Home / Informações / Tubarão Branco: Curiosidades, Nome Científico e Fotos

Tubarão Branco: Curiosidades, Nome Científico e Fotos

O Tubarão Branco é mais conhecido por seu papel no filme Tubarão. Este tubarão é conhecido como o mais perigoso do oceano, o que é um fato verdadeiro. Mas a imagem sedenta de sangue desta criatura magnífica é principalmente sonhada nos filmes e nas classificações televisivas. Na realidade, os ataques do Branco são extremamente raros, mesmo quando as pessoas nadam muito perto deles. Carregando o nome cientifico de Carcharodon carcharias, o Tubarão Branco é muito temido e possui muitas peculiaridades, confira:

Esta é verdadeiramente uma criatura incrível e um dos predadores mais avançados do reino animal. Eles parecem assustadores, são muito poderosos, têm excepcional velocidade e manobrabilidade e são caçadores experientes. Não admira que Hollywood retrate tubarões como inimigos! Eu acho que você poderia dizer, um grande tubarão branco é o rei de todos os tubarões. E, em geral, é uma das criaturas mais antigas e adaptáveis ​​da Terra.

O nome tubarão-branco vem de seus lados ventrais brancos como a neve, porém os lados dorsais de seus corpos não são brancos. De fato, a coloração das porções superiores dos Grandes Brancos geralmente é cinza para que se misturem com o fundo do mar; no entanto, elas também podem ser azul escuro, marrom ou preto. Os grandes tubarões brancos têm a forma típica de torpedo, ajudando-os com habilidades de natação eficientes; essas habilidades excepcionais de natação são aumentadas apenas com suas caudas poderosas, que podem impulsioná-las através da água a velocidades de 24 km/h! É incrível que esses peixes sejam ótimos nadadores, considerando o quão pesados ​​eles são; somente o fígado pode absorver 24% do peso corporal. Esses tubarões maciços e elegantes têm a capacidade de sair da água sem nenhum problema. 

Tubarão Branco
Tubarão Branco 

Rebentando o mito sobre os grandes ataques de tubarão branco

Grandes ataques de tubarão branco são extremamente raros, mesmo quando os seres humanos estão nadando nas proximidades. Os seres humanos não são especificamente alvejados por tubarões e isso inclui o Grande Branco. No mar Mediterrâneo, por exemplo, houve apenas 31 ataques confirmados contra seres humanos nos últimos dois séculos, a maioria não fatal. Eles simplesmente não estão interessados ​​em nós.

Por que os ataques acontecem

Primeiro de tudo, quase nunca é um “ataque” contra seres humanos. Os tubarões, como outros peixes, exibem um comportamento chamado mordida de teste. Basicamente, eles estavam interessados ​​no que viram e pensaram que você poderia ser uma fonte de alimento. Após uma mordida inicial em um ser humano, os tubarões quase nunca voltam novamente. É por isso que as mortes por mordidas de tubarão são tão raras (a maioria das mortes é causada devido à perda de sangue de uma mordida de teste inicial).

Mas às vezes, em ocasiões extremamente raras, os tubarões atacam um humano. Acredita-se que isso só acontece quando o tubarão pensa que sua silhueta é uma presa. Mas, novamente, quando o tubarão descobre que você é uma pessoa e não uma presa, eles rapidamente recuam.

Simplesmente temos ossos demais para um tubarão digerir e eles preferem animais grandes e gordurosos como focas.

Finalmente, os tubarões por natureza não são muito territoriais. Assim, mesmo quando você estiver nadando muito próximo, eles o deixarão em paz. O maior problema quando as pessoas vêem um tubarão é entrar em pânico. Espirrar na água faz com que você pareça um animal ferido (lembra-se das “mordidas de teste” de que estávamos falando?). Se você permanecer calmo e nadar lentamente, é provável que eles nem notem você.

Tamanho de um grande branco

O Grande Tubarão Branco é um dos maiores tubarões do oceano. Medir até 6,5 metros (mais de 21 pés) não é incomum. O maior Tubarão Branco já medido tinha mais de 7 metros de comprimento (23 pés). E pegue isso, eles podem pesar 2 ou até 3 toneladas métricas (mais de 6.500 libras)! Esse é um peixe grande! As fêmeas são geralmente mais longas que os machos.

Grandes dentes brancos

Os grandes tubarões brancos são famosos por seus dentes. Muitas vezes, quando se pensa em um grande branco, suas bocas grandes e centenas de dentes enormes e afiados são as primeiras imagens que vêm à mente. Acredite ou não, esses tubarões têm várias fileiras que podem suportar até aproximadamente 300 dentes serrilhados (irregulares) na boca ao mesmo tempo. De fato, os Grandes Brancos podem perder até 1.000 dentes em uma vida útil! Esses fatores tornam tão fácil entender por que a maioria está absolutamente e completamente aterrorizada com esses predadores incríveis.

Tubarão Branco
Tubarão Branco

Sentido de olfato

Os outros recursos do Tubarão Branco são tão impressionantes e úteis quanto a boca. O olfato deles é tão inacreditavelmente agudo que eles têm a capacidade de cheirar uma única gota de sangue em 100 litros de água. Não apenas isso, mas os grandes tubarões brancos podem sentir sangue na água a até 5 km de distância! O olfato deste tubarão é quase irreal. Você pensaria que isso foi mais do que suficiente para ajudar o Grande Tubarão Branco a encontrar e demolir presas, mas não, há mais. Eles também podem detectar campos eletromagnéticos gerados por animais.

Protetor ocular

Os animais que se tornam vítimas do Grande Branco não são conhecidos por simplesmente desistir e morrer; eles lutam por suas vidas. Portanto, não é incomum encontrar cicatrizes e arranhões nos focinhos de muitos grandes brancos. Felizmente para os tubarões, eles têm outro mecanismo relacionado aos seus olhos que ajuda a protegê-los de presas lutando, ou qualquer outra coisa que possa prejudicá-los. Esses tubarões podem realmente revirar os olhos, impedindo assim que as partes mais vitais do olho sejam arranhadas. Quão legal é isso!

Idade Média De Um Grande Branco

A maioria dos grandes brancos pode viver até 30 anos. Mas ainda há um pouco de mistério em torno do crescimento, desenvolvimento e comportamentos sociais, bem como a forma como os filhotes são criados (se eles são “criados”, isso é).

Descendência

A reprodução do Grande Branco continua sendo um mistério gigante. Não sabemos muito sobre seus hábitos de acasalamento e, até recentemente, nunca podíamos observar um nascimento real. Aqui está o que sabemos…

Esses tubarões são vivíparos, o que significa que os ovos evoluem no útero até o nascimento. O período de gravidez é de cerca de 11 meses e o nascimento é na primavera ou no verão. Existe um fenômeno de canibalismo que ocorre no útero. Sim, você leu certo. Os filhotes maiores matam e se alimentam dos subdesenvolvidos. Mesmo no ventre eles estão caçando!

Habitat

Embora os grandes tubarões brancos adorem as áreas costeiras de todos os oceanos de todo o mundo, eles normalmente vivem nos arredores das águas costeiras. Às vezes, eles se desviam para o fundo do oceano e são encontrados em profundidades de 1000 metros (3.280 pés) ou mais! Mas a temperatura preferida da água é de 15 ° C a 24 ° C (59 ° F a 75 ° F); portanto, na maioria das vezes eles permanecem em águas rasas e próximas à superfície.

Tubarão Branco
Tubarão Branco

Comportamento de Caça

Os grandes tubarões brancos são caçadores muito inteligentes. Geralmente, eles usam estratégias específicas para capturar suas presas, como surpreender suas presas por baixo. De longe, sua presa preferida são as focas. Mas eles também parecem gostar de leões-marinhos, algumas espécies de golfinhos (principalmente Humpback Dolphins) e selecionar espécies de baleias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *