Home / Informações / Tudo Sobre Cachalote: Nome Cientifico, Tamanho

Tudo Sobre Cachalote: Nome Cientifico, Tamanho

Apenas pela ordem a qual esse animal faz parte já nos faz desenhar a sua magnitude, isso quando pensamos em tamanho. A baleia cachalote é da ordem dos cetáceos. Por cetáceos temos um grupo de cerca de oitenta e cinco espécies diferentes e aquáticas (majoritariamente de água salgada). A palavra cetáceo vem do grego ketos que significa nada mais nada menos do que grande mostro marinho ou baleia.

Cachalote Seria O Rei Dos Mares?

Quando pensamos em o rei da floresta nos lembramos imediatamente do leão com sua magnitude e com o seu poder de caça implacável. Quando pensamos em o rei dos mares, naturalmente é comum nos lembrarmos do tubarão. Mas se considerarmos o tamanho, e a força, os tubarões não chegam nem perto das cachalotes.

Cachalote
Cachalote

As baleias desta espécie são animais fascinantes e de porte surreal. A cachalote de nome científico Physeter macrophalus pode, quando adulto, atingir os quase vinte e um metros de comprimento (o macho que apresenta um porte maior do que a fêmea fica com mais ou menos vinte metros e meio de comprimento), podendo pesar incríveis cinquenta e sete toneladas. Se fossemos colocar em escala, uma cachalote tem o peso de cerca de 720 pessoas com média de peso de oitenta quilos cada.

Esta espécie é tida como a maior no grupo de espécies odontoceto, que corresponde as baleias e os golfinhos que possuem dentes, ou arcada dentária por assim dizer.

Como se o seu tamanho por si só já não impressionasse este mamífero consegue prender a respiração por pelo menos noventa minutos em baixo da água, podendo ainda mergulhar a uma profundidade de mil metros, isso mesmo, essa baleia pode mergulhar incríveis um quilômetro.

Ainda filhote a cachalote apresenta um tamanho significativo, ao nascer este animal pode facilmente atingir quatro metros de comprimento e pesar um tonelada.

Animais Grandes E Implacáveis

Apesar do seu porte esplendoroso a baleia cachalote apresenta um predador, a orca. Se pensarmos que a orca apresenta menos da metade do tamanho da cachalote seria difícil pensar em um ato de predação entre estes animais. Mas a orca possui um ataque fatal, isso porque quando tem um alvo desproporcionalmente maior acabam realizando o ataque em grupo, inviabilizando as chances de defesa do animal que será predado, neste caso a cachalote.

Apesar de possuir apenas um predador estes animais estão se recuperando da caça ilegal humana realizada principalmente no século XIX e XX. A caça massiva contra estes animais foi em busca da extração de um tipo de fluído encontrado na cavidade craniana deste animal (sobre este fluído há uma questão intrigante que contaremos a você logo em seguida). Esse fluído retirado era amplamente utilizado pela indústria para a produção de loções, cremes lubrificantes e outros cosméticos dos mais diversos.

A grande curiosidade sobre este fluído é que não se sabe ao certo qual a função deste composto para o animal e de acordo com a sua cor e textura por um determinado período de tempo acreditou-se que era esperma, aí o nome com o qual é mencionado até hoje, espermacete. A verdade todavia é que a sua função é desconhecida.

A Sua Alimentação É Proporcional? E O Seu Comportamento, Como É?

A cachalote é um animal carnívoro que se alimenta de uma infinidade de animais marinhos inimagináveis. Por exemplo, fazem parte do seu cardápio tubarões, raias, peixes e graças ao seus quatro estômagos e sua capacidade de mergulho lulas gigantes. Para que você tenha uma ideia as baleias desta espécie podem consumir lulas gigantes vivas. Não há muitas informações sobre a lula gigante, o pouco que se sabe garante que este animal é o segundo maior invertebrado do planeta, perdendo apenas para a lula colossal que a título de curiosidade possui os maiores olhos do reino animal, medindo cerca de trinta e cinco centímetros.

O Comportamento, A Reprodução E Outras Informações

As cachalotes são animais sedentários, isso quando pensamos na fêmea desta espécie, os machos por sua vez são mais ativos e vivem de grupo em grupo migrando de uma localidade para a outra. As fêmeas constituem um grupo de cerca de vinte indivíduos e são adeptas da criação comunitária dos filhotes em áreas tropicais e subtropicais. Nas regiões subtropicais habitualmente encontram-se machos e fêmeas que ainda não atingiram a vida adulta.

Cachalote Comportamento
Cachalote Comportamento

Os machos locomovem-se muitas vezes sozinhos e o objetivo é alcançar lugares com alta latitude. De um modo geral essa espécime de baleia é encontrada em alta profundidade em regiões de grande biodiversidade. Possivelmente essa preferência ocorra por conta de sua vasta alimentação que pode incluir uma série de animais aquáticos.

Resumidamente podemos dizer que as cachalotes vivem em dois grupos distintos e interligados. O grupo das fêmeas que compartilham a criação de seus filhotes e o grupo dos machos que se locomovem para se alimentarem e para o processo de reprodução.

Quando em período reprodutivo os machos migram para o Equador região onde habitualmente acasalam-se. A gestação é longa, cerca de catorze a dezesseis meses para que uma nova baleia cachalote venha ao mundo.

As Cachalotes Emitem Ondas Sonoras

Essa é uma questão extremamente curiosa em relação a estes animais. As baleias desta espécie emitem ondas sonoras que as auxiliam em sua localização. Você deve estar se perguntando agora como estas ondas se propagam embaixo do mar. Acertamos? As ondas são propagadas porque em todas as superfícies, seja de objetos inanimados como rochas e outros, quanto animais animados (a exemplo temos os animais marinhos) elas são refletidas. O que segundo estudos, permite que estes animais tracem um tipo de mapeamento sobre a região onde estão. Ainda segundo estudos não se tem certeza, mas especula-se que estas ondas que são emitidas pelas cachalotes podem ajudar em sua caça. Isso porque são ondas capazes de perturbar outros animais.

Uma questão que pode surgir agora diz respeito a como estas ondas não perturbam as próprias baleias. Essa é uma ótima questão a ser levantada. Lembra daquele fluido de função desconhecida chamado espermacete que comentamos no início? Acredita-se que ele seja o principal responsável pela proteção destes animais quanto às ondas sonoras, permitindo que “dirijam” de maneira eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *