Home / Informações / Tudo Sobre Queixada: Nome Científico e Comportamento

Tudo Sobre Queixada: Nome Científico e Comportamento

Classificação científica

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Artiodactyla
  • Família: Tayassuidae
  • Gênero: Tayassu
  • Espécie: Tayassu pecari
Queixada
Queixada

Queixada: Características Gerais

O queixada (Tayassu pecari) é um pecari encontrado na América Central e do Sul. A maior parte de sua área está nas florestas tropicais, mas também é conhecida de uma ampla gama de outros habitats, como florestas secas, pastagens, manguezais, cerrado e áreas xerofíticas secas. Vive em rebanhos de 20 a 300 indivíduos que normalmente ocupam cerca de 120 km2 para funcionar plenamente. Os membros desta espécie são onívoros, alimentando-se principalmente de frutas, e geralmente são encontrados viajando grandes distâncias para obtê-los. Se esse recurso estiver em demanda e difícil de encontrar, os queixadas comem folhas, caules ou partes de animais. Os queixadas têm vários atributos únicos que lhes permitem permanecer e identificar seu rebanho, o que é essencial para sua sobrevivência na natureza.

Queixada: Descrição física

Tayassu pecari é uma espécie de mamífero vertebrado de tamanho médio. Eles têm um corpo parecido com um porco com um longo focinho, pescoço grosso, cabeça grande, caudas minúsculas e pernas finas e delicadas. O comprimento da cabeça e do corpo varia de 750 a 1.000 mm, comprimento da cauda de 15 a 55 mm, altura do ombro de 440 a 575 mm e peso de 25 a 40 kg. A pelagem é grossa e cobre todo o corpo.

Nos adultos, a cor é marrom-escura a preta, com áreas brancas nas regiões pélvicas e no lado dorsal do pescoço. Os jovens são distinguíveis dos adultos por sua combinação de pelagem vermelha, marrom, preta e creme e as pernas de cor branca e parte inferior da garganta e pescoço. Os queixadas adultos tem dois dedos grandes e dois dedos menores usados ​​apenas em substratos macios, todos os dedos dos pés tem cascos.

Queixada: Descrição física
Queixada: Descrição física

Seus pés traseiros consistem em dois dedos grandes e um menor. Os pecaris tem caninos grandes e afiados que formam um nódulo distinto sob os lábios. Os machos tem caninos mais longos e as fêmeas tem uma caixa craniana maior, caso contrário, machos e fêmeas seriam monomórficos (fisicamente iguais).

Queixada: Distribuição Geográfica e Habitat

Os queixadas são distribuídos do sul do México ao sul do Equador, e do Entre Rios, na Argentina, até a costa do Pacífico da América do Sul. Tayassu peccari vive em uma variedade de habitats, incluindo matagal do deserto, floresta árida e floresta tropical. Arvoredos, cavernas de calcário e grandes rochas servem como abrigos. Os pastores tendem a viver perto do local de seu nascimento e raramente viajam longe de uma fonte de água.

Queixada Características
Queixada Características

Queixada: Reprodução

As estações de reprodução variam entre as subespécies de queixadas durante todo o ano. No entanto, a primavera e o outono parecem ser o período mais comum de reprodução. As fêmeas produzem ninhadas que variam de 1 a 4 jovens, geralmente resultando em gêmeos ou ocasionalmente trigêmeos. O nascimento de apenas um jovem é menos comum. O período de gestação varia de 156 a 162 dias. Os jovens podem correr dentro de algumas horas e acompanhar a mãe 1 dia após o nascimento.

Queixada: Reprodução
Queixada: Reprodução

Queixada: Comportamento

Os queixadas são ativos dia e noite, mas são principalmente noturnos. Eles são uma espécie nômade, sempre se movendo em busca de comida e água. Os pecaris são gregários (vivem em bandos)e estima-se que sua área de vida esteja entre 60 e 200 km2. Eles viajam em rebanhos que contêm fêmeas e machos de todas as idades e as fêmeas geralmente dominam os machos. Os rebanhos podem incluir até 2000 indivíduos, mas a maioria varia de 5 a mais de 200 membros.

Este comportamento protege-os dos ataques dos seus predadores naturais, como o leão da montanha (Puma concolor) e as onças (Panthera onca). Também ajuda na busca de comida de forma mais eficiente. Os queixadas usam suas glândulas de odor dorsal como um meio de marcação territorial e para identificar os membros do grupo.

Queixada Comportamento
Queixada Comportamento

Os Tayassu peccari se comunicam com sons. Eles fazem vocalizações de baixo nível e barulhos de dentes, dependendo da atividade. Grandes manadas ativas produzem uma constante rajada de gritos, berros e estridentes sons que podem ser ouvidos por centenas de metros. Por outro lado, pequenos grupos parecem ficar quietos.

Os pecaris viajam longas distâncias e sua presença em uma determinada área é episódica e imprevisível. Eles costumam visitar cada área por algumas horas ou por um dia ou dois, muitas vezes deixando o chão marcado e agitado. Como porcos, esses queixadas usam barreiras de lama. Eles são visitados de novo se estiver na mesma rota de viagem.

Queixada: Hábitos alimentares

Queixadas consomem muitos tipos diferentes de alimentos. Sua morfologia dentária lhes permite consumir uma ampla variedade de alimentos nas florestas tropicais, no entanto, os queixadas comem pouca carne. Os pecaris comem frutas, folhas, raízes, sementes, cogumelos, vermes (Annelida) e insetos. Ocasionalmente, eles consomem pequenos vertebrados, como rãs, cobras, lagartos, ovos de aves e tartarugas e carniça.

Seus principais predadores são o jaguar e o puma. Uma vez que o queixada depende fortemente de frutas, eles viajam para onde encontrá-las, assim como outros tipos de alimentos que encontrarem pelo caminho. A estação de frutificação dita a maior parte do seu comportamento. As frutas são mais abundantes nas florestas primárias do que nas florestas secundárias ou costeiras, de modo que suas populações são mais densas nessas regiões. Geralmente, um período de escassez de frutas ocorre durante o final da estação chuvosa, então o consumo de alimentos secundários, como folhas, caules e partes de animais, é aumentado.

Queixada Comportamento
Queixada Comportamento

Queixada: Importância Econômica para os Humanos

Positivo

Os queixadas são uma fonte importante de couro e alimento para os caçadores na área. Eles oferecem uma grande quantidade de proteína para a dieta de um caçador.

Negativo

Sabe-se que os queixadas comem as culturas dos agricultores. Culturas como milho, batata-doce, mandioca, banana e cana-de-açúcar são frequentemente consumidas.

Estado de conservação

Populações em algumas áreas são estáveis, porém os queixadas desapareceram de áreas no México e no norte da Argentina, onde antes viviam. Os queixadas são ameaçados essencialmente por caçadores e pelo desmatamento. Em áreas onde parecem estar desaparecendo, apenas rebanhos com menos de 10 membros permanecem, constituindo em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *