Home / Informações / Significado do Beija-flor

Significado do Beija-flor

Os beija-flores compreendem um grupo de aves pertencente à família Trochilidae, que apresenta atualmente 108 gêneros e 322 espécies descritas. Essas aves desenvolveram características únicas, como a presença de bicos estreitos e alongados, línguas extensíveis e a capacidade de realizar um voo flutuante, permitindo que as espécies explorem recursos de néctar.

O Significado Ecológico do Beija-flor

O beija-flor apresenta um papel importantíssimo na polinização de muitas espécies de plantas. Enquanto algumas plantas são polinizadas pelo vento ou se auto-polinizam, a grande maioria depende de espécies animais, como beija-flores, abelhas, borboletas e morcegos para transportar o pólen de uma planta para outra.

Ao procurar as flores e se alimentar do néctar, a maioria dos polinizadores oferece uma assistência à polinização por pura coincidência: quando um beija-flor insere seu bico em uma flor, os grãos de pólen fixam-se em seu bico e, ao visitar a próxima flor, o animal transfere os grãos de pólen. Caso as flores sejam da mesma espécie, ocorre a polinização.

As flores que atraem os beija-flores são normalmente vermelhas, podendo ser também de cor rosa, laranja ou outras cores vibrantes. Eles também preferem flores em forma de tubo ou trompete. Muitas espécies de plantas dependem de espécies de beija-flores para a polinização. Para algumas espécies, os beija-flores são seus únicos polinizadores. Somente no Brasil, os beija-flores polinizam cerca de 60 espécies de plantas diferentes.

Significado do Beija-flor
Significado do Beija-flor

Assim, o significado ecológico do beija-flor é imensurável e sua proteção é claramente necessária. Sabe-se que duas espécies de beija-flores estão extintas e existem nove espécies listadas como criticamente ameaçadas pela IUCN, 11 listadas como ameaçadas e nove listadas como vulneráveis. As principais ameaças às espécies de beija-flor são a perda, degradação e fragmentação do habitat.

O beija-flor é capaz de encontrar habitats para construção de ninhos e reprodução mesmo em paisagens modificadas por seres humanos. Algumas áreas desmatadas ainda podem produzir plantas com flores e algumas plantações podem sustentar os beija-flores. Os alimentadores artificiais e as flores de jardim permitiram o aumento das populações em algumas espécies norte-americanas.

O Significado Cultural do Beija-flor 

A visita de um beija-flor muitas vezes é interpretada como uma mensagem do mundo superior, trazendo sorte, mas seu significado varia entre as diferentes culturas. Os índios nativos americanos acreditavam que esses animais traziam uma mensagem de cura e luz divina. Já os astecas acreditavam o beija-flor representava a alma de um guerreiro morto em batalha.

As características físicas e comportamentais do beija-flor também são cheias de simbolismos e significados. O diminuto tamanho e peso desses animais nos transmite uma mensagem de que devemos nos livrar de cargas emocionais que nos sobrecarregam e nos tornam infelizes, procurando uma vida mais leve. A alimentação do beija-flor e sua procura por néctar nos estimulam a encontrar a doçura e a alegria e a buscar suavidade. Seu batimento de asas e sua agilidade são símbolo de alegria e energia.

Características do Beija-Flor

O beija-flor é uma ave bastante conhecida, especialmente pelos movimentos rápidos das asas, elevados batimentos cardíacos, agilidade em voo e por seu pequeno tamanho, sendo inclusive o grupo que contém as menores aves. Essas aves medem em média de seis a 12 centímetros de comprimento e a menor espécie de beija-flor pesa dois gramas. Os beija-flores apresentam línguas bifurcadas extensíveis capazes de extrair o néctar das flores. As espécies de beija-flor têm pés caracteristicamente pequenos, sendo quase incapazes de andar no chão.

Os beija-flores apresentam muitas adaptações musculares e esqueléticas que os permitem pairar e realizar manobras durante o voo. Eles são os únicos pássaros que realmente pairam, permanecendo imóveis no ar, e são capazes de voar para frente e para trás.

Características do Beija-flor
Características do Beija-flor

Apresentam um batimento de asas muito veloz, podendo ultrapassar 80 batimentos por segundo. São animais muito ágeis, atingindo uma velocidade de 45 km por hora durante o voo. O batimento cardíaco de um beija-flor é igualmente rápido, variando de 500 a 600 batimentos por minuto enquanto descansa e mais de 1000 batimentos por minuto enquanto está ativo.

A diversidade de cores nas penas dos beija-flores é imensa, incluindo grupos que possuem cores acastanhadas, acinzentadas e avermelhadas e sem iridescência e também muitas espécies com penas iridescentes de vermelho metálico, laranja, verde e azul. A iridescência, ou seja, a reflexão das cores do arco-íris nas penas, é mais vista em beija-flores machos e ocorre na cabeça, partes superiores e partes inferiores. Alguns machos de algumas espécies também apresentam uma ornamentação diferenciada, como garganta brilhante, cristas e penas da cauda alongadas.

Distribuição Geográfica e Habitat do Beija-Flor

O beija-flor representa um grupo de aves originária do continente americano, sendo encontrado desde o Alasca até a Terra do Fogo, em Ushuaia, na Argentina. Embora a distribuição inclua grande parte da América, a maioria das espécies de beija-flor é Neotropical, sendo encontrada em regiões tropicais e subtropicais. Mais da metade de todas as espécies de beija-flores são encontradas no Brasil e no Equador

O beija-flor pode ser encontrado em uma variedade de habitats terrestres, tanto temperados quanto tropicais. O principal requisito para a existência de beija-flores em um determinado local é a presença de um grande número flores produzindo de néctar. Assim, é possível encontrar beija-flor em vários habitats diferentes, desde um matagal árido ou oásis do deserto até uma floresta tropical ou de pinheiros. Os beija-flores podem viver em habitats que incluem desde áreas costeiras ao nível do mar até regiões montanhosas situadas a uma altitude de 5000 m.

Alimentação do Beija-flor

O beija-flor é um animal nectívoro e insetívoro. Aproximadamente 90% de sua dieta é constituída por néctar e o restante por artrópodes, principalmente moscas, vespas, aranhas, besouros e formigas. As flores procuradas pelos beija-flores geralmente são coloridas, perfumadas e têm corolas tubulares longas. O formato do bico de um beija-flor determina as espécies de flor das quais ele se alimenta e a coevolução da forma da flor e do formato do bico é um fenômeno bastante estudado.

Os beija-flores também apresentam estruturas de voo especializadas que os permitem pairar em frente às flores enquanto se alimentam. Além disso, as línguas especializadas e bifurcadas se estendem alcançando o néctar de dentro de uma flor.

A taxa metabólica basal de um beija-flor é muito alta, havendo a necessidade da ingestão de uma grande quantidade de alimento diariamente para suprir a energia necessária. O beija-flor é capaz de ingerir sua massa corporal em néctar em menos de um dia e algumas espécies bebem até duas vezes seu peso corporal em néctar. As espécies de beija-flor obtêm proteína a partir de alguns aminoácidos de pólen e dos insetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.