Certamente quando a maioria das pessoas que não têm conhecimento sobre o assunto que é tema do texto pensam em primatas, logo vem à cabeça animais que já foram extintos e atualmente são meros fósseis. Mas não é exatamente assim.
Apesar de alguns primatas atualmente existirem somente como registros fósseis e já terem sido extintos há milhões de anos, também há as muitas espécies de primatas, (mais de quatrocentas), ainda vivas e entre elas, estão os dedutíveis macacos, gorilas, chipanzés, entre diversos grupos, espécies, subespécies e até hibridações, ou seja, basicamente o cruzamento de uma espécie com outra, criando uma outra, como exemplo temos os geladas e os babuínos sagrados, no caso dos primatas, através da convivência no seu habitat natural, vivendo de forma selvagem, e também estamos nós, os homo sapiens sapiens.

Os Primatas Quem São Eles?
A classificação dos primatas na biologia é uma ordem e todos nós, como seres humanos que também somos primatas, somos mamíferos.
Os ancestrais aos primatas são os arborícolas, ou seja, animais que vivem em árvores, como as imagináveis aves e pássaros e como tal, algumas espécies de primatas ainda tem a característica de serem parcialmente arborícolas, como as espécies que usam a braquiação, ou seja, que se penduram, escalam e saltam de galho em galho das árvores com seus braços flexíveis e adaptáveis.

Ainda sobre seu modo de locomoção, curiosamente nós humanos somos os únicos primatas bípedes, ou seja, que caminham com os dois membros posteriores, desta forma, somos também o único que desenvolvemos a coluna ereta. Entre os primatas, há também o quadrupelismo, portanto, animais que se movem com os quatro membros, mais especificamente a nodopedalia, que é o movimento com o peso do corpo nos membros anteriores, com intercalada e apoio dos membros posteriores. Nós somos a única espécie de primatas que habitamos o continente todo, as outras espécies são habitantes de florestas tropicais e subtropicais da América, África e Ásia. Podem viver de forma solitária, em casal ou em grupos de centenas, geralmente são sociáveis e hierárquicos.
Curiosamente macacos classificados como do novo mundo, são monogâmicos e os machos, além da fêmea, quando reproduzem, exercem seu papel de paterno, dando os cuidados e proteção necessária ao seu filhote, já os machos de algumas espécies de macacos classificadas como do velho mundo, não.
Primatas: O que Os Classificam?
Os primatas possuem diversos portes, comportamentos e modo de vida, mas partilham algumas características em comum que outras espécies de animais ancestrais ainda não haviam desenvolvido, apesar de não necessariamente possuírem todas elas, entre elas estão o cérebro maior e mais desenvolvido, a capacidade de articulação do ombro, o que permite ao comportamento citado no texto de se locomover pelos braços nas árvores, polegar opositor, unhas e impressão digital nos pés e nas mãos, capacidade de visão em cores e mais aguçada, ao mesmo tempo em que têm o olfato menos desenvolvido, o que refletiu na diminuição e achatamento do focinho, também têm a sensibilidade do tato aguçado.

Como a maioria dos outros animais, possuem forte dimorfismo sexual, ou seja, possibilidade de identificação do sexo somente por padrão e diferença de aparência física entre eles, ainda sobre a sexualidade, a maturidade sexual e a capacidade de se reproduzir dos primatas demora a chegar comparado aos outros animais e quando reproduzem, geralmente quando em raras exceções geram somente um filhote em uma gestação demorada. Em compensação, a expectativa de vida também é maior.
Como mamíferos que são, os dois sexos possuem glândulas mamárias, mas diferente dos outros grupos, somente duas e os machos possuem o pênis pendular com os testículos em bolsa escrotal.
A Mais Antiga Espécie De Primata
Com quatorze espécies extintas e registros fósseis, o plesiadapis certamente está entre as menores espécies e é o mais antigo primata. Viveu cerca de sessenta milhões de anos atrás, habitava regiões da América do Norte e da Europa e possuíam garras que permitiam a sua escalada em árvores além de habitarem concomitantemente o solo. Sua alimentação era compatível com o seu habitat, a base de frutas e folhas, tanto direto da árvore quanto as que caiam no solo. Possuíam os olhos nas laterais na face e uma cauda fina e comprida.
A Menor Espécie Vai Te Surpreender
De nome científico, microcebus berthae, é nomeado como lêmure rato de madame berthe ou lêmure rato de berthe. Seu nome tem origem em homenagem a Berthe, secretaria geral do GERP, em tradução (Grupo de Estudos e de Pesquisa de Primatas), de Madagascar. Ele certamente é o menor dos menores, pois além de ser o menor entre as espécies dos primatas lêmures rato, é considerado o menor dos primatas, para nos aproximarmos mais e termos noção, mede somente cerca de nove centímetros e pesa aproximadamente somente trinta gramas. Habitam somente a muito bem representada região em animação sobre animais, Madagascar. Entretanto infelizmente atualmente a espécie está em ameaça de crescimento da produção agrícola e extinção por motivo de desmatamento do seu habitat natural.
Já A Maior Espécie
De nome científico, gorilla beringei, seu nome é gorila do Oriente e pertence a duas subespécies, a gorilla beringei graueri, ou gorila de grauer com milhares de indivíduos e a gorilla beringei beringei, ou gorila das montanhas com bem menos animais, apenas centenas.
O segundo tem o pelo preto mais claro, com a região do peito pelada e pele mais escura, já o primeiro tem o pelo preto mais escuro, com a região da barriga, costas e partes das pernas peladas e pele mais clara, sua cabeça é mais oval e seus dentes para fora, a mostra. Atualmente tem o posto de maior primata ainda vivo, podendo chegar a pesar duzentos e vinte quilos e medir mais de um metro e oitenta.
Habitam as florestas da Republica Democrática do Congo, Uganda e Ruanda. Seu comportamento é sociável, convivendo em grupos de cerca de quarenta gorilas, em que são hierárquicos, com um macho, algumas fêmeas e filhotes. Como característica comum de primata, é herbívoro e também se alimenta basicamente de frutos, frutas e folhas providos da caça.