Home / Informações / Tudo Sobre o Lobo Cinzento: Características e Curiosidades

Tudo Sobre o Lobo Cinzento: Características e Curiosidades

Com o nome desta espécie de lobo você já deve imaginar que há algo de cinza neste animal. De fato, como o nome pode presumir, o lobo cinzento tem a pelagem, uma de suas duas pelagens na cor cinza mas esta é apenas uma das características deste lobo e hoje você vai conhecê-lo ainda mais.

Primeiras Impressões Do Lobo Cinzento E Outras Informações

Não poderíamos começar o nosso texto com outra informação que não esta. O lobo cinzento é uma espécie sobrevivente da chamada Era do Gelo. A Era do Gelo consiste em um período de nossa história onde tivemos uma significativa diminuição da temperatura nas superfícies da Terra por um tempo consideravelmente significativo. Esta sobrevivência a este período deu a este animal a característica de estar preparado para as baixas temperaturas típicas de seu habitat. Falaremos mais detalhadamente ao longo do post de hoje mas em outras palavras podemos dizer que o lobo cinzento está fisicamente preparado e adequado para enfrentar as severas temperaturas seja pela sua pelagem, que é dupla, quanto até mesmo pelo o formato de suas patas.

Antes de continuarmos vamos a algumas informações importantes sobre o lobo cinzento. O seu nome científico é canis lupus e integram a família canidae do gênero canis. Da família a qual integra é o maior exemplar de animal vivo selvagem.

Lobo Cinzento
Lobo Cinzento

Para quem já viu uma foto do lobo cinzento, ou o está vendo pela primeira vez aqui, deve notar uma curiosa semelhança com o cão doméstico que muitos de nós temos como animal de estimação e essa semelhança não é mera casualidade biológica não. Junto com o lobo cinzento, o cão doméstico compõe a mesma família, a canidae. Família esta composta por animais carnívoros que engloba trinta e cinco espécies diferentes. Dentre elas podemos citar o lobo cinzento, o cão doméstico, os chacais e também os coiotes, dentre outros.

Além de integrarem a mesma família, alguns estudos sobre sequenciamento genético chegaram à conclusão que o lobo cinzento é um ancestral do cão doméstico. Embora as semelhanças sejam mais do que claras há uma outra série de estudos que questionam tal conclusão.

Sobre as suas subespécies já foram registradas a ocorrência de subespécies do lobo cinzento mas não se consegue determinar precisamente quantas seriam atualmente.

O lobo cinzento ao contrário de muitos outros animais selvagens não está criticamente ameaçado de extinção, pelo contrário, de acordo com o órgão responsável por esta classificação a espécie aparece na colocação pouco preocupante no caso de risco de extinção. Talvez está conclusão seja possível por conta de alguns fatores.

O Risco De Extinção Do Lobo Cinzento E Sua Curiosa Forma De Sobrevivência

Como comentamos anteriormente o lobo cinzento tem pouco risco de sumir do nosso planeta. Isso acontece em grande parte por sua adaptabilidade de habitat e seu exímio ato de caça. Onde o lobo habita é dele o posto de caçador mais exímio por uma série de fatores. Esta espécie de lobo pode chegar aos incríveis sessenta e cinco quilômetros de corrida quando está em meio a uma perseguição por seu alimento. Mas normalmente, quando em outras situações, percorrem distâncias a uma velocidade muito mais baixa, de em média dez quilômetros por hora.

As patas do lobo cinzento também são especialmente preparadas para uma boa caçada e são adaptadas para caminharem, ou melhor, correrem sobre uma série de superfícies distintas mas principalmente sobre a neve. Isso porque há vasos sanguíneos nas patas que os permitem caminhar sobre neve sem sofrer os danos das baixas temperaturas.

As patas da frente deste animal possui garras maiores que as das patas traseiras, certamente para garantir que o bote será certeiro. Nas patas da frente contam concomitantemente com um quinto dedo, ausente nas patas traseiras.

Lobo Cinzento
Lobo Cinzento

Outra característica é que o lobo cinzento possui duas camadas diferentes de pelo, uma que como o seu nome sugere é sempre cinza, e uma de pelos superiores. Cada uma destas camadas tem a sua função e a mais importante é a da segunda camada que é um isolante para este animal. Assim como a camada de subpelos é cinza a de pelos pode variar significativamente entre branco, preto, vermelho e marrom.

Com bons resultados na caça e uma reprodução farta, estaria assim explicado como este animal se mantêm longe da extinção, mas além disso, a sua capacidade de adaptação de habitat contribui igualmente de maneira significativa. Dentre os habitats deste animal, podemos citar os desertos, as regiões montanhosas, as florestas temperadas e até mesmo áreas urbanizadas a depender das circunstâncias. Mas não se engane, ao contrário do cão doméstico, seu parente mais próximo, é resistente a presença humana.

Características Físicas Do Lobo Cinzento

O lobo cinzento tem um porte significativo, pode chegar aos dois metros de comprimento do focinho a cauda. E do chão até o seu ombro temos a altura de cerca de noventa e cinco centímetros. Quanto ao peso deste animal temos boas variáveis. A depender da sua localização geográfica o lobo cinzento apresenta um peso completamente diferente.

Para que você tenha ideia, lobos cinzentos europeus são os maiores entre os demais podendo chegar aos quarenta quilos. O lobo cinzento norte americano é o segundo maior com seus trinta e cinco quilos. Os árabes e os indianos ao que tudo indica são os menores exemplares da espécie com seus apenas vinte e cinco quilos.

Embora não seja comum, há registros de lobos desta espécie muito maiores do que os que temos atualmente. O maior lobo cinzento do Alasca morreu em 1939 com setenta e sete quilos, o que dá mais do que o dobro dos lobos da espécie encontrados agora no continente americano. Já o maior lobo cinzento da história foi morto durante a Segunda Guerra Mundial e pesava mais de oitenta e cinco quilos.

Relação De Dependência Total E A Curiosa Recompensa

A relação entre mamãe lobo e seus filhotes é de total dependência. Anteriormente neste post colocamos que a gestação do lobo cinzento é farta e de fato a mesma é. A gestação ou desenvolvimento dos filhotes no interior da mamãe lobo dura cerca de dois meses e ela pode dar a luz ao total máximo de seis. Podemos dizer que seis seria a ninhada média ou mais comum nesta espécie, mas há registros de fêmeas de lobo cinzento que deram a luz a dezessete filhotes. Os filhotes desta espécie nascem surdos e cegos, totalmente dependentes da mãe que os cuida por volta de três anos. Nos primeiros meses os filhotes ficam em tocas protegidas e posteriormente começam a fazer as suas primeiras explorações ao lado da mãe.

E nesta relação de mãe e filhote temos uma curiosa característica, caso o filhote não siga os ensinamentos passados pela mamãe lobo o mesmo não come, a comida é uma recompensa para aqueles que a obedecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.