Home / Informações / Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Hamster

Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Hamster

Você está procurando um hamster para ser o seu mais novo animal de estimação? Estes animais se popularizaram muito em nosso país principalmente a partir dos anos dois mil com o filme Hamtaro, onde os personagens eram hamsters que fugiram de suas gaiolas em busca de boas aventuras.

Apesar de terem ganhado notoriedade neste momento não são animais assim tão recentes.

Ao que tudo indica os hamsters foram domesticados por volta de mil novecentos e quarenta e desde então vem ganhando os lares ao redor do mundo.

Curiosamente a sua domesticação tinha como maior objetivo atender aqueles que não se identificavam para criação de um gato ou cachorro.

Se você é uma destas pessoas encontrará aqui tudo o que precisa saber para a criação do seu animal de estimação de modo a mantê-lo ativo e saudável.

Informações Preliminares Sobre A Criação De Hamsters

Os hamsters são animais totalmente solitários. O que seria para algumas espécies motivo de tristeza, os hamsters gostam e preferem serem criados sozinhos. Tanto é que podem não receber bem outro exemplar da mesma espécie quando inserido em seu território.

São animais de hábitos noturnos e costumeiramente durante o dia passam a maior parte do tempo dormindo ou cuidando de seus pelos.

Incrivelmente, apesar de seu porte tão inexpressivo, podem se tornar muito agressivos quando interrompidos durante este processo de limpeza e autocuidado.

Infelizmente não são animais com grande expectativa de vida, podendo viver em média, dois anos e meio.

Para que este período seja excelente para o seu pet e para que ele desfrute de boa saúde é fundamental que você faça as escolhas certas e isso demanda conhecimento.

Hamster de estimação
Hamster de estimação

Os Hamsters Vivem Em Gaiolas

Todo o animal de estimação demanda de um gasto para poder ser instalado adequadamente em nossa residência. No caso dos hamsters eles vivem em gaiolas e neste sentido é importantíssimo que a escolha seja assertiva.

A gaiola é o local onde o animal passará a maior parte do tempo e é o seu lar, assim sendo, é crucial que você a escolha bem.

Há no mercado desde as mais simples as mais rebuscadas que contemplam desde túneis a outros apetrechos que permitirão que o animal se exercite e possa brincar. Os custos variam muito de acordo com o estilo da gaiola.

Escolha uma bem espaçosa, gaiolas pequenas não permitem que você coloque dispositivos e/ou outros instrumentos para que o seu hamster possa se exercitar. A falta de espaço e de exercício poderão comprometer a saúde do seu pet. Quando suas necessidades não são atendidas estes pequenos tendem a ficar um tanto quanto irritados.

Uma dica que damos a você na criação do hamster é não deixá-los soltos. Alguns tutores acabam deixando os animais sendo criados soltos, mas essa prática não é indicada pelos seguintes fatores. Primeiro, quando soltos e sem supervisão estes animais podem se esconder em locais de difícil acesso, dentro de buracos minúsculos encontrados em eletrônicos, armários, e também atrás dos móveis. Outro problema quanto a deixar o hamster solto diz respeito ao seu hábito de roer. Eles podem facilmente destruir fios e cabos de seus eletrônicos e eletrodomésticos.

Como Falamos De Brinquedos…

Falamos anteriormente sobre brinquedos dispostos na gaiola, não é? Pode parecer um apetrecho dispensável, mas não no caso dos hamsters.

Os brinquedos fazem parte da vida e do desenvolvimento saudável de todo e qualquer animal, mas no caso dos hamsters acreditamos que exerce papel indispensável.

Um brinquedo chamado de gira-gira, que consiste em uma roda que se movimenta conforme o animal corre dentro dela é fundamental porque evita que a musculatura do animal se atrofie sem o movimento. Com o estímulo à prática desta atividade o seu animalzinho estimulará a musculatura e ainda evitará a obesidade.

Os hamsters assim como os porquinhos da Índia possuem dentes que não param de crescer em momento algum, por isso é preciso que você coloque a disposição do animal, mordedores ou brinquedos que possuam a função de desgastar os seus dentes.

Todos estes cuidados são cruciais para manter o seu pet saudável.

Hamster de estimação
Hamster de estimação

Saiba Que A Higiene É Importante

Assim como todo animal de estimação a sua higienização, a higiene do local onde estão instalados, é uma prática que o tutor deve estar ciente que precisará realizar de maneira constante.

Muitas vezes, na emoção de termos um determinado animal de estimação que gostamos, não pensamos em todas as suas necessidades e como essa adoção ou compra vai mudar a nossa rotina de maneira significativa.

A limpeza da gaiola e de todos os seus acessórios deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Esse cuidado evitará que você exponha o seu pequeno a germes e outros parasitas que podem rapidamente se proliferar em um local sujo.

Durante a higienização do seu espaço, você deve se ater a colocar o hamster em um outro local sob sua supervisão. Pode-se criar um chiqueirinho para o mesmo, especialmente para os dias de faxina.

O indicado quanto a limpeza da gaiola é a utilização de água, sabão e detergente neutro e não deixe nenhum resquício dos produtos utilizados para trás. Estes produtos podem causar reações alérgicas no seu animal e levá-lo direto ao veterinário.

Caso uma reação indesejada ocorra após a higienização, procure um médico veterinário de sua confiança para que o hamster possa ser avaliado.

Apesar de grave, este incidente não é comum de ocorrer.

Os comedouros e bebedouros devem passar por este mesmo rigoroso processo de limpeza, evitando a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nocivos.

A base da gaiola também deve ser regulamente trocada e deve ser composta de um material com capacidade de absorção. Você pode escolher entre serragem, jornal, dentre outros tipos de papéis.

Hamster de estimação
Hamster de estimação

Alimentação E Saúde Do Seu Hamster

Os hamsters se alimentam de frutas legumes e verduras, além de ração que compõe a base de sua alimentação.

Muitos criadores criam estes animais alimentando-os apenas com ração ou mix de grãos, mas isso não proporcionará ao animal uma alimentação saudável que é imprescindível para o mesmo. 

Caso a sua escolha de fruta não seja aprovada por seu pequeno hamster tire-a imediatamente para que a mesma não apodreça, proliferando vírus e bactérias.

Apesar de serem animais aparentemente frágeis não o são tanto assim, ou seja, dificilmente ficam doentes, mas infelizmente quando o ficam, podem rapidamente virem a óbito.

Por isso fique atento a qualquer eventual comportamento ou sintoma adverso em seu animal e leve-o imediatamente ao veterinário. Entretanto, não se preocupe demasiadamente, quando bem alimentados e com todas as suas necessidades supridas, raramente adoecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *