Home / Informações / Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Cachorro

Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Um Cachorro

O cachorro é o melhor amigo do homem. Não diferentemente é o animal mais escolhido para ser criado como pet de estimação por muitas pessoas. Pensando nisso resolvemos escrever um post para você que está pensando em adotar um cachorro, com tudo o que você precisa saber antes da compra ou adoção.

Nós sempre recomendamos que você faça a adoção de um animal sempre que possível, ao invés comprá-lo, isso porque há no Brasil mais de trinta milhões de animais abandonados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Então se você pode, opte pela adoção, você estará dando a este animal uma nova chance de ser amado e de ter uma família.

Adotar Um Cachorro
Adotar Um Cachorro 

Questões Iniciais Para Quem Deseja Tem Um Cachorro

Se você decidiu por adotar/comprar um cachorro como animal de estimação saiba que você será muito feliz com a escolha, mas que também deverá ser responsável, uma vez que este animal dependerá exclusivamente de você para o atendimento de todas as suas necessidades. Será que você contempla todos os requisitos para adotar um animal e tê-lo como seu companheiro?

Separamos abaixo algumas perguntas que você precisa fazer para si mesmo da maneira mais sincera possível a fim de identificar se de fato você poderá oferecer tudo que o animal precisa para se desenvolver de maneira plena e saudável.

Antes de irmos efetivamente para as questões é necessário que, caso você não more sozinho, se a sua família aprova a adoção. Por mais entusiasmada que você esteja para que o animal chegue e se instale em sua casa, é fundamental que a sua família esteja de acordo com esta adoção para que a chegada do animal não cause transtornos e brigas. O que ao longo do tempo tornará o local ruim para o desenvolvimento saudável do seu pupilo.

Emoção Falando Mais Alto?

Se você não tem um animal de estimação, neste caso um cachorro, mas conhece alguém que tem e acaba criando uma relação próxima com o pet pode acabar sendo contagiado com a vontade de adotar um para chamar de seu. Isso é totalmente normal, uma vez que são animais brincalhões, ativos e muito carinhosos, mas é preciso que você considere algumas coisas nesta decisão.

Ao adotar um cachorro é fundamental que você esteja disposto a cuidar dele ao longo de toda a sua vida e não apenas enquanto este desejo inicial estiver em alta. Você nunca poderá relaxar nos cuidados com o seu cachorro visto que eles nunca serão totalmente independentes e eles dependerão de você para sempre. Você está disposto a este compromisso pelos próximos quinze anos, que é a expectativa média de vida de um cachorro?

Adotar Um Cachorro
Adotar Um Cachorro

Eu Tenho Dinheiro Para Os Custos De Que Necessita Um Cachorro?

Se você respondeu sim a última pergunta colocada por nós, vamos para a próxima. Você tem condições, inicialmente financeiras, para suprir todas as necessidades do seu pet? Um cachorro independentemente da raça tem custos fixos que precisam ser supridos, dentre eles temos os gastos com a sua alimentação (a ração é o alimento que fornecerá ao seu pet todos os nutrientes que ele precisará para se desenvolver e desta forma, não poderá ser qualquer uma), a vacinação, a castração, gastos para a compra de medicamentos (caso seja necessário), custos com consultas médicas (caso o animal venha a precisar de acompanhamento médico hospitalar) e gastos com banho e tosa (caso você não possa atender a esta necessidade pessoalmente).

Você Sabe Que Haverá Mudanças Com A Chegada Do Cachorro?

Você sabe que haverá mudanças na dinâmica da casa com a chegada de um cachorro, não é mesmo? Este tópico é importante principalmente para aquelas pessoas neuróticas por limpeza e organização. A sua casa nunca mais será a mesma após a chegada do pet, e é melhor que você esteja preparada para que o ambiente se torne um pouco diferente do que você está habitualmente acostumada para evitar situações de estresse posteriores. Desta maneira, pense em como você se sentiria com a dinâmica de funcionamento e arrumação de sua casa se ela simplesmente ruísse? É uma pergunta difícil, mas lembre-se, um cãozinho traz uma alegria inimaginável para seus tutores.

Por falarmos em mudanças, você está preparada para o trabalho extra durante as viagens? Quando você for sair de férias com a família é necessário um planejamento prévio sobre quem cuidará do animal durante este período. Para isso existem profissionais que podem tanto hospedar o pet quanto visitá-lo, alimentá-lo e brincar com ele durante a sua ausência. Caso você tenha um amigo ou parente que pode fazer este trabalho para você durante a viagem será ideal, uma vez que o custo deste serviço é caro.

Adotar Um Cachorro
Adotar Um Cachorro

Qual O Seu Perfil?

Você precisa responder essa questão com sinceridade. Você é uma pessoa mais ativa e saudável ou sedentária que gosta de passar boas horas em frente à tevê? Caso você seja mais ativo será fundamental escolher um animal com este perfil, assim a química e o entrosamento entre vocês será fácil e poderão desfrutar de bons momentos juntos. Da mesma forma, se você é mais tranquilo e não comumente sai para caminhar ou gasta muita energia com atividades desportivas, é recomendado escolher um animal com perfil mais calmo e tranquilo que sem dúvida amará passar bons momento contigo igualmente.

Adulto Ou Filhote? Sabe Qual Escolher?

É claro que a maioria acaba preferindo adotar um cão filhote, mas antes de tomar essa decisão considere o que vamos dizer. Embora de fato um cão filhote seja mais ativo, brincalhão e cheio de energia, ele demandará de você mais tempo e paciência para educá-lo e também para socializá-lo. Outra questão é que ao adotar um animal ainda filhote você não tem muita noção quanto o seu porte e principalmente sobre o seu temperamento futuro. Se você optar por um animal adulto poderá visualizar o porte real do animal, qual o seu temperamento, e claro, não vai precisar ensiná-lo determinadas coisas que são aprendidas com a idade.

Desta maneira, se você não tem tempo, nem paciência para educar um cão filhote não opte por um na hora da adoção. Sem contar que um filhote vai mais facilmente causar estragos em seus chinelos e sapatos, problema que tende a diminuir com o passar dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *