Home / Informações / Stargazer: Peixe se Esconde na Areia, Veneno e Choque

Stargazer: Peixe se Esconde na Areia, Veneno e Choque

Características Gerais

O stargazer é um peixe ósseo que pertence à família Uranoscopidae. Pode ser descrito como uma espécie bentônica que prefere permanecer enterrada sob a areia ou lama, ou permanecer no chão do mar ou dos corpos oceânicos.

Quando se enterra na areia ou na lama, seus olhos e boca são as duas únicas partes visíveis, e é assim que recebe seu nome. A classificação científica deste peixe é a seguinte.

Classificação Científica

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Actinopterygii
  • Ordem: Perciformes
  • Família: Uranoscopidae
Stargazer Peixe
Stargazer Peixe

Características Físicas e Distribuição

O Stargazer possui duas famílias aparentadas, a Uranoscopidae (Stargazers elétricos) e a Dactyloscopidae (Stargazers arenosos), ambos da ordem Perciformes. Eles têm corpos afilados e cabeças grandes e pesadas. Suas bocas inclinam-se verticalmente, seus lábios são franzidos e seus olhos estão no topo da cabeça.

Os Stargazers elétricos compreendem cerca de 50 espécies encontradas em todo o mundo em mares quentes e temperados. Alguns destes peixes têm uma espinha grande em cada ombro, e alguns (Astroscopus) possuem órgãos elétricos no topo da cabeça. Os maiores membros da família pesam cerca de 9 kg em peso. Ele vive em águas rasas de mares e oceanos e é bastante comum no mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico.

Os Stargazers de areia totalizam cerca de 43 espécies e são encontrados nos trópicos do Novo Mundo, nos oceanos Atlântico e Pacífico. Eles são pequenos peixes, com cerca de 10 cm ou menos de comprimento.

Dieta

Ele come uma variedade de outros peixes e invertebrados, como caranguejos presentes na água do mar, enquanto esconde-se sob a areia e vigia sua presa. Sua cor do corpo também ajuda a camuflar com o ambiente.

Assim que encontra uma presa por perto, ela salta para cima para segurá-la. Outra técnica é usar o apêndice preso ao lábio inferior. Como parece um verme, o peixe treme para atrair a presa. Então a presa, pensando que se trata de um verme, move-se em direção a ele como uma isca e quando chega perto da boca do Stargazer, o peixe cria um vácuo e suga sua presa.

Reprodução

A época de reprodução é na primavera e no verão. O peixe põe pequenos ovos transparentes no fundo do mar. Mais tarde, os ovos flutuam para a superfície da água e eclodem em larvas. Eles permanecem no topo da água até atingir 12-15 milímetros de comprimento. Nesse estágio, eles podem nadar até o fundo da água, onde crescem em peixes adultos maduros.

Stargazer Peixe da Areia
Stargazer Peixe da Areia

Cuidados Especiais

As características físicas e adaptabilidade deste peixe são realmente excepcionais. Os Stargazers elétricos podem causar danos aos seres humanos com seus espinhos venenosos, que podem descarregar até 50 volts de eletricidade.

Os mergulhadores estão bastante familiarizados com esta espécie de peixe marinho e por seus ataques, particularmente nos mergulhadores noturnos. Se você estiver manuseando espécimes vivos desses peixes, deve fazê-lo com muito cuidado. Geralmente, se os humanos se aproximarem deste peixe, ele não causará nenhum dano a menos que seja perturbado.

Curiosidades

  • O peixe Stargazer é uma criatura venenosa. Dois grandes espinhos venenosos estão localizados em cada barbatana peitoral. Esses espinhos venenosos são capazes de produzir eletricidade e geram severos choques elétricos.
  • Os olhos minúsculos do peixe Stargazer estão localizados na parte superior do corpo e a boca grande está voltada para cima.
  • Existe uma projeção em forma de minhoca no final da mandíbula inferior. Enquanto a maioria dos peixes Stargazer têm barbatanas dorsais e anais, algumas delas não possuem barbatanas dorsais.
  • O peixe Stargazer come variedade de peixes e também outras criaturas como caranguejos que são encontrados na água do mar. Permanece enterrado sob a areia e vigia a presa. A cor do corpo deste peixe também ajuda a permanecer despercebida pela presa. Uma vez que a presa está muito perto, ela salta para cima e agarra a presa.
Stargazer Peixe Tóxico
Stargazer Peixe Tóxico
  • O peixe Stargazer se reproduz na primavera e no verão. O peixe fêmea põe ovos transparentes no fundo do mar e subsequentemente os ovos flutuam na superfície e eclodem em larvas. Até que eles tenham 12 a 15 mm de comprimento, eles permanecem no topo e depois nadam até o mar profundo, onde crescem e se tornam adultos.
  • Os mergulhadores noturnos são muito cautelosos com relação a este peixe, pois são atacados por este peixe. Aqueles que lidam com espécimes vivos de peixes Stargazer têm que lidar com eles com muito cuidado.
  • A menos que seja perturbado, o peixe Stargazer não prejudicará os seres humanos.
  • Quando o peixe Stargazer sentir a presa por perto, ele irá atordoar a presa aplicando uma descarga de eletricidade. Posteriormente, vai pegar a presa.
  • Pequenos peixes e crustáceos não podem escapar quando estão na vizinhança do peixe Stargazer. Eles podem rapidamente pegar a presa.
  • Embora seja muito difícil identificar o peixe Stargazer, ele também possui outro método de autodefesa. Assim como dá choque elétrico à sua presa, ela também ataca seu predador ao causar choque elétrico.
Peixe que se esconde na areia
Peixe que se esconde na areia
  • A costumeira extremidade posterior de um peixe com barbatanas e cauda e a enorme boca virada para cima e os olhos juntos fazem dela uma criatura de aspecto bizarro. Também é capaz de envenenar, dar choque e criar vácuo.
  • O peixe Stargazer permanece enterrado sob a areia para se esconder de suas presas e predadores. Ele se enterra sob a areia usando as grandes barbatanas laterais como pás.
  • Enquanto espera por uma presa, o peixe Stargazer não é exigente. Ele vai pegar todos os tipos de criaturas como lula, caranguejo e peixe.
  • Quando o peixe Stargazer quer sugar a presa em sua boca, ele age em grande velocidade. Usando sua boca enormemente grande, cria o vácuo e suga a presa para a boca.
  • O peixe Stargazer não é uma presa facilmente acessível para seus predadores. O órgão único localizado logo atrás de seus olhos produz 50 volts de eletricidade para atordoar o predador. Também é capaz de furar os predadores com um conjunto de espinhos venenosos.
  • A boca, as narinas e os olhos do peixe Stargazer são colocados em sua cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.