Home / Informações / Salamandra Mexicana: Curiosidades, Reprodução, Fotos e Habitat

Salamandra Mexicana: Curiosidades, Reprodução, Fotos e Habitat

Nos últimos anos o tema de conservação e preservação ambiental tem estado em alta, as pessoas têm dado cada vez mais atenção ao meio em que elas fazem parte, buscando entender e trazer formas de melhorar a vivência para a sua e para as próximas gerações.

Parte desse processo se dá por conhecer melhor todo o meio em que estamos inseridos, porém não precisamos parar por aí, podemos ir além, buscar conhecimentos sobre a fauna e a flora de outras localidades. Existem diversos países, diversas culturas, diversos animais e plantas, e nem sempre elas estão ao nosso alcance físico, porém isso não nos impede de conhecê-las, não é verdade?

Então é pensando nisso que hoje iremos trazer um personagem bastante exótico e pouco conhecido. Hoje iremos falar, como você já deve ter notado, da salamandra mexicana, uma das espécies de salamandras menos conhecidas e mais exóticas da família. Se você quer saber mais, conhecer algumas curiosidades, e entender sobre todo o ciclo de vida desse animal, então esse artigo é para você.

Salamandra Mexicana
Salamandra Mexicana

Salamandras

Para começar falando de salamandras precisamos acabar com uma grande confusão, a confusão que acontece geralmente por falta de conhecimento, que é a distinção entre salamandra e lagarto. A primeira coisa é que, diferente dos lagartos que são répteis, as salamandras são anfíbios, ou seja, são de grupos completamente distintos. Além disso, os lagartos são bastante conhecidos por conta da sua pele com escamas, o que não aparece nas salamandras, que tem a pele lisa e geralmente mucosa.

Continuando, as salamandras são caudados, ou seja, são anfíbios que passam desde a fase do seu desenvolvimento até a vida adulta com a cauda, sem perdê-la durante a metamorfose. São tidas também como os moradores mais antigos da terra, existindo fósseis encontrados com mais de 165 milhões de anos, e hoje tendo mais de 450 e espécies registradas e catalogadas.

Salamandra De Fogo - Preta e Amarela
Salamandra De Fogo – Preta e Amarela

Salamandra Mexicana Ou Axolote

Falando mais especificamente da salamandra mexicana, temos que ela é uma salamandra bastante atípica, ela é conhecida por ser uma salamandra neotênica, ou seja, ela mantém em sua vida adulta as características da fase larval.

Conhecida pelo nome científico Ambystoma mexicanum, ela pode medir de de 10 cm a 45 cm, embora seja bastante raro encontrar espécimes com mais de 30 cm e tendo uma média de 25 cm de comprimento. Como ela é uma salamandra que não se desenvolve na fase larval, ela acaba trazendo essas características para a fase adulta, ou seja, ela é uma salamandra que carrega brânquias e barbatanas em sua cauda, características que são perdidas após a metamorfose e migração para o habitat terrestre.

Habitat

Como citamos acima, a salamandra mexicana é um anfíbio, ou seja, é comum que ele tenha características similares com outras espécies de anfíbios. É normal que você veja sapos e rãs, por exemplo, na fase larval terem como habitat ambientes aquáticos e após passarem pela metamorfose migrarem para o ambiente terrestre, porém isso não é regra. Como já citamos, a salamandra mexicana é um anfíbio que não passa por um desenvolvimento completo na fase larval e isso faz com que ele carregue essas características para a sua fase adulta.

E são justamente essas características que ele carrega que fazem com que a salamandra mexicana passe toda a sua vida no ambiente aquático, o que é permitido graças as suas barbatanas na cauda e suas brânquias. Deixando claro que é possível sim que a salamandra mexicana ocupe habitats terrestres, isso acontece quando ela recebe hormônios tireoidianos, fazendo com que em sua fase adulta ela consiga ocupar estes ambientes. É normal que elas sejam encontradas em lagos, principalmente no méxico, o que faz com que elas recebam o seu nome.

Reprodução

Em relação a reprodução, a salamandra mexicana atinge a maturidade sexual aproximadamente aos 5 meses de idade, podendo variar dependendo das condições ambientais. Já considerando a reprodução em si, ela acontece aproximadamente entre os períodos de junho a dezembro e é um momento muito sensível para estes animais, já que é um período perigoso para as fêmeas.

Isso acontece por que as fêmeas menos maduras correm risco de morrer durante a gestação, sendo um processo mais seguro para os animais mais experientes da espécie. E em relação aos machos não há nenhum impedimentos, independe da maturidade eles não correm perigo algum durante o período de reprodução.

Salamandra Mexicana Filhote
Salamandra Mexicana Filhote

Alimentação

As salamandras mexicanas são animais carnívoros, se alimentam unicamente de carne, mantendo o hábito e opção de se alimentar sempre no fundo dos lagos. É importante dizer, principalmente para aqueles que querem criar o animal, que ele não se alimenta de grandes pedaços de carne, fazendo com que o alimento, mesmo que necessário, passe a ser desinteressante. Isso ocorre por que a salamandra mexicana não tem dentes, ou seja, ela não pode mastigar o alimento, então ele precisa ser pequeno para que ela possa engolí-lo por inteiro.

Curiosidades

  1. A salamandra mexicana também é conhecida como axolote, que é um nome asteca dado em homenagem ao deus Xolotl, o deus do sol e responsável por atravessar as almas e guiá-las até o submundo.
  2. A salamandras são utilizadas por freiras do México para a produção de um xarope para tosse, essa receita é passada de geração em geração e sua receita nunca foi revelada.
  3. O genoma humano é algo bastante estudado pelos cientistas, mas você sabia que o genoma do axolote é o maior já sequenciado pelo homem? Chegando a ter mais de 32 bilhões de pares de base, o que é aproximadamente 10 vezes maior que o humano.

Conclusão

Como falamos no inicio, conhecer o nosso ambiente e conhecer espécies da fauna e flora mundial é essencial para que possamos saber como preservar o nosso ambiente e o meio que estamos inseridos. Por isso trouxemos aqui todas essas informações sobre a salamandra mexicana, trazendo desde informações específicas até curiosidades para que você possa sanar todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *