Um animal fofinho e peludo, o texugo (Meles meles) – da família mustelídeos – é um bicho de porte médio, do tipo carnívoro e é facilmente reconhecido por seu focinho longo e um rosto em cores de preto e branco.
Características do Texugo
O indivíduo possui uma cabeça larga e num formato triangular, um corpo forte, com uma cauda pequena. Mede em torno de 80 centímetros de comprimento e pode chegar a pesar 15 quilos.
Tem pernas curtas, mas fortes, principalmente as da parte da frente. Detém 5 dedos com garras fortes, curvadas e não retráteis, perfeitas para escavação.
Seu focinho se mexe de forma rápida e, por essa característica física – um nariz longo – que ele consegue cavar e fuçar em tocas sem problemas.
A cor de seus pelos varia do cinza escuro para o preto. As pernas e barriga são pretas, já a cabeça, ponta da orelha e da cauda são brancas com uma listra grossa também negra.
Na primavera, ele perde parte de seus pelos. Aliás, estes são conhecidos por serem macios e por causa disso são usados na fabricação de pincéis – inclusive de barba – e escovas.
É considerado uma espécie antiga. Muitos acreditam que ele habita o planeta terra há milhões de anos. Tem uma subespécie muito importante que mora na Península Ibérica, até Pireneus.

Comportamento
Possui hábitos noturnos e, por causa disso, sua visão não é das melhores. Por outro lado, tem uma audição bem desenvolvida, assim como o olfato, o que facilita sua sobrevivência, já que ele mora em tocas.
Por sair no crepúsculo, é muito difícil vê-lo durante o dia. Tem habilidades de nado e consegue subir em árvores. Mas a sua maior aptidão é a corrida.
Quando se sente ameaçado, emite uivos.
É do tipo sociável, por isso chega a viver em grupos com outros 2 ou até 15 indivíduos, sendo a maioria adultos. Já foi visto com cerca de 24 bichos, convivendo na mesma toca, de grandes proporções.
Aliás, sua moradia, a câmera principal, pode ter até quatro metros de altura, dutos de ventilação para entrada de ar, banheiro, berço – para o filhotes – e até saída de emergência, para casos de inundação ou outro tipo de perigo.
Normalmente as fêmeas permanecem por mais tempo dentro deste local, e geralmente residem naquela que nasceram, por toda a sua vida.
Gostam de brincar uns com os outros e também se ajudam na hora de limpar seus corpos.
Habitat
O texugo prefere residir em regiões com altas montanhas, florestas com vegetação e pastagem, e locais semiáridos onde ele pode encontrar comida.
Em geral, é encontrado por toda a Europa, menos no norte da Escandinávia e na Rússia. Além de algumas ilhas do Mediterrâneo, como Certa.
Alimentação do texugo
Ele se alimenta, principalmente, de insetos, minhocas e frutas. Mas, por ser um bicho onívoro, ele também pode consumir – caçar – pequenos répteis, abelhas, carniça, vegetais, milho e invertebrados.
Reprodução
Apesar de todas as fêmeas acasalarem com o macho dominante, somente a parceira principal dará luz aos seus filhotes.
Esse processo acontece entre a primavera e o verão, com a cópula durando por volta de 1 hora e 20 minutos.
A gestação se estende por cerca de 65 dias e, cada ninhada, é composta de 2 a 6 filhotes. Estes nascem com os corpos cobertos de pelos brancos e a cabeça negra. Eles irão se alimentar com leite materno pelos próximos 3 meses. Neste meio tempo, a mãe quase não deixa a toca, já que ela é a responsável pelos bebês.
Qualquer que seja o período de acasalamento, as crias sempre irão nascer no começo do ano, isso porque o ovo fecundado só é implantado no útero da fêmea de 3 a 10 meses após a relação.
Movimentos
Como dito, tem hábitos noturnos e por isso só sai da sua toca um pouco antes do pôr sol. Quando deixa o local, analisa bem ao redor por meio do seu olfato e, se por um acaso, sentir qualquer cheiro estranho, retorna para sua casa. Quando está ao ar livre, o texugo costuma ficar próximo a seu lar, onde brinca com os filhotes, parte importante do processo de aprendizagem dos bebês, como caça e fuga dos predadores.
Possui território de 0,3 a 1,5 quilômetro quadrados.
Curiosidades
- Apesar de ser conhecido por causa dos pelos pretos e brancos, pode existir animais albinos, avermelhados e melânicos.
- Na Inglaterra, o texugo pode chegar a 18 quilos, para os machos e 11 para as fêmeas. Já na Espanha e em Portugal eles não chegam a passar dos 10 quilos.
- A caça do animal foi proibida em 1986, pelo menos em Portugal.
- Não está ameaçado de extinção, mas corre alguns riscos, como destruição do habitat e morte por atropelamento.
- Costuma marcar um ao outro, se esfregando na região anal. É como eles se reconhecem.
- Pode passar 10 horas fora da toca, caminhando por longas distâncias, durante a noite, e voltando ao amanhecer.
- Existem registros que os texugos enterram seus mortos. Sepultando-os dentro das trocas ou em buracos cavados por eles mesmos.
- Pode viver perto dos humanos, mas por ter hábitos noturnos é difícil observá-lo.
- É comparado com o gambá, guaxinim e/ou marmota.
- O continente que possui o maior número desses indivíduos é a Ásia.
- O termo texugo, na verdade, é usado para nomear uma variedade de animais que pertencem à mesma família.
- Sua mandíbula tem movimentos limitados, ele quase não consegue mover o local de um lado ou outro, ou abrir e fechar.
- Por ter uma dieta variada, seu metabolismo tem habilidades de se adaptar aos diferentes alimentos que come.
- Além de cavar para construir sua toca, ele também faz isso em busca de animais escondidos, como coelhos, camundongos e esquilos.
- Gosta bastante de mel.
- A toca é uma construção que leva gerações. Começa apenas com um quarto e vai se estendendo com o passar dos anos e das crias. Aliás, algumas possuem mais de 30 entradas e é usada por mais de 20 indivíduos.
- É um bicho feroz, que faz de tudo para proteger sua cria.