Home / Informações / Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Gato

Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Gato

Os gatos, assim como os cachorros e as aves, são os animais mais apreciados por nós seres humanos para termos como pet’s de estimação. Independentemente das preferências no que diz respeito as raças, é difícil encontrar que não goste de nenhum destes animais. Mas hoje falaremos especialmente dos felinos e tudo o que você precisa saber antes de decidir por adotar um.

Reforçamos aqui que sempre que possível opte por adotar um animal, você estará dando a ele a chance de ser feliz e de conquistar uma família. Muitas vezes este animal fora abandonado, vítima de uma gravidez irresponsável onde os tutores não fizeram a castração e posteriormente não sabiam o que fazer com seus filhotes adjacentes ou ainda é um animal que sempre estiveram na rua por falta de políticas públicas que visam a castração de animais errantes, o que só tende a aumentar a população.

Quando você decide por adotar um animal, você ajuda a diminuir o seu sofrimento e evita que este mesmo animal se reproduza nas ruas e leve este cenário para seus filhotes que venham a nascer.

Adotar Um Gato
Adotar Um Gato 

Emocional Versus Racional: Adoção De Um Gato

Aqui estamos falando especialmente do gato, mas parte de nossas dicas valem para a adoção de qualquer animal de estimação, gato ou não. A ideia de trazer um animal para casa é motivo de muita alegria e justamente por conta desta sensação de felicidade podemos ignorar etapas importantes e que podem fazer toda a diferença em relação a saúde e o bem estar do animal em nossa casa.

A primeira questão em relação a adquirir um animal de estimação é quanto a sua responsabilidade frente a este animal. Por exemplo, ele dependerá exclusivamente de você e você não poderá (ao menos não deveria) abandoná-lo a própria sorte futuramente. Ou seja, todas as suas necessidades deverão ser supridas por você.

Outra questão que gostaríamos de destacar em relação a este tópico inicial é quanto a estrutura da sua casa.

Adotar Um Gato
Adotar Um Gato

A mesma permite que você tenha um animal de estimação? Mesmo que o gato seja um animal livre é necessário tanto para o seu próprio bem quanto para dos outros moradores da residência que o felino tenha um espaço só dele onde poderá fazer as suas necessidades fisiológicas, onde poderá se alimentar e brincar.

Os gatos necessitam de quatro áreas em nossa casa. São elas: área de alimentação, de descanso e higiene pessoal, área para brincar, e sua caixa de areia.

Os potes de alimentação do animal devem ficar estrategicamente longe de sua caixa de areia uma vez que estes animais são sensíveis a cheiros. A caixa de areia, já que a mencionamos anteriormente é um tipo de santidade e deve ficar sempre em um mesmo local, de preferência ventilado. A zona onde deve ficar os brinquedos não é nem tanto para o seu gato mas para evitar que seus móveis sejam desfiados, rasgados ou arranhados. E esta inclusive deve ser uma preocupação sua quanto a adoção de um gato, a sua mobília poderá ficar danificada caso o animal não tenha outras opções onde pode brincar e suas roupas sempre terão pelos! Quanto a área de descanso e higiene, normalmente é o gato que escolhe e praticamente está sempre mudando ou não se restringe a um único local. É onde ele se sente a vontade para dormir e para se limpar.

Qual O Seu Tempo Para Ter Um Gato?

Esta é uma pergunta importante porque a depender do tempo que você pode dispensar ao animal você precisará decidir entre um gato adulto ou filhote. Muitos tutores acabam por optar por um gato filhote justamente porque se tratar de um animal mais ativo e brincalhão. Mas neste caso é preciso que você considere que um gato filhote terá mais dificuldade de adaptação a adoção, principalmente se ele estivera inicialmente com a mãe e ele também demandará de você mais tempo e também paciência para educá-lo e para brincar com ele. Lembre-se que gatos filhotes são hiperativos e você precisará de energia Lara acompanhá-lo.

Se escolher por um gato adulto, o processo de adaptação pode ser mais fácil. Além do mais o felino terá conhecimento de muitas de suas necessidades e você não precisará de tanto tempo para educá-lo e nem ele exigirá de você tempo demais com brincadeiras. Vale ressaltar aqui que embora pareçam menos ativos que os filhotes, gatos adultos são igualmente carinhosos e amáveis.

A Sua Família Deve Participar Do Processo De Adoção

Quando colocamos esta afirmação é por dois motivos em especial. O primeiro deles é para que você saiba que nenhum dos familiares que conviverá diretamente com o animal tem alergia quanto a seus pelos. A alergia a pelo de gato é um problema muito comum que afeta um percentual significativo de pessoas.

Mesmo que o contato com os pelos do felino cause sensações desagradáveis nem todos tem conhecimento deste quadro, por isso vá ao abrigo com os seus familiares para que eles tenham contato com os animais e percebam se há problemas quanto aos seus pelos.

Outro ponto é quanto a chegada do pet. A partir do momento em que o animal é esperado ele terá um ambiente saudável onde poderá ser amado por todos e plenamente se desenvolver de maneira saudável.

Apesar de terem a fama de não serem carinhosos, os gatos são animais amáveis e que necessitam igualmente de carinho, por isso é importante que todos estejam de acordo com a adoção.

Adotar Um Gato
Adotar Um Gato

Uma questão também significativa diz respeito as crianças, embora afetuosos, estes animais precisam de espaço e as crianças são as que mais comumente tem dificuldades em respeitar o espaço do felino. Por isso, converse com seus filhos para que eles brinquem com o gato mais saibam da mesma forma respeitá-lo, dando a ele a autonomia e a independência de que precisa.

A adaptação com outros pet’s faz igualmente parte deste processo familiar. A forma como o novo integrante é apresentado pode causar traumas na futura relação que será estabelecida entre os animais. Por isso é importante neste primeiro momento ter um cômodo apenas para o felino, introduzindo-o aos poucos no restante da casa. Inicialmente permita que os animais se cheirem mesmo que sem estarem se vendo, isso evitará reações agressivas quando de fato se encontrarem.

Não apresse este processo que pode ser longo, demorando mais de um mês.

O Que Eu Ainda Preciso Saber Sobre Ter Um Gato?

Assim com todo animal de estimação os gatos necessitam de acompanhamento veterinário, ou seja, levar um animal para casa trará gastos com consultas veterinárias regulares em que você terá de levar o felino para o acompanhamento de sua saúde como um todo. Além disso, é recomendado levar o pet assim que ele chegar a sua casa para um check-up completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *