximidade, sua espécie começou a sumir, mas ainda existe um pequeno grupo que vivem nesse lugares altos e afastados. No verão, seu número costuma aumentar consideravelmente. Eles são comuns nas regiões do platô do Tibete e nas montanhas de Ladak e Karakorum. 

Mas mesmo não gostando de companhia, em locais como o deserto, sua proximidade com seres humanos têm se mostrado maior, já que nesta região os iaques não se sentem incomodados com sua presença. 

Além do tamanho e das cores, o Yak domesticado é bem mais calmo e possuem doenças que não são comuns em seus parentes selvagens. Estes são criados nas regiões de Dzungaria, Pamir e outros locais da Mongólia, Ásia Central, Tuca, Cáucaso, Azerbaijão, montanha do Irã e Tien Shan. 

 Habitat 

Seu habitat vá depender da estação do ano, alguns rebanhos inclusive chegam migrar sazonalmente, em busca de musgo, grama e liquens de alimento. Quando os lugares onde estão começam a esquentar, eles retornam para casa. 

Utilidade 

Como dito, são animais usados para serviços, por isso é muito comum na região ver esses bichos puxando ou carregando cargas pesadas. Assim como para alimentação, com seus donos usando sua carne e leite. O pelo também é aproveitado na confecção de tecidos e cordas, já a pele é usada na produção de casacos, chapéus e cobertores. 

E você, já conhecia esse animal típico da China? Sua aparência e características os tornam uma espécie no mínimo diferente, não é mesmo? Gostou de saber sobre esse habitante milenar do Tibete? Qual foi sua característica preferida desse parente do boi? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *