Home / Informações / Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Coelho

Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Coelho

Coelhos são animais graciosos e sem dúvida alguma despertam o interesse de muitos de nós. Mas para a sua criação é necessário conhecimento sobre a espécie e suas necessidades e também particularidades. Se você está pensando em ter um coelho como animal de estimação nos podemos te ajudar como tudo o que você precisa previamente saber.

Animais De Estimação Não São Brinquedo

De olhos vermelhos e de pelos branquinhos, os coelhos são de fato animais muito fofos e que acabam despertando o interesse de muitos de nós, principalmente das crianças.

Infelizmente o número de coelhos abandonados ou que acabam vindo a óbito é muito alto porque as pessoas justamente não param para pensar sobre as necessidades destes animais e acabam adquirindo-os por impulso. Isso mesmo, a adoção ou compra por impulso ainda é muito comum, sobretudo na época da Páscoa, que como bem sabemos tem o coelho como símbolo desta época festiva.

Antes de adotar um animal de estimação é preciso cautela e conhecimento quanto as suas necessidades e particularidades de modo que nenhuma delas seja negligenciada em sua criação.

No mais, quando de fato um coelho é ideal para ser seu animal de estimação, são animais carinhosos e cheios de personalidade que vão animar todo e qualquer lar.

Coelho de estimação
Coelho de estimação

Gastos Com Animal De Estimação

Todo animal de estimação demanda custos. E esta deve ser a sua primeira preocupação na hora de adotar um animal. O coelho demandará de gastos, assim como um cachorro ou um gato, você está preparado para isso?

Você terá novas responsabilidades financeiras. O pet precisará além de alimentação, consultas ao veterinário e correlatos e você precisará fornecer tudo isso a ele.

Casa, Afeto E Interação

Os coelhos são animais muito afetuosos e sociáveis, mas a grande parte deles não gosta de ser segurado por seu tutor, e sua personalidade varia de indivíduo para indivíduo. Para saber se o escolhido por você é mais afetuoso e carinhoso converse com o vendedor ou responsável pelo abrigo. Ele poderá fornecer todas as informações sobre o comportamento do seu novo animalzinho.

Como comentamos inicialmente, os coelhos são animais muito sociáveis e precisam de contato humano para se manterem ativos e saudáveis, desta maneira, a sua casinha deve ser disposta em um local dentro na residência onde o mesmo possa ao mesmo tempo, relaxar quanto interagir e se sentir cercado de pessoas que o amam.

O local onde o mesmo será instalado deve ser muito bem escolhido, tão como deve ser amplo para que o animal possa se exercitar, prática que deve ser regular. Afinal, a atividade física não é benéfica apenas para nós, mas para nossos animais de estimação também.

Coelho de estimação
Coelho de estimação

Cuidados Na Instalação Em Casa

Alguns tutores optam por deixar o animal de estimação solto em casa. Não indicamos que o coelho fique totalmente solto, por uma questão de segurança para ele mesmo. Mas caso você ache a gaiola muito limitante, você pode efetivamente deixá-lo solto, mas para isso é preciso que você se certifique de que atenderá as medidas de segurança para o bem-estar do seu pet.

Estes animais são curiosos e muito ativos, podendo tocar, mastigar e destruir qualquer coisa. Por isso verifique se não está deixando a disposição do animal, artigos pequenos, frágeis ou de valor ao seu alcance.

Nem mesmo deixe nada que possa colocar o coelho em risco, como cabos conectados a rede elétrica e correlatos.

O mais indicado, tanto para garantir a sua segurança quanto a do seu animal é manter o mesmo na gaiola ou no cercadinho mesclado com períodos soltos sob supervisão em local controlado.

Coelhos Entediados Sinal De Dor De Cabeça

Coelhos são animais muito ativos e cheios de energia. Caso o seu animal venha a se  sentir entediado você tera muita dor de cabeça. Isso mesmo, coelhos entendidos podem aprontar horrores. Por isso certifique de dispor em seu ambiente, brinquedos específicos para a espécie que distraiam e divirtam-no em sua casinha.

Nas lojas de petshop você encontrará as mais diferentes opções para você, mas também é possível criar brinquedos realmente interessantes com coisas que temos em casa. Independente do custo, ou de como foi feito, certifique-se que o seu animal de estimação estará bem servido de brinquedos e apetrechos que o prendam a atenção.

Coelho de estimação
Coelho de estimação

Alimentação Adequada

Deixamos para abordar mais abaixo este tópico, mas o mesmo é igualmente importante. Para que o seu animal possa se desenvolver ativamente e de maneira saudável é necessário que você atenda a todas as suas necessidades nutricionais e para isso é necessário conhecer as necessidades nutricionais de cada etapa de sua vida. Caso tenha dúvidas, consulte um profissional de sua confiança para mais informações.

Basicamente, a alimentação destes animais é composta por fibras advindas do feno, que deve estar disponível diariamente durante todo o dia para o seu pet. Desta maneira, certifique-se de que ninguém na residência tem alergia a feno. Não é uma alergia comum, mas nunca se sabe, e todo cuidado é imprescindível.

Interação Com Outros Animais De Estimação E Informações Importantes

Os coelhos são animais destinados aqueles que não possuem outros animais de estimação como cães e gatos. Isso porque não são muito sociáveis as outras espécies. Interagem bem com outros coelhos e seres humanos, mas animais predadores como cães não são os seus companheiros preferidos, o que pode deixar o animal totalmente estressado. Gatos podem estabelecer uma relação com o coelho, mas ainda assim não será nada fácil.

Coelhos vivem por cerca de doze anos aproximadamente por isso ao optar por adotar ou comprar um, saiba do compromisso que você está assumindo, sendo responsável por este animal enquanto ele viver.

Certifique-se que está pronto para toda essa responsabilidade. Ainda sobre o quesito responsabilidade, estes animais precisam em média, de três a quatro horas de cuidados diários, entre higienização, alimentação e brincadeiras. Você terá este tempo diário para o seu animalzinho?

Uma informação importante é quanto ao consumo de água. Os coelhos consomem aproximadamente cento e trinta a cento e cinquenta milímetros de água por quilo corporal diariamente. Deixe a disposição do animal um pote com muita água fresca para que ele possa se refrescar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *