Home / Informações / Tudo Sobre as Baleias: Respiração, Alimentação e Tamanho

Tudo Sobre as Baleias: Respiração, Alimentação e Tamanho

Os misticelos englobam 4 famílias e 6 gêneros de 14 espécies de baleias.

Baleia-azul

A maior de todas, desta subordem é a tão conhecida baleia-azul (Balaenoptera musculus), com comprimento que pode chegar a 25 e 30 metros, pesando 140 toneladas. Sua alimentação, ao contrário do que muitas lendas de marinheiros diziam, consiste em pequenos copépodos, anfípodos e krill (Euphausia superla). Suas principais características que a diferenciam dentre as outras, além do tamanho considerável, é apresentar uma nadadeira dorsal pequena, nadadeiras peitorais longas (1/7 do seu comprimento total), coloração azul-acinzentada com manchas claras, orifício respiratório alto, fino e protuberante e sua borrifada de água pode chegar a 10 metros de altura.

Baleia-azul
Baleia-azul

Baleia jubarte

Outra conhecida, apesar de não ser a segunda maior baleia, é a chamada Baleia jubarte (Megaptera novaeanglia) ou também conhecida como baleia-de-bossa. Identificada por sua característica única, apresentando nadadeiras peitorais grandes e presença de grandes tubérculos nas bordas anteriores de seus membros. Seu peso, quando adulto pode variar entre 30 a 40 toneladas e medir 16 metros de comprimento. Sua alimentação é baseada em invertebrados bentônicos e pequenos peixes pelágicos, porém quando se encontram no hemisfério sul, se alimentam principalmente dos conhecidos krill. Curiosamente seu borrifar é mais disperso e apresenta uma coloração escura.

Baleia jubarte
Baleia jubarte

Baleia-franca-austral

Temos a Baleia-franca-austral (Eubalaena australis) que apresenta como características a presença de calosidades na região da cabeça, que nos permite identificar cada indivíduo, devido a sua forma, número e tamanho serem diferentes em cada animal e também pela ausência da nadadeira dorsal. Possuem ainda orifícios respiratórios bem separados, possibilitando o borrifar em forma de “V”, característica está única da espécie. A baleias-franca pode alcançar 18 metros de comprimento e pesar entre 50 a 56 toneladas, em sua fase adulta. Sua alimentação é constituída de copépodos e krill.

Baleia-franca-austral
Baleia-franca-austral

Baleia-minke-antartíca

A menor baleia é a Baleia-minke-antartíca (Balaenoptera banerensis). Em sua fase adulta atinge meros 8 metros de comprimento e pesa entre 7,5 a 8,5 toneladas. Uma de suas características físicas é a presença de crista longitudinal na cabeça. Ela se alimenta de krill, copépodos e peixes. No geral elas nadam em grupos, mas é possível ver indivíduos sozinhos. Seu borrifo é pouco evidente, chegando a 2 metros de altura.

Baleia-minke-antartíca
Baleia-minke-antartíca

Baleia-fin

Além destas espécies citadas acima, podemos mencionar ainda, a Baleia-fin (Balenoptera physalus), que tem como característica a presença de cicatrizes únicas entre os indivíduos em sua nadadeira dorsal. Ela pode chegar em sua fase adulta a medir 21 metros de comprimento e pesar entre 50 e 90 toneladas. Alimentando-se exclusivamente de krill. Quando vem para superfície da água para respirar, o borrifo consegue chegar a 3 metros de altura e sua cauda quase nunca é vista.

Baleia-fin
Baleia-fin

Baleia-sei

A Baleia-sei (Balaenoptera borealis) com sua alimentação variada, é a terceira maior espécie entre os cetáceos, optando por peixes, lulas, krill, copépodos e outros invertebrados, podendo chegar a pesar, quando adulto, entre 20 e 40 toneladas e medir 16 metros de comprimento. Seu borrifo de água, quando chega a superfície, pode chegar a 3 metros de altura.

Baleia-sei
Baleia-sei

Baleia-de-bryde

Já a Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni), com sua cabeça larga e apresentando 3 cristas dorsais, pode chegar a 13 metros de comprimento e pesar, quando adulto, 17 a 20 toneladas. Seu filhote nasce pesando entre 700 a 900 quilos. Sua alimentação consiste em pequenos peixes pelágicos e crustáceos plantônicos. Quando alcança a superfície da água é possível visualizar suas três quilhas.

Baleia-de-bryde
Baleia-de-bryde

Curiosidades:

  1. Dados recordes registraram duas baleias azuis fêmeas em diferentes locais, uma medindo 33 metros de comprimento e outra, na antártica pesando incríveis 190 toneladas.

  1. A maturidade sexual das baleias-azuis só acontece aos 10 anos de idade

  2. O tempo de gestação vai de 11 a 12 meses, e o intervalo entre os nascimentos giram em torno de 2 a 3 anos.

  1. Uma característica da baleia jubarte, em relação a caça por alimento, é que elas costumam produzir pequenas bolhas de ar num movimento circular, objetivando concentrar uma maior quantidade de alimento e em seguida ingeri-lo de uma só vez.

Referências:

  1. http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-gdes_cetaceos_sirenios/livro_grandescetaceos_icmbio-web.pdf

  2. http://www.icmbio.gov.br/cma/images/stories/guia_ilustrado_de_identificacao_de_cetaceos_e_sirenios_do_brasil_icmbio_cma.pdf

  1. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/2396/2/9658355.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *