Home / Informações / Velociraptor: Características, Curiosidades e Fotos

Velociraptor: Características, Curiosidades e Fotos

Com certeza você está familiarizado com o Velociraptor, certo? Por causa de Hollywood provavelmente ele é o dinossauro mais temido depois do tiranossauro Rex. Do gênero terópodes, estes indivíduos viveram entre 75 a 71 milhões de anos atrás, durante a última fase do período Cretáceo. Atualmente, somente duas espécies são reconhecidas, o V. Mongoliensis e V. Osmolskae. Ambos foram descobertos na Mongólia, com a segundo sendo nomeado em 2008 a partir de um crânio descoberto. 

Características do Velociraptor  

Mesmo sendo menor que outros dromaeossaurídeos, ele possui as principais características dessa espécie. Era do tipo bípede, carnívoro, com pluma em sua longa cauda e uma garra em forma de foice em cada pata traseira, que acredita-se que era usada para matar suas presas. O objeto pontudo podia ter 14 centímetros de comprimento. Já os pés eram flexíveis e bem semelhantes aos ossos das asas dos pássaros atuais. Tinha três dedos, sendo o segundo mais longo que os outros, já o primeiro era mais curto. 

Velociraptor
Velociraptor

Ele é diferente de outros do mesmo grupo devido ao seu crânio – este crescia até 25 centímetros – longo e baixo, com um nariz voltado para cima. 

A criatura chegava aos 2 metros de comprimento e 0,5 m de altura, com um peso de 15 quilos. Exibia uma mandíbula com 26 ou 28 dentes com grandes espaços entre um e outro, com uma base serrilhada, principalmente os dos fundo. 

Voltando para sua cauda, acreditava-se que esta era dura pois funcionava como uma haste, mas foi encontrado uma espécie com o rabo preservado que mostrou que o animal tinha vertebras curvadas em formato de S, o que sugere que a região era muito mais flexível do que se pensava. 

Um fato interessante já citado aqui antes e não mostrado nos filmes é que essa espécie tinha penas. Estas cobriam seu corpo. Ele também apresentava asas totalmente desenvolvida. E mesmo não sendo capaz de voar, eles tinham tais características assim como as aves atualmente. 

Por ter uma clavícula, algo que não era comum entre a espécie, isso permitia que ele exercesse uma força maior na hora de agarrar a presa com seus braços. 

Tinha um corpo marrom e andava sobre suas duas patas traseiras. 

Comportamento e alimentação 

Ele habitou a região que hoje fica a Ásia. 

Por causa de suas garras, era um ótimo escalador de árvores, sendo essa uma de suas principais características. Por causa disso, ele não só podia subir para pegar uma presa, quando para fugir de um predador.
Costumava caçar em bando, com 5 a 20 animais. Isso era feito para abater dinossauros maiores.
Ele alcançava uma velocidade próxima a do leopardo, podendo chegar nos 100 quilômetros por hora. 

O animal predava mamíferos e até outros dinossauros, mas de porte menor que o seu. Normalmente herbívoros. Além disso, algumas teorias apontam que ele comia carcaça de animais mortos. Seu cardápio também podia contar com anfíbios, insetos, répteis e mamíferos. 

11 Curiosidades sobre o Velociraptor

  • Ele é representado de forma errônea nos filmes do Jurassic Park, com um tamanho muito maior e sem penas. Sua estatura era mais próxima de uma galinha. Acredita-se que o longa tenha se inspirado nos Deinonychus, na verdade.
  • Existe um fóssil preservado desse animal em combate com um Protoceratops. 
  • Em 2007 foi confirmado a presença de penas no bicho por meio de um fóssil encontrado na Mongólia. 
  • Os primeiros ossos da espécie foram descobertos durante uma expedição organizada pelo Museu Americano de História Natural ao deserto do Gobi, na Mongólia, em 11 de agosto de 1923, por Peter Kaisen. Foi achado uma crânio esmagado, mas inteiro, e uma garra do segundo dedo. 
  • Alguns fósseis dão a entender que eles foram enterrados vivos durante uma tempestade de areia, que era comum nos ambiente que viviam. 
  • Segundo vestígios, o Velociraptor seria uma animal de hábitos noturnos. 
  • Por causa das penas, pensa-se que ele era uma criatura de sangue quente, já que também precisava de uma certa quantidade de energia para caçar. 
  • Antes da descoberta do primeiro fóssil deste bicho, os cientistas acreditavam que todos os dinossauros eram lerdos e burros. Segundo estudos, este não só era ágil, como esperto e inteligente. 
  • Seu nome significa “ladrão veloz”. 
  • Suas garras traseiras na verdade eram usadas para perfurar a traquéia ou a jugular de sua presa. Esta é chamada de “garra terrível” pelos cientistas. 
  • Tinha uma visão bem desenvolvida. 

Os 9 dinossauros mais perigosos 

1 – Compsognato 

Lembra daquela cena onde menina começa a alimentar pequenos dinossauros e de repente, se vê cercada por eles em Jurassic park? Pois é, trata-se de vários compsognatos. Apesar do seu tamanho, cerca de 10 centímetros de altura e 15 de comprimento, ele era 

tão perigoso quanto do Velociraptor. 

2 – Baryonyx

O Baryonyx era basicamente um crocodilo gigante que podia ficar tanto na água quanto na terra. Ele chegava aos 4 metros de altura e 15 de comprimento. 

3 – Tanystropheus 

Este indivíduo era uma mistura de cobra, lagarto e girafa. Tinha um pescoço comprido, parecido com o de uma serpente. Além disso, era venenoso. 

4 – Superssauro 

Com 25 metros de altura, ele tinha pescoço e cauda longa, com está última coberta de protuberâncias pontudas que iam até a base da coluna. 

5 – Seismosssuro 

Numa escala de um a dez, ele não era nada agressivo, mas era enorme. Sendo assim, você poderia ser facilmente esmagado por esse grandão se chegasse muito perto dele. 

6 – Saichania

Mais uma estrela de Jurassic Park. Apesar de herbívoro, era perigoso devido aos ossos que saiam de todo o seu corpo, além de exibir uma clava na ponta de sua cauda. 

7 – Suchomimus 

Se realmente o monstro do lago Ness existisse, ele se pareceria com este dinossauro. O Suchomimus era grande, rápido e tinha a boca do tamanho de um tubarão-branco. 

8 – Dilofossauro 

Lembra do animal que ataca um dos cientistas do parque, jogando ácido em seu rosto dentro do carro? Esse é o dilofossauro. 

9 – Carnotauro 

Muito parecido com o T-Rex, com braço curtos, este bicho apresentava uma espécie de chifres acima dos olhos, além de protuberâncias rígidas que se espalhavam até a ponta de sua cauda.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *