Home / Informações / Tartaruga: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Uma

Tartaruga: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Adotar Uma

Está pensando em aderir à criação de uma tartaruga como pet? Embora seja um animal que aparentemente não demande tantos cuidados como um cachorro ou gato, saiba que estes animais precisam de cuidados especiais e por conta disso não são indicados a todas as pessoas, mas não se preocupe, nós reunimos aqui tudo o que você precisa saber antes de adotar ou adquirir uma tartaruga.

Tartarugas, Cágados E Jabutis: Animais Exóticos

Que a maioria de nós gosta de animais e que certamente tem um pet de estimação isso não é novidade alguma para ninguém. A questão aqui é que nem todas as pessoas gostam de animais comuns como gatos ou cachorros. Algumas pessoas recorrem à criação de animais de estimação exóticos e neste sentido haja criatividade para inovar. Há aqueles que partem para a criação de répteis (como as tartarugas), aves e invertebrados. Hoje falaremos um pouco das tartarugas.

Adotar uma Tartaruga
Adotar uma Tartaruga

O grupo das tartarugas que biologicamente recebe o nome de Quelônios é divido em três grupos diferentes. São eles: as tartarugas-verdadeiras, por assim dizer, os cágados e os jabutis. São animais muito similares que apresentam diferenças por vezes morfológicas e também de habitat.

As verdadeiras tartarugas são animais marinhos ou aquáticos, podendo estar presentes tanto em água salgada quanto em água doce. Os cágados são semiaquáticos e são mais próximos das tartarugas se comparado ao jabuti. As principais diferenças, entretanto, estão na altura do casco (que no caso do cágado é mais baixo que o da tartaruga), e na mobilidade do pescoço enquanto o animal o recolhe para dentro de seu casco. As tartarugas não o dobram lateralmente, o que o cágado acaba fazendo durante o processo. Os cágados também possuem membranas em seus dedos.

Os jabutis por sua vez são animais totalmente terrestres e odeiam água, mas em relação ao movimento de dobrar o pescoço lateralmente quando o recolhem para dentro do casco o fazem igualmente como as tartarugas.

A Criação De Tartarugas No Brasil

Se você está pensando em adquirir uma tartaruga, jabuti ou cágado para criação como pet de estimação em nosso país, vale destacarmos que no Brasil a criação é regulamentada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e que você não poderá, com autorização, criar uma tartaruga-verdadeira. Segundo o Ibama, apenas estão autorizados para criação doméstica algumas espécies de cágados e jabutis. Ainda assim é fundamental que você consulte os órgãos responsáveis em sua cidade ou estado uma vez que em determinadas localidades do país (como em São Paulo, por exemplo) a criação do jabuti não é regulamentada, sendo inclusive proibida.

Por isso na hora da compra tenha estas informações e certifique-se de comprar em uma loja especializada, evitando patrocinar o tráfego de animais, prática que infelizmente é muito comum. Depois da compra lembre-se de guardar a nota fiscal que é um meio de garantir a procedência do animal e como o mesmo chegou até você.

Adotar uma Tartaruga
Adotar uma Tartaruga

Saiba Que Você Precisará De Tempo E Dinheiro

Embora aparente não ser um animal de manutenção difícil e que demande custos muito expressivos de seus tutores, os cágados e jabutis demandam de muita atenção, tempo e energia de seus donos, além claro do fator econômico que também pode inviabilizar a sua criação para algumas pessoas. Isso porque veja bem, para que o animal possa se desenvolver de maneira saudável e natural é fundamental que o seu terrário seja muito similar ao seu habitat natural.

Para a criação destes animais em cativeiro, como pets de estimação, é importante que o seu espaço seja muito similar ao seu habitat na natureza.

Apesar de haver uma crença de que o jabuti, por exemplo, pode ser criado em qualquer jardim, isso não é verdade, muito pelo contrário. Quando criado de modo que suas necessidades mais básicas não sejam atendidas o jabuti tende a desenvolver um casco totalmente irregular e que compromete os seus próprios movimentos e o funcionamento de seu metabolismo.

Vale ressaltarmos aqui que além de tempo, energia e recursos financeiros, é indispensável que o tutor de um cágado ou jabuti tenha conhecimento sobre as características naturais do animal e suas necessidades que devem ser supridas na criação em cativeiro.

Um Pouco De Suas Necessidades

Se você chegou até aqui é porque de fato está cogitando seriamente adotar ou adquirir um quelônio para criação e resolvemos neste tópico trazer um pouco das necessidades destes animais para que você saiba se poderá, ou não atendê-las integralmente. Preparado?

No caso da escolha pelo jabuti é necessário que o animal fique em um terrário disposto em local que receba luz diretamente. No mesmo terrário deve haver uma casinha para que o seu pet possa se alojar. Ainda sobre o local onde o mesmo estará, o solo deve ser áspero, podendo ser constituído de areia, grama ou terra firme. Essa exigência tem o objetivo de evitar que o animal force as suas patas em um solo escorregadio.

Se você está pensando onde poderá adquirir o seu terrário, recomendamos que procure em petshops ou lojas especializadas. Caso mesmo assim você encontre dificuldades em encontrar, pode recorrer à internet onde em sites como o Mercado Livre você poderá adquirir com o preço médio de duzentos a até quinhentos reais.

Adotar uma Tartaruga
Adotar uma Tartaruga

Se você optar por instalar o seu animal em local aberto é importante colocar uma limitação de espaço para que ele não fuja.

A higiene do local deve ser feita de maneira regular e as fezes do animal devem ser retiradas diariamente. Você como o mais novo tutor de um jabuti, lembre-se, de que estes animais não são aquáticos, portanto devem permanecer o mais longe possível de piscinas e correlatos.

Apesar de conviverem bem com outros animais de estimação e concomitantemente com seres humanos estes répteis são frágeis e não reagem bem a mordidas de cachorros, por exemplo. Fique atento quanto a ocorrência de acidentes deste tipo.

Os jabutis são animais onívoros e se alimentam de frutas e vegetais além de fontes animais para o suprimento de suas necessidades de proteínas. Tutores inexperientes, todavia podem comprar rações específicas para a espécie e costumeiramente ofertar um pouco de carne para o animal, sem tempero ou adição de sal. Nunca, em hipótese alguma, deve se dar leite ou derivados para o animal a fim de preservar a sua saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *