Home / Informações / Tipos de Pintassilgos: Principais Espécies

Tipos de Pintassilgos: Principais Espécies

É muito difícil diferenciar os filhotes dos adultos, as fêmeas dos machos e as espécies de pintassilgos, que são muitas, através dos seus cantos parecidos, mas entre suas penagens bem variadas é mais fácil de fazer essa diferenciação.

Suas espécies e algumas de suas características: O Pintassilgo Comum, ele se alimenta basicamente de grãos. Durante a alimentação dos filhotes caça também insetos, os filhotes apresentam a asa idêntica a do adulto, o restante do corpo mais pardo, tem um belo canto melodioso.

-Pintassilgo de cabeça preta, também conhecido como pintassilgo mineiro e pintasilva, as fêmeas são de um amarelo mais pardo, os filhotes machos já apresentam pintas pretas na cabeça. Durante a primavera ele pode ser observado cantando no alto das árvores, antenas, postes e telhados, no inverno se agrega frequentemente em bandos.

Pintassilgo de Cabeça Preta
Pintassilgo de Cabeça Preta

-Pintassilgo Americano, também conhecido como Pintassilgo Oriental e Canário Selvagem, as fêmeas têm uma plumagem amarela acastanhada mate que se torna mais realçada no verão.

Pintassilgo Americano
Pintassilgo Americano

Pintassilgo Pinheiro, é um pássaro norte americano, a fêmea é semelhante ao macho mas com menos amarelo nas asas e na calda.

Pintassilgo Pinheiro
Pintassilgo Pinheiro

-Parecido com o Pintassilgo da cabeça preta, o Pintassilgo do Nordeste, é conhecido também como Coroinha, Pintasilva, Pintassilgo baiano e Pintasilvio. É fácil identificar a fêmea porque ela não possui o preto na cabeça, os filhotes machos também já apresentam pintas pretas na cabeça.

Pintassilgo do Nordeste
Pintassilgo do Nordeste

Pintassilgo da Venezuela, também conhecido como Pintassilgo Venezuelano e muito visto no Brasil entre os amantes de passarinhos como Tarim. As fêmeas não possuem a cabeça preta igual a do macho e sua cor predominante é cinzento acastanhado.

Pintassilgo da Venezuela
Pintassilgo da Venezuela

-Pintassilgo Capa Preta, pode ser encontrado nos Estados Unidos da América, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

Pintassilgo Capa Preta
Pintassilgo Capa Preta

-Pintassilgo de barriga amarela, presente na Costa Rica, Equador, Bolívia e Venezuela.

Pintassilgo de Barriga Amarela
Pintassilgo de Barriga Amarela

-Pintassilgo Negro, são encontrados na Argentina, Bolívia, Chile e Peru. Nos filhotes o preto é mais acinzentado e o amarelo é mais alaranjado.

Pintassilgo Português, que além de sua beleza, se destaca e encanta com seu belo canto.

Pintassilgo Negro
Pintassilgo Negro

Por fim, o Pintassilgo de gravata, o macho possui a cabeça e a garganta pretas, as asas e as caudas são pretas e amarelas, sua origem é Chilena e Argentina.

Pintassilgos No Brasil

No Brasil existem duas espécies e duas subespécies que são as mais comuns. Entre elas com algumas de suas características são parecidos com o Pintassilgo Mineiro. O Pintassilgo Goianinho, é um pintassilgo pequeno que mede cerca de dez centímetros. Possui um amarelo radiante no peito, as asas são pretas e amarelas. O que diferencia a fêmea do macho é o capuz, que a fêmea não possui mas o macho sim.

Outro pintassilgo bem comum aqui no Brasil já citado no texto com as suas características é o Pintassilgo Mineiro. O que o diferencia do primeiro citado é o amarelo, que é mais esverdeado e não tão radiante. Ainda em relação ao primeiro ele é maior, mede cerca de doze centímetros. Também possui a calda maior e tem a região da cabeça esbranquiçada, possui a mesma diferenciação entre fêmea e macho, a fêmea não possui o capuz.

E por último, outra espécie que usaremos para exemplificar aqui é o Pintassilgo Baianinho, também já citado no texto, com algumas de suas características. Mede cerca de dez centímetros, parecido com o Pintassilgo Mineiro, possui um amarelo bem vivo no peito. Em relação a esses dois anteriores pintassilgos citados, seu bico é mais claro, seu capuz só se estende até em cima dos olhos, quando abaixo dos olhos se trata do pintassilgo mestiço.

Mais Sobre os Pintassilgos

São da família dos fringilídeos e da subfamília dos carduelinae que inclui quatorze espécies. Os pintassilgos são aves de pequeno porte passeriformes, ou seja, como o nome já sugere, pássaros ou passarinhos.

A ordem dos pássaros é a maior entre as aves, cerca de seis mil espécies, mais da metade das espécies de aves existentes. Se alimentam de sementes. São distribuídos por todo o planeta, com exceção somente de Madagascar, Austrália, Antártida e Pacífico.

A família inclui além de pintassilgos, canários, que tem o maior número de espécies, tentilhões, pintarroxos, verdilhões, lugres, cruza-bicos, etc…  São de pequeno ou médio porte e possuem bicos fortes. Têm a características de construírem ninhos em árvores. Possuem o voo característico, voam num impulso que permite não só voar com as asas abertas mas fechadas também.

Cada um Com o Seu bico

A forma do bico dos pássaros varia de acordo com a sua alimentação, geralmente sua alimentação é baseada em sementes, frutos, pequenos e alguns outros animais como peixes, roedores e até mesmo filhotes de outras aves.

Aves que cantam possuem seringe, seu canto varia de acordo com a mesma. Entre as aves que cantam existem aves que cantam de forma esteriotipada e específica da sua espécie sem variação individual, nesse caso são determinados geneticamente, sem a necessidade de aprendizagem comportamental através de um modelo, incrível, não?!

Algumas outras espécies podem apresentar diferença individual no seu canto, nesse caso o canto é fruto de aprendizagem através de memorização visual-auditiva. Uma característica comum é o ouvido interno. O diformismo sexual, ou seja, a característica de diferenciar a fêmea do macho através das penas é muito comum nos pássaros. Participam de algumas famílias de  plantas dispersando semestre e pólen, também tem controle sobre insetos e pragas em plantios pelo seu hábito insetívoro.

Espécies de Pintassilgo
Espécies de Pintassilgo

O Acasalamento e os Seus Filhotes

As fêmeas cantam também para atrair parceiros e os machos para atrair as fêmeas e para defender o território de outros machos. Ainda sobre os casais de pássaros, a maioria das espécies são monogâmicas, permanecendo com um único parceiro(a) durante todo o período de acasalamento. Todavia há também espécies poligâmicas, em que o macho dominante acasala com várias fêmeas.

Após o acasalamento, entre as espécies de aves, o pássaro é de certo a ave que possui o ninho mais engenhoso, geralmente com galhos recolhidos  do chão, têm formato de cesta ou taça. No nascimento, os filhotes são cegos e pelados, não possuem penas. Nesse período são completamente dependentes dos pais. Recebem o alimento esticando o pescoço e abrindo o bico sem paciência alguma quando estão com fome esperando o alimento direto do bico dos pais. Tem como característica comum serem protetores, o cuidado parental e defesa da prole em relação a outros animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *