Home / Informações / Tartaruga de Padloper: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Tartaruga de Padloper: Curiosidades, Fotos, Habitat e Alimentação

Quando falamos em tartarugas, logo suas características vem a nossa cabeça. Casco duro, corpo razoavelmente grande, com uma tonalidade escura, movimentos lentos ao andar, etc. 

Bom, quase todas têm os mesmos traças, mas não quer dizer que a grande maioria detêm um tamanho mais alongado, e esses é o caso da tartaruga de Padloper. Na realidade, ela é considerada a menor do mundo. 

Ela mede entre 6 a 7 centímetros de comprimento, isso para os machos. As fêmeas chegam aos 10 cm. Ambos pesam de 100 a 165 gramas. 

Reprodução e alimentação

A espécie tem um rito de acasalamento bem diferente. Fêmeas e machos balançam suas cabeças para frente e para trás, como um tipo de dança. Este processo costuma acontecer na primavera, como a maioria das atividades das tartarugas. Na África do Sul isso vai de agosto a outubro, estação em que as chuvas são abundantes e as plantas e flores que ela consome aparecem novamente.

Tartaruga de Padloper
Tartaruga de Padloper

Curiosidades da tartaruga Padloper e outras espécies

  • Seu nome Padloper significa “andarilho”. Este remete diretamente ao seu habitat, a África do Sul e os longos e estreitos caminhos que percorre por lá. 
  • Ela também é chamada de tartaruga Padloper salpicado. 
  • Com esse tamanho, seria de se imaginar que ela é uma presa fácil, mas é justamente o contrário. Por ser pequena, ela consegue se apertar e esconder-se entre fendas de terrenos rochosos, fugindo dos seus caçadores. 
  • Por ser uma espécie há pouco descoberta e também estar próximo de entrar em extinção, muito pouco se sabe sobre ela, como sua distribuição e o número da sua população. 
  • Corre risco de sumir pois caçadores as capturam para vendê-las no mercado internacional. 
  • Existe uma espécie tão pequena quanto a salpicada. Ela se chama Padloper de Karoo e é alguns centímetros maior que esta outra. 
  • As tartarugas marinhas nadam a mais de 20 quilômetros por hora, mas isso é influenciado por sua temperatura. Em decorrência disso, no frio elas costumam ficar mais lentas. 
  • Tem os três sentidos – olfato, visão e audição – super desenvolvidos, além de conseguir se orientar muito bem. 
  • Seu período reprodutivo pode ser a cada um, dois ou três anos, isso varia conforme a espécie e seu ambiente. 
  • O acasalamento ocorre na água. A fêmea escolhe vários parceiros. A cópula pode durar várias horas. Sua fecundação é do tipo interna e a futura mamãe pode ser fecundada por vários parceiros. 
Tartaruga de Padloper
Tartaruga de Padloper
  • A média de ovos desse bicho é de 130. 
  • A maior Tartaruga é a alaúde. Esta consegue botar 100 ovos em 10 minutos. 
  • Em 2005 uma espécie marinha das ilhas de Galápagos foi considerada o animal vivo mais antigo do mundo, com seu nascimento estimado por volta de 1886. Harriet morreu em 2006, com 176 anos. Ela recebeu o apelido de “tartaruga de Darwin”, já que este estudou esse grupo em 1835. 
  • Dos 8 espécimes que vivem ao redor do mundo, 5 moram e se reproduzem no Brasil. 
  • O bicho corre grande risco de extinção. A cada mil bebês que vem ao mundo, apenas 2 sobrevivem. 
  • A Tartaruga-de-couro, moradora do litoral capixaba, chega aos 2 metros de comprimento e pesa 800 quilos. 
  • Esse animal já viajou para o espaço. Um casal foi enviado na sonda Zond 5 pelos russos. 
  • Provavelmente pouca gente sabe disso, mas ela solta uivos parecidos com o dos cães. Este só acontece durante o acasalamento ou quando se sente ameaçada.
  • Não cuidam dos seus filhotes. 
  • A expectativa de vida desse animal é de 80 anos, com a galápagos chegando aos 150. 
  • Algumas só começam acasalar com 50 anos de idade. 
  • O sexo os bebês da tartaruga marinha depende da temperatura da areia da praia. Quanto mais quente, mais fêmeas nascerão. O inverso dá origem a machos. 

As 7 menores tartarugas do mundo 

07 – Tartaruga-verde-oliva 

A Lepidochelys olivacea é chamada desta forma devido a sua coloração esverdeada, tanto da sua pele, quanto da sua carapaça. 

São encontradas principalmente em águas quentes, incluindo o oceano Pacífico, Índico e Atlântico Sul. 

Ela é uma das menores que existem no Brasil, pesando 60 quilos e tendo o mesmo número em centímetros de comprimento. 

Tartaruga-verde-oliva
Tartaruga-verde-oliva

É um indivíduo solitário, preferindo sempre nadar no oceano aberto. Ela migra por milhares de quilômetros todos os anos. Se reúnem uma vez por ano para nadarem até uma margem. É neste momento que as fêmeas vão até a praia para chocar e migram para as costas, em grande número. 

Seus ninhos costumam ficar espalhados em vários lugares do mundo, principalmente em praias tropicais e subtropicais. Quando precisam chegar até esses locais, as tartarugas usam o vento e a maré para lhes auxiliar.

A fêmea costuma botar até 100 ovos, podendo se reproduzir até 3 vezes por ano. Esse período acontece entre junho a dezembro. 

Ela se alimenta de criaturas vivas, como águas-vivas, caracóis, caranguejos e camarões, tendo assim uma dieta carnívora. 

06 – Tartaruga almiscarada comum 

Tartaruga almiscarada comum
Tartaruga almiscarada comum

A almiscarada também tem uma expectativa de vida de 50 anos. Chega aos 15 centímetros de envergadura e costuma ser comum como bicho de estimação. 

Existem cerca de quatro espécies de tartarugas almiscaradas: comum, cabeçuda, achatada e gárgula. 

05 – Tartaruga-pintada 

Tartaruga-pintada
Tartaruga-pintada

Esta é uma espécie semi-aquática. 

Tem um corpo coberto por manchas amarelas, que se espalham para pernas, pescoço, cabeça e concha. O restante do torso tem uma tonalidade preta. 

Também chega aos 15 cm. 

04 – Tartaruga mediterrânea

Tartaruga mediterrânea
Tartaruga mediterrânea

Este é igualmente um indivíduo muito comum entre os amantes de tartarugas. O único problema é que elas são propensas a algumas doenças. Chega a medir 14 centímetros. 

03 – Tartaruga de caixa 

Tartaruga de caixa
Tartaruga de caixa

Outro espécie muito comprado como animal de estimação. Apesar de ter uma medida de 15 cm, ela pode acabar crescendo um pouco mais, podendo chegar aos 20 cm. 

02 – Tartaruga de Reeve 

Tartaruga de Reeve
Tartaruga de Reeve

Nativa do Japão, China, Coréia e Taiwan. Ao contrário das suas primas que têm conchas circulares, esta tem uma carapaça retangular. 

Alcança os 5 centímetros de envergadura. 

01 – Tartaruga-da-lama-de-Adanson 

Tartaruga-da-lama-de-Adanson
Tartaruga-da-lama-de-Adanson

A lama mede 5 centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida é de 50 anos em cativeiro. 

Gosta de viver na América do Norte e em partes da África. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *