Home / Informações / Tigre Malaio: Características E Habitat

Tigre Malaio: Características E Habitat

Quando falamos em felinos o mais próximo de nós são os gatos com sua personalidade muitas vezes comparada a de um cachorro por serem distintos, havendo até uma certa competição entre os dois pelas suas diferenças, assim como as personalidades de seus tutores que tem um ou o outro como favorito ou como escolha de animal de estimação.

Estes pequenos felinos já mostram um pouco desta família na classificação biológica. Alguns são mais tranquilos(principalmente em relação ao seu instinto de caça), para a felicidade de seus tutores que não lidam muito bem com a morte de outro bichinho, outros fazem jus ao seu instinto selvagem, caçador, predador e carnívoro e não deixam de caçar suas presas mesmo com seus alimentos preferidos sempre oferecidos todos os dias e ainda fazem questão de mostrar sua caça aos seus tutores, como se fôssemos reis ou rainhas da selva e eles os aprendizes.

Outra característica que define muito bem esta família é a territorialidade, mais uma vez podemos usar de exemplo o gato por ser o felino mais próximo de nós, quem nunca se deparou com o cheiro forte de urina de gato pelo carro ou por cantos específicos da casa como quem quer dizer de quem é aquele espaço? Mas neste caso também há os gatinhos de personalidade mais tranquila que não chegam a praticar tal ato também tão instintivo, mas quanto ao felino protagonista deste texto não podemos falar o mesmo. Sua personalidade não se diversifica tanto quanto a dos pequenos felinos, os gatos, mas eles têm um padrão de personalidade e comportamento peculiar para sobreviverem na vida selvagem.

Tigre Malaio 
Tigre Malaio

Tigre Malaio Remete A…Malásia!

Como seu próprio nome já diz, tigre malaio, são oriundos e habitam as selvas da Malásia, onde por tal motivo são símbolos do país, seja do seu folclore cultural, dos times de futebol, das empresas e até mesmo da polícia, neste caso remetendo a toda a sua força e bravura. Também é conhecido como tigre de Malaca, pelo mesmo motivo da nomeação anterior mais conhecida, ou seja, por habitar a Península de Malaca. Mais especificamente, estas regiões são pertencentes a Ásia. Nestes locais, seu habitat são preferencialmente onde conseguem se camuflar para o maior sucesso de suas caçadas e para se proteger de seus predadores.

Terceiro Maior Carnívoro Do Mundo

Comparando aos menores felinos mais uma vez, se você já se dói pela morte de um pássaro, imagina a caça de um felino gigante destes. Suas presas são compatíveis ao porte do predador, não deixando a desejar nesta luta, eles são os javalis, os porcos selvagens, os bovinos, os caprinos, búfalos, cervos, rinocerontes, elefantes, ursos, dentre outros.

Um fato que nos faz ponderar esta realidade um tanto cruel para nós que não somos mamíferos carnívoros, é que o tigre malaio pode passar até duas semanas sem comer, mas em compensação quando se alimentam, podem chegar a ingerir até trinta e quatro quilos de carne de uma só vez, o que os fazem ganhar o posto de terceiro maior carnívoro do mundo, atrás somente de duas espécies de urso, o popular urso polar e o menos conhecido, o urso Kodiak.

Neste caso quando comparados aos ursos, os tigres malaio são mais conhecidos profundamente, quando falamos em tigres, geralmente as pessoas conhecem sobre a sua alimentação carnívora, já quando falamos em ursos, geralmente as pessoas associam a um símbolo fofo, como um animal que não faria mal a nenhum outro, pois então fica dado o conhecimento de que os dois maiores carnívoros do mundo são espécies de ursos. Vivendo em cativeiro, os tigres malaio são alimentados com cerca de três a seis quilos de carne por dia.

E Os Outros Tigres?

Esta quantidade de alimento é necessária para manter o seu porte, que quando saudável, os machos atingem o comprimento de até um metro e quarenta e pesam até cento e trinta quilos e as fêmeas medem até dois metros de comprimento e pesam até noventa quilos.

Com um visível dimorfismo sexual, é possível identificar o seu sexo através do seu porte. Difícil mesmo é identificar a sua espécie dentre as sobreviventes pelas suas semelhanças. São todas parecidas, seja no porte, no dimorfismo sexual, nas cores, portanto, nas principais características que nos fazem identificar a sua espécie.

O tigre que mais se distingue entre eles é o de bengala, especificamente um, o da cor branca, isto mesmo, não todos, mas alguns tigres de bengalas podem nascer com esta peculiar característica. Todavia há uma desvantagem para o felino desta espécie com esta cor, junto com ela vem a sua menor expectativa de vida comparado ao tigre de bengala com a cor alaranjada comum de todas as espécies.

Fora o tigre malaio e o tigre de bengala, há outras quatro espécies de tigres sobreviventes atualmente, elas são, o tigre siberiano, o tigre da Indochina, o tigre do sul da china e o tigre de Sumatra, este último nos fazendo lembrar das espécies de primatas específicas desta rica região infelizmente ameaçada, não só para os animais mas consequentemente para toda a natureza, devido à produção do óleo de palma.

Um Pouco Mais Sobre A Linhagem Do Tigre Malaio

Atualmente, acreditamos que como o esperado para a maioria de vocês, o tigre malaio também está em risco de extinção, criticamente, com uma média de somente seiscentos a oitocentos sobreviventes na natureza.

Infelizmente, algumas espécies passaram desta classificação para finalmente extintas, elas são, o tigre do Cáspio, o tigre de Bali e o tigre de Java. O principal motivo desta classificação são os mesmos de sempre, a destruição do seu habitat e a sua caça para consumo de sua carne e sua pele por humanos, ou até mesmo por puro prazer de poder sobre este gigante carnívoro, o que pode parecer ancestral mas que nós vemos nos noticiários como forma de denúncia por falta de justiça aplicada aos animais até os dias atuais. Curiosamente, seus parentes sobreviventes mais próximos atualmente são os leopardos, os leões e as onças pintadas, que deixam a sua genética próxima clara através das suas aparências e até mesmo comportamento, no caso do último animal por exemplo, têm o mesmo hábito do tigre malaio de nadar e caçar sob as águas de rios, lagoa e lagoas, de onde habitualmente caçam algumas espécies de animais ou simplesmente se refrescam do calor, hábito não tão comum para a maioria dos felinos, mais uma vez, quem tem gato sabe bem do que estamos falando.

 

Dúvidas dos Leitores – Portal dos Animais Responde:

Qual o tamanho e peso do Tigre Malaio? O Tigre Siberiano, em termos de porte e pesagem, é maior que o Malaio?

O Tigre Malaio tem em média 2,4 metros de comprimento, 0,88 metros de altura e pode pesar até 130 kgs. O Tigre Siberiano (maior e mais pesado que o Malaio), pode ultrapassar os 3,5 metros de comprimento, 1,2 metros de altura e os 300 kgs.

2 comentários

  1. Primeiramente parabéns pelo Site!! Muito bem organizado, e matérias incríveis!

    Agora uma dúvida na verdade! O Tigre Siberiano, em termos de porte e pesagem, é maior que o Malaio, não?

    • Bom dia Wesley, agradecemos muito o elogio, esperamos que volte mais vezes para acompanhar.

      Sobre sua dúvida:
      O Tigre Malaio tem em média 2,4 metros de comprimento, 0,88 metros de altura e pode pesar até 130 kgs. O Tigre Siberiano (maior e mais pesado que o Malaio), pode ultrapassar os 3,5 metros de comprimento, 1,2 metros de altura e os 300 kgs.

      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *