Home / Informações / Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Criar Um Canarinho

Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Criar Um Canarinho

Todo animal de estimação é uma aventura inebriante. E é claro que quando pensamos em adotar um para chamarmos de nosso precisamos levar em consideração alguns fatores importantes. Além de todo tempo dispensado com os cuidados básicos o pet demandará também de despesas básicas mensalmente que você precisará suprir. Este é apenas um dos pontos que você precisa levar em consideração antes de adotar um animal, seja ele qual for.

Animais De Estimação São Como Filhos

Quando algumas pessoas passam a tratar os seus animais de estimação como verdadeiros filhos alguns acabam achando isso um verdadeiro absurdo. Mas se você está pensando em ter um animal de estimação talvez seja melhor considerá-lo como um filho por alguns fatores.

Você será responsável por este animal, enquanto ele viver, deverá atender e suprir todas as suas necessidades durante toda a sua vida.

Serão custos com alimentação, e a depender da espécie, gastos com veterinário, banhos e correlatos.

Você está preparado para assumir esta responsabilidade?

E isso não vale apenas para gatos, cachorros ou coelhos, vale também para aves. Você será responsável por este animal e deve cuidar dele.

Pense Nos Custos

Ao contrário de um cachorro que pode chegar ao custo de quatrocentos reais por mês, (sim, isso mesmo), uma ave levando em consideração uma espécie popular como o canário, adulto, e sem problemas de saúde, o seu custo médio não chega nem mesmo a dez reais. Embora o preço médio seja atrativo, é importante que você saiba que imprevistos podem acontecer e o seu pequeno pode precisar de cuidados veterinários. Além do mais, além dos custos é preciso tempo e dedicação para cuidar de um animal de estimação para mantê-lo saudável.

Canarinho
Canarinho

Além Dos Custos…

Se você não tem espaço para ter um cachorro ou um gato, pode se dar muito bem na criação de uma ave. Apesar de não demandar de tanto espaço como estes outros animais precisam de cuidados especiais. Aqui você encontrará todas as informações para que o seu canário seja bem cuidado e exiba o seu lindo canto para você.

O canário é um animal exuberante, com canto impressionantemente lindo e pode ser criado como animal de estimação com certa facilidade.

Primeiros Passos

Se você está pensando em criar um canário ou acabou de adquirir o seu, a primeira coisa a ser feita deve ser o registro do animal junto ao órgão fiscalizador, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Assim como você tem uma certidão de nascimento o seu bichinho precisa de registro.

Felizmente, o registro pode ser feito pela internet de maneira rápida e facilitada.

Bom, agora que seu canarinho já está registrado, vamos às informações sobre os cuidados que você tem que ter com a espécie e quais são as suas necessidades. Mas antes, um breve histórico sobre a espécie. Os canários foram descobertos por volta do século dezesseis pelos italianos enquanto estes adentravam pelas Ilhas Canárias, Açores e Madeira.

Ao se impressionarem com o incrível e majestoso canto deste pássaro, resolveram levá-lo para o seu país. Foi a partir daí que o canário se tornaria uma das espécies mais conhecidas do mundo.

Curiosamente estes pássaros podem aprender a cantar e até imitar o canto de outras espécies, como o rouxinol, para isso basta apenas ser apresentado ao canto ou a melodia desejada.

Canarinho
Canarinho

Necessidades Básicas

Os canários, como comentamos, não são animais que demandam de muitos cuidados, ainda assim necessitam de atenção quanto as suas necessidades básicas. Dentre elas, temos a água filtrada que deve ser diariamente trocada, os bebedouros que devem ser automáticos o que evita que a água do pássaro fique em contato com as fezes, que podem favorecer a disseminação de vírus e bactérias que comprometerão a saúde do seu pet.

Quanto a alimentação, a mesma deve seguir os mesmos procedimentos quanto a qualidade, exigidos na água e nos bebedouros. Evite misturar vários alimentos diferentes em um mesmo comedouro.

Os alimentos devem ser oferecidos frescos e sempre em perfeita qualidade. A cada troca de alimento os comedouros devem ser adequadamente higienizados.

Alimentos Permitidos

Os canários podem ser alimentados com sementes, que inclusive, devem estar dispostas a vontade para o seu animalzinho.

Quanto as verduras, podem ser ofertados escarola, espinafre, couve, chicória e almeirão. Em hipótese alguma, dê alface. Alface pode ser fatal para o seu canarinho, desencadeando diarreia severa.

Quanto as frutas, as mais indicadas são a maçã e a laranja.

Canarinho
Canarinho

Disposição Da Gaiola, Higienização E Poleiros

As gaiolas devem ser dispostas de maneira assertiva, de modo que a ave não fique exposta as fortes correntes de vento que poderão levá-lo ao adoecimento. Ainda sobre a disposição das gaiolas, as mesmas devem estar em local com boa iluminação.

Quanto a higiene, as gaiolas devem ser higienizadas regularmente. Alguns tutores acabam colocando como forro da gaiola, papel jornal. O papel jornal é uma excelente ideia por sua propriedade absorvente. Mas neste caso a base deve ser semanalmente lavada.

A gaiola do seu animal deve possuir poleiros, sendo este um artigo fundamental para o pássaro. No caso dos poleiros eles devem ser higienizados e desinfetados a cada quinze dias. Não deixe mais do que isso porque podem favorecer a proliferação de micro-organismos como os piolhos.

Os pássaros, embora não seja uma prática de conhecimento da maioria de nós, tomam banho, e a banheira deve ser disposta pela manhã e retirada após o banho.

Por falarmos em banho, as aves também precisam de banho de sol. Coloque a gaiola ao ar livre, e deixe-os ao sol leve até às dez horas diariamente. Caso não tenha essa disponibilidade todos os dias, lembre-se de colocá-los ao sol ao menos duas vezes na semana.

Eu Acho Que Vi Um Gatinho…

Esta fala é tão célebre quanto o seu autor. Sabia que o Piu Piu, aquele pequeno e animado pássaro dos desenhos é um canarinho? Esta espécie possui uma certa notoriedade devido aos personagens que conhecemos que a representam. Além do Piu Piu temos o Canarinho Pistola,  mascote da seleção brasileira. Outra personagem, neste caso dos quadrinhos, da DC Comics, a Canário Preto que remete a está espécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *