Home / Informações / Viuva Negra: Picada, Curiosidades, Nome Científico e Tamanho

Viuva Negra: Picada, Curiosidades, Nome Científico e Tamanho

As aranhas viúvas negras são conhecidas em todo o mundo por comerem seus machos após o acasalamento. Eles também são temidos, pois são as aranhas mais venenosas da América do Norte .

A viúva negra crescerá para cerca de 8 a 10 mm, e carregam o nome cientifico de Latrodectus mactans. Veja outras curiosidades únicas sobre as viúvas negras:

1 – Canibalismo sexual em Viúvas Negras pode ser devido a sacrifício masculino 

As aranhas viúvas negras geralmente comem seus parceiros após o acasalamento . Esse canibalismo sexual inspirou o nome comum para essa espécie. Pesquisadores da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, descobriram que as aranhas viúvas negras fazem esse sacrifício final para fornecer nutrição aos ovos .

2 – O  veneno causa uma condição conhecida como Latrodectismo

As aranhas viúvas negras pertencem ao gênero Latrodectus. O gênero contém 32 espécies reconhecidas. Eles estão presentes em todos os continentes, exceto na Antártica. O veneno injetado pela picada dessas aranhas contém a neurotoxina latrotoxina que causa a condição latrodectismo, ambas nomeadas em homenagem ao gênero.

Viuva Negra Aranha
Viuva Negra Aranha

Mais sobre o veneno:

O veneno das aranhas viúvas negras é potente, mas raramente mortal. O veneno da viúva negra é decididamente potente, classificado como 15 vezes mais forte que o de uma cascavel, mas uma mordida de uma não significa morte. A picada provocará dor muscular, juntamente com uma variedade de outros sintomas, incluindo problemas respiratórios, náuseas e dormência no local da picada. Esses sintomas podem se tornar graves, mas, a menos que você seja uma criança ou alguém que já esteja doente ou tenha um sistema imunológico enfraquecido, eles raramente são fatais. Somente as viúvas negras envenenam um ser humano, pois apenas suas quelíceras – uma parte oca da boca em forma de agulha – são longas o suficiente para injetar veneno nos seres humanos. Além disso, é improvável que as aranhas viúvas mordam você em situações de baixa ameaça, e eles podem nem usar o veneno se morder você.

3 – Australiasn Reback Spider pertence ao mesmo gênero da Viúva Negra

As espécies do gênero Latrodectus incluem a viúva negra do norte (Latrodectus variolus), a viúva negra do sul (L. mactans) e a viúva negra do oeste (L. hesperus) encontradas na América do Norte; Viúva negra européia (L. tredecimguttatus) encontrada em toda a região do Mediterrâneo; Aranha redback australiana (L. hasseltii); e as aranhas-botão da África.

4 – As Viúvas Negras têm uma marca de ampulheta vermelha no abdômen

As viúvas negras são geralmente identificadas por uma ampulheta vermelha no abdômen e em corpos negros brilhantes . De fato, qualquer aranha com uma marca vermelha em forma de ampulheta no abdômen é uma viúva negra adulta. Embora todas as viúvas negras não tenham essa marca. O corpo brilhante é um aviso para potenciais predadores de sua toxicidade.

5 – As fêmeas são três vezes mais venenosas que os machos 

O veneno de uma viúva negra é três vezes mais potente que o masculino. Portanto, a mordida de uma viúva negra masculina não é tão perigosa para os seres humanos. É a mordida da viúva negra adulta de seus sacos de veneno muito maiores que pode causar alguns problemas. O tamanho das viúvas negras do sexo feminino, que é de cerca de 1,5 polegadas, também é quase o dobro do tamanho dos homens.

6 – Na maioria dos casos, a picada de uma aranha Viúva Negra não causa sérios problemas

Uma picada de Latrodectus pode não injetar veneno (picada seca) e, portanto, não causar doenças. Cerca de 75% das picadas venenosas (mordida úmida) causam apenas dor localizada e nada mais. Se, no entanto, uma quantidade substancial de veneno é injetada pela picada, leva ao latrodectismo , que é marcado por dor, rigidez muscular, vômito e sudorese . Geralmente dura de 3 a 5 dias .

7 – No entanto, a mordida pode ser fatal para crianças e idosos 

O veneno da aranha viúva-negra é relatado como 15 vezes mais forte que o de uma cascavel. Devido a isso, é muito temido, mas, contrariamente à crença popular, a maioria das pessoas que são picadas pela aranha viúva-negra não sofre danos graves . No entanto, a mordida pode ser fatal para crianças pequenas, idosos ou enfermos .

8 – Viúvas Negras atacam apenas em legítima defesa 

As aranhas viúvas negras não são conhecidas por serem agressivas e atacam apenas em legítima defesa , como quando são espremidas ou comprimidas. Enquanto algumas espécies podem ser mais agressivas que outras, a maioria dos ferimentos em seres humanos se deve a mordidas defensivas.

9 – As Viúvas Negras são aranhas de pente 

As aranhas viúvas negras pertencem à família Theridiidae , também conhecida como aranhas com pés de pente , denominadas “porque possuem uma série de pêlos curtos e duros no último segmento do quarto par de pernas que se assemelham aos dentes de um pente”. Eles os usam para cobrir suas presas com seda, uma vez presas. Suas presas incluem moscas, mosquitos, gafanhotos, besouros e lagartas.

10 – Elas liquefazem suas presas antes de consumi-las 

As aranhas viúvas negras constroem uma teia de fibras de seda irregulares, emaranhadas e pegajosas. Eles geralmente ficam de cabeça para baixo, perto do centro de sua teia. Se um inseto fica preso, as viúvas negras correm para mordê-lo e envolvê-lo em seda. Eles então perfuram suas presas com presas, injetam enzimas para liquefazer o cadáver e sugam o fluido resultante para apaziguar sua fome.

A seda desta aranha é conhecida por ser a mais forte de todas a sedas. A aranha da Viúva Negra não gira as bonitas teias, em vez disso, ela gira os espessos jumbles parecendo teia de aranha. Essas teias capturam besouros, moscas, gafanhotos, mariposas e outras aranhas.

Essas aranhas, embora um pouco assustadoras, também têm inimigos. Algumas vespas podem picar e paralisar, antes de comer a Viúva Negra. Ela também é uma comida favorita do Louva-Deus. Alguns pássaros comem essas aranhas, mas podem acabar com uma dor de estômago devido a seus venenos. As marcas vermelhas brilhantes em sua barriga alertarão possíveis predadores de que ela é uma refeição desagradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *