Home / Informações / Vaca Vechur: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Vaca Vechur: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Quando falamos sobre vacas, quase de forma automática você deve se lembrar de um bicho grande, pesado e produtor de litros e litros de leite diariamente. Mas quando falamos da vechur, essas características mudam em diversos aspectos. 

Ao contrário dos animais grandes que estamos acostumado, essa espécie tem um comprimento de 124 centímetros e 87 de altura. Para se ter ideia, uma vaca comum chega a medir até 2 metros. É uma enorme diferença entre um animal e outro. Obviamente que por causa disso esse indivíduo é considerado a menor vaca do mundo.

Sobre a vaca vechur

Com um peso de 130 quilos, essa criatura pode gerar por dia até três litros de leite. Pode até ser pouco se comparado com a suas parentes, mas, em contrapartida, ela dá bem menos gastos quando o assunto é alimentação ou manutenção. Sendo assim, ela seria ideal para moradores de pequenas fazendas, por exemplo. Que gostam de criar os próprios alimentos. O único problema é que, infelizmente, não existem muitas delas por aí. 

Muitos acreditam que o líquido produzido por ela tem propriedades medicinais e de fácil digestibilidade, devido a menor quantidade de gordura presente nele. Segundo um relatório recente, essa substância tem maior presença de beta caseína de variedade A2. A maioria exibe o tipo A1, que tem certa relação com o aparecimento de doenças cardíacas, isquêmicas, autismo e diabetes. 

Vaca Vechur
Vaca Vechur 

Habitat 

Uma espécie rara de bos indicus gado, ela é endêmica da aldeia Vechoor, um distrito de Kottayam, do estado Kerala, na Índia. 

Alimentação 

A alimentação da vaca depende de vários fatores, como idade, peso e a quantidade de leite que produz diariamente. Mas normalmente sua dieta é composta de feno, capim e outros vegetais volumosos bem concentrados e preferencialmente ricos em proteínas, minerais, energia e vitaminas. 

Status de conservação 

Esse indivíduo quase entrou em extinção. O responsável por salvar a espécie foi um professor de genética e reprodução animal, Sosamma Aipt, e sua equipe de alunos, que criaram em 1989 uma unidade de conservação da bicho. 

Ela era popular em Kerala até 1960, mas quase sumiu após uma série de cruzamentos com outras espécies exóticas. Devido a isso, em 2000 ela foi colocada na lista de criaturas em de risco de extinção. 

Acredita-se que atualmente existam apenas 200 exemplares dela. 

28 Curiosidades sobre as vacas (vechur) 

  1. A vechur faz parte parte da família Punganur, com mais outras três espécies: Malnad gidda, Kasaragod e Punganur. Todas estão em risco de extinção e sua população soma apenas 771 indivíduos. 
  2. Como todo zebuíno, apresenta o cupim – protuberância no fim do pescoço – típico entre esses animais. 
  3. São vistas em várias cores, do preto até marrom, branco, cinza, vermelho, amarelo e algumas pintadas ou manchadas. 
  4. Demoram para amadurecerem.
  5. Sua expectativa de vida é de 18 a 21 anos. A maioria viver até os 15. 
  6. O bicho também é muito resistente a doenças, vermes e a carrapatos. 
  7. Quase não é atacada por moscas por causa das movimentações cutâneas. 
  8. Exibe chifres curtos. 
  9. Os machos são usados com frequência para tração do solo, assim como para transporte e corridas. 
  10. O peso médio delas é de 700 quilos. 
  11. Durante a pastagem a vaca sempre corta a língua, mas ela nunca se infecta por causa disso. 
  12. Os mosquitos preferem sangue desse animal do que humano. 
  13. Elas comem a própria placenta após o parto. 
  14. Guiam-se olhando para o chão. Por isso, caso o local esteja inundado, ela não consegue achar o caminho de volta. 
  15. Cada vaca produz cerca de 200 mil copos de leite durante toda a sua vida. 
  16. Para fazer um queijo, é necessário que a criatura coma três quilos de comida. 
  17. Por ano, o bicho libera na atmosfera 50 quilos de metano. Se juntar todas os indivíduos do mundo, elas podem fazem um belo de um buraco na camada de ozônio. 
  18. Segundo dados de 2014, existem cerca de 1,03 milhões de vacas no mundo todo. Sendo que o Brasil fica em segundo lugar nesta lista, com 208 milhões por aqui, o que equivale 20% do rebanho mundial. 
  19. Elas têm melhores amigas. Isso é possível porque são criaturas inteligentes e conseguem reconhecer uma às outras dentro do rebanho. Quando elas são afastadas das companheiras, ficam estressadas, alterando sua frequência cardíaca. 
  20. E para quem acha que só os humanos são chegados num doce, muito se engana. Essa criatura também adora uma besteira. Isso porque a espécie tem um paladar bem aguçando, sendo capaz de distinguir sabores, como salgado, amargo, azedo e doce. Por causa disso, elas evitam os alimentos amargos, pois os associam a comida tóxica e preferem os adocicados. Acredita-se que é em decorrência disso que precisam de grandes quantidades de calorias. 
  21. As manchas no seu pelo nunca são iguais uma das outras.
  22. Existem cerca de 800 espécies. 
  23. Além do paladar, o indivíduo também tem um olfato bem apurado. Aliás, seu focinho é um dos mais poderosos do reino animal. Ele detém cerca de 1186, receptores olfativos (RO), fazendo com que esta seja capaz de sentir odores a mais de 10 quilômetros de distância. Só para ter ideia da sua potência, um cachorro tem na mesma região cerca de 811 RO. 
  24. Consegue ingerir diariamente sete quilos de ração e 30 de capim. 
  25. Bebe até 100 litros de água. 
  26. Apesar de ter uma acuidade de 1/50 da visão humana, ela é capaz de enxergar muito bem em locais escuros. Isso é possível graças a presença de um “tapete lúcido” na região dos olhos. 
  27. Seu campo de visão é de quase 360 graus e são daltônicas, o que quer dizer que ela não sabe diferenciar nem verde, nem vermelho. 
  28. Elas ruminam por cerca de 8 horas, diariamente. Sendo capazes de mastigar até 50 vezes por minuto. O que quer dizer que ela mexe a mandíbula 40 mil vezes por dia. Em decorrência disso, pode gerar até 150 litros de saliva. Eca!

As vacas são realmente incríveis e muito mais inteligentes do que poderíamos imaginar. Gostou de saber mais sobre ela? Qual foi a sua curiosidade preferida? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *