Home / Informações / Tartaruga Aligator: Nome Científico, Tamanho, Peso e Habitat

Tartaruga Aligator: Nome Científico, Tamanho, Peso e Habitat

A tartaruga jacaré (Macrochelys temminckii) é uma grande tartaruga de água doce nativa dos Estados Unidos. A espécie é nomeada em homenagem ao zoólogo holandês Coenraad Jacob Temminck. A tartaruga recebe esse nome comum das cristas de sua concha que lembram a pele áspera de um Jacaré. Quer saber todos os principais detalhes sobre essa tartaruga? Continue lendo que eu separei mais informações a seguir.

Tartaruga Aligator
Tartaruga Aligator

Descrição

A tartaruga-jacaré tem uma cabeça grande e uma concha grossa com três cristas que apresentam escamas grandes e pontiagudas. Por outro lado, a tartaruga comum (Chelydra serpentina ) tem uma casca mais lisa. As tartarugas quebradas têm cabeças fortes e robustas, mandíbulas poderosas e garras afiadas.

Embora as tartarugas-jacaré possam ser pretas, marrons ou verde-oliva, a maioria das tartarugas parece esverdeada por algas que crescem na carapaça. A tartaruga tem olhos dourados com um padrão radiante que ajuda na camuflagem .

Em média, as tartarugas-jacaré adultas variam de 35 a 81 cm (13,8 a 31,8 pol) de comprimento de carapaça e pesam entre 8,4 a 80 kg (19 a 176 lb). As fêmeas tendem a ser menores que os machos. As tartarugas jacarés machos podem ser muito grandes, chegando a 183 kg (403 lb). Das tartarugas de água doce, apenas algumas espécies asiáticas de casco macio atingem um tamanho comparável.

Distribuição

As tartarugas-jacaré se estabelecem nos rios, lagos e canais do centro-oeste ao sudeste dos Estados Unidos. Ele vive em bacias hidrográficas que acabam drenando para o Golfo do México. A tartaruga é encontrada ao norte, como Dakota do Sul, a oeste do Texas e a leste da Flórida e da Geórgia. As tartarugas-jacaré vivem quase exclusivamente na água. As fêmeas se aventuram na terra para pôr ovos.

Tartaruga Aligator Mordedora
Tartaruga Aligator Mordedora

Alimentação e Predadores

Tecnicamente, as tartarugas são onívoras . Mas, na maioria das vezes, as tartarugas-jacaré são predadores oportunistas . Sua dieta habitual inclui peixes, carcaças, moluscos, anfíbios, vermes, cobras, aves aquáticas, lagostins, mamíferos aquáticos e outras tartarugas. Eles também comem plantas aquáticas. Sabe-se que grandes tartarugas jacarés matam e comem jacarés americanos. Como outros répteis, eles se recusam a comer quando a temperatura é extremamente baixa ou quente, porque não conseguem digerir sua refeição.

Embora as tartarugas tendem a caçar à noite, elas podem atrair pequenas presas durante o dia usando suas línguas incomuns. A língua da tartaruga se assemelha a um verme rosa que se contorce.

Uma variedade de predadores pode comer ovos e filhotes de tartarugas, incluindo cobras, guaxinins, gambás, garças e corvos. Os humanos são o único predador significativo dos adultos.

Reprodução e Ciclo de Vida

As tartarugas jacarés se tornam sexualmente maduras por volta dos 12 anos de idade. Eles acasalam na primavera. Cerca de dois meses depois, a fêmea sai da água para construir um ninho e depositar entre 10 e 50 ovos. Ela seleciona um local de ninho perto da água, mas alto o suficiente ou longe o suficiente para proteger os ovos das inundações. Os filhotes emergem após 100 a 140 dias, no início do outono. Seu sexo é determinado pela temperatura de incubação.

Em cativeiro, a maioria das tartarugas vive entre 20 e 70 anos. No entanto, eles podem viver potencialmente até 200 anos.

Tartaruga Aligator Características
Tartaruga Aligator Características

Estado de conservação

A Lista Vermelha da IUCN classifica a tartaruga jacaré como uma espécie “vulnerável”. A tartaruga está listada no Apêndice III da CITES (Estados Unidos), com restrições à sua captura em vários estados dentro de sua faixa e à exportação. Kentucky, Illinois, Indiana e Missouri estão entre os estados em que a tartaruga é considerada ameaçada de extinção .

As ameaças incluem coleta para o comércio de animais de estimação, destruição de habitat, poluição, acúmulo de pesticidas e captura de sua carne. Embora ameaçada na natureza, a tartaruga também é mantida em cativeiro.

Os conservacionistas estão preocupados com a liberação de tartarugas em cativeiro fora do alcance natural da espécie, que pode causar invasão. Em 2013, uma tartaruga jacaré foi capturada e sacrificada em Oregon. Alguns estados proíbem manter jacarés agarrando tartarugas como animais de estimação .

Fatos interessantes sobre tartaruga-jacaré:

 

A tartaruga-jacaré pode atingir 26 polegadas de comprimento e 155 a 175 libras de peso. Os machos são maiores que as fêmeas.
A casca da tartaruga-jacaré pode ser de cor cinza, preta, marrom ou esverdeada. É frequentemente coberto de algas que fornecem camuflagem adicional em águas turvas.
A tartaruga-jacaré tem três cristas no lado dorsal da concha (chamada carapaça). A mesma característica morfológica é característica dos jacarés, daí o nome.
A tartaruga-jacaré tem cabeça grande, mandíbula forte tipo bico, pele escamosa e garras grandes. É semelhante em aparência com certas espécies de dinossauros banhados. A tartaruga-jacaré é uma espécie antiga. Existe no planeta há pelo menos 20 milhões de anos.
A tartaruga-jacaré tem um apêndice rosado e parecido com um verme na língua. Quando se move, age como bate para peixes.
Além dos peixes, a tartaruga-jacaré come vermes, lagostins, caracóis, sapos, cobras e vegetação aquática.
A tartaruga-jacaré caça ativamente durante a noite. Ele fica imóvel no fundo da água durante o dia e usa seu apêndice semelhante a um verme para atrair presas. A tartaruga jacaré pode passar até 40 minutos sob a água sem voltar à superfície para respirar.
Devido às suas grandes dimensões, as tartarugas-jacaré adultas não têm inimigos naturais. No entanto, seus ovos são frequentemente alvejados por guaxinins, peixes grandes e pássaros.
As tartarugas-jacaré passam quase toda a vida na água. As fêmeas deixam a água para depositar os ovos no chão. Os machos ocasionalmente se aquecem ao sol.
A época de acasalamento das tartarugas-jacaré ocorre durante a primavera.
As fêmeas depositam ovos em ninhos no chão, geralmente a uma distância segura (cerca de 60 metros) da água. Eles produzem 8 a 52 ovos que eclodem após um período de incubação de 3,5 a 4,5 meses.
A temperatura do ninho determina o sexo dos bebês. Temperaturas mais altas e mais baixas resultam no desenvolvimento das fêmeas. A temperatura média leva ao desenvolvimento dos machos.
A tartaruga-jacaré não mostra o cuidado dos pais. As tartarugas jovens parecem versões em miniatura de animais adultos e se cuidam desde o momento do nascimento.
As tartarugas-jacarés atingem a maturidade sexual com 11 a 13 anos de idade.
A tartaruga jacaré pode sobreviver de 20 a 70 anos em cativeiro.

Conclusão

O que você esperava sobre esse assunto? Gostou de saber mais a respeito das tartarugas Alligator ou como chamamos no território nacional” Tartarugas jacarés”? Continue expandindo conhecimento, compartilhe com os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *