Home / Informações / Sagui de Tufo Branco

Sagui de Tufo Branco

Características e Nome Científico

O sagui de tufo branco é um macaco que pertence ao filo chordata, a classe mammalia, a ordem dos primatas a família callithrichidae, seu nome científico é callithrix jacchus. Também é conhecido como saguim comum, saguim, sauim, xauim, sauí, soim, massau, tamari, mico e miquinho.  Confira abaixo suas características gerais!

Sagui de Tufo Branco
Sagui de Tufo Branco

Menores macacos

Os saguis são os menores macacos que existem, tem uma cauda longa nunca preênsil, a cabeça larga, as unhas longas com garras, exceto a do polegar. Possui 32 dentes, sendo 8 incisivos, 4 caninos, 12 pré-molares e 8 molares.

Habitat do Sagui de Tufo Branco 

Vive nas selvas da América do Sul e América Central, são encontrados desde a zona do Canal, no Panamá, até o Estado do Paraná, mas não ocorrem na Venezuela e em certas áreas da Colômbia e Guianas. Os grandes centros de distribuição das espécies são a floresta amazônica e a floresta atlântica. Poucas espécies existem nos cerrados do Brasil Central.

Sagui de Tufo Branco Habitat
Sagui de Tufo Branco Habitat

Animais florestais

Eles são animais tipicamente florestais, lembram os esquilos pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre nas quatro patas, ou deitam-se nos galhos, com a cauda pendente. As suas garras são utilizadas para subir nos troncos e para retirar insetos e larvas do interior dos galhos e das árvores. Raramente saltam de uma árvore para outra que esteja à distância, mas como geralmente as copas se tocam, atravessam com agilidade as pontes formadas pelos ramos. Abrigam-se nos ocos dos troncos, mas não constroem ninhos. A sua caixa craniana é bem desenvolvida, porém o cérebro é pobre em circunvoluções e cobre completamente o cerebelo.

Sagui de Tufo Branco da Floresta
Sagui de Tufo Branco da Floresta

Gregário

Os saguis de tufo branco vivem em grupos pequenos, mas também podem ser vistos sozinhos ou em pares. Os bandos são formados às vezes nas regiões pouco frequentadas pelo homem, podendo reunir entre trinta ou quarenta indivíduos. Já observou-se bandos mistos, formados por animais de duas ou três espécies distintas. Os bandos de saguis são perigosamente organizados de acordo com uma hierarquia, e isso é demonstrado de várias formas. Um sagui demostra sua superioridade em relação a outro virando-lhe o traseiro. Isso difere curiosamente do hábito de alguns macacos africanos, entre os quais este gesto indica submissão. Os bandos costumam ter domínios definidos e instalam-se nas proximidades das fruteiras, na mata, repetindo os mesmos percursos todos os dias, utilizam as mesmas árvores e os mesmos galhos durante os deslocamentos.

Sagui de Tufo Branco Gregário
Sagui de Tufo Branco Gregário

Dorme muito

Estes animais dormem aproximadamente doze a quatorze horas por dia; gostam de brincar de briga e de esconde esconde.

Tufos brancos

O sagui de tufo branco se distingue das demais espécies pela presença dos dois tufos de pelo branco que tem em cada orelha.

Temperamento

O sagui é da ordem dos primatas, são animais muito dóceis e amigáveis, pois vivem em bando e por isso se dão bem com o homem. Têm vontade própria, e por isso é importante respeitá-los e ter calma ao lidar com eles. O animal ficará manso com as pessoas que os alimentam, assim que se sentir seguro com certeza ficará dócil. A sua cauda grande serve para equilibrar-se e não para segurar.

Sagui de Tufo Branco Temperamento
Sagui de Tufo Branco Temperamento

Alimentação do Sagui de Tufo Branco 

A alimentação na natureza é constituída de insetos, répteis e outros pequenos animais, ovos, alguns vegetais, frutas e gomas de árvores. Costumam descer ao solo apenas para beber água. Em cativeiro, devem ser alimentados com ração para primatas, complementada com frutas, como banana, mamão, maçã, manga, laranja, uva. Legumes como cenoura, vagem, beterraba, quiabo, batata doce, inhame, todos cozidos e sem sal. Fonte proteica como pedaços de carne, frango desfiado, ovos, soja, queijo fresco, tenébrios ou grilos. Podem ser oferecida ainda goma sem açúcar, geleia de mocotó e gelatina sem sabor. Ao distribuir os alimentos, evitar o chocolate e enlatados, já que possuem componentes tóxicos a estas espécies.

Sagui de Tufo Branco Alimentação
Sagui de Tufo Branco Alimentação

Reprodução

O período de gestação é de aproximadamente 151 a 156 dias, algumas semanas antes de dar à luz as fêmeas ficam menos ativas. Nascem sempre gêmeos ao contrário dos cebídeos (primatas típicos da América do Sul). O parto normalmente acontece à noite e leva aproximadamente 1 hora, o intervalo entre os dois filhotes normalmente é de 2 a 5 minutos. A placenta normalmente sai entre os 10 a 30 minutos depois do nascimento do último filhote e é comido pelos membros do grupo as fêmeas e os demais.

O membro líder tem a obrigação de cuidar dos filhos que se agarraram ao seu peito e só voltaram para junto da mãe na hora de mamar. Na hora de atravessar os galhos e correr pelas árvores, é o pai que carrega os filhotes. Com 30 dias de vida, os filhotes começam a comer um pouco de comida: somente com comida sólida como insetos, ovos. Normalmente os filhotes mamam até os 6 meses. Quando estão entre os 15 e 18 meses os saguis já são capazes de se reproduzirem.

Sagui de Tufo Branco Reprodução
Sagui de Tufo Branco Reprodução

Dimorfismo sexual

É possível ver a diferença entre um macho ou uma fêmea examinando a genitália.

Manifestações sonoras

Quando é ameaçado, emite guinchos muito agudos, alertando o grupo para proteger o seu território de outros macacos.

Extinção

Este animal dócil encontra-se ameaçado de extinção, com a destruição de seu habitat natural, famílias inteiras estão migrando para as cidades, correndo risco de infecções por alimentação inadequada, o que pode acarretar a sua morte.

Sagui Comprar

Sagui Comprar
Sagui Comprar

Aquisição e Preço

Se você deseja ter um macaco deste, tenha os seguintes cuidados: pesquise qual espécie se adapta melhor ao seu ritmo de vida e supra as suas expectativas, tenha sempre em vista que o animal é igual a todo ser vivo, necessitando de cuidados básicos diários, atenção e carinho. Somente assim você poderá desfrutar de um animal feliz e saudável.

Sagui Comprar – Seu preço varia de R$1.000,00 a R$5.000,00

Fotos do Sagui de Tufo Branco 

E aí, gostou desse artigo sobre o sagui de tufo branco? Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Posso lhe pedir uma última coisa? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?

Aproveite! Até breve!

Dúvidas dos Leitores – Portal dos Animais Responde:

Quais os tramites legais para obtê-los? Quais doenças transmitidas pelo Sagui?

As informações sobre a comercialização legalizada e as doenças transmitidas pelo Sagui estão disponíveis em nosso texto: Sagui tem doença?

12 comentários

  1. Gostei muito das informações, pois aqui onde moro vêm todo os dias uns 7 e nós colocamos umas bananas pra eles na casinha na árvore que fizemos pra eles. Uns meses atrás nasceram dois filhotes que agora também comem em nossas mãos. São bonitinhos, dóceis e nos alegram com suas brincadeiras entre eles. Espero que mais pessoas os tratem como os tratamos. Ficamos muito felizes em os ver livres para irem e virem quando quiserem. Esta é nossa maior alegria.

  2. Marcia Maria Rosanova Ferreira Nunes

    Eu ganhei um sagui do irmão da minha nora!!! Ele nasceu 31 de janeiro de 2000 e faleceu 3 de agosto de 2016…. ainda estou sofrendo com muita saudade!!! Ele ficou meio paradinho… corri num veterinário que era muito entendido de saguis ( ele teve 2 de solteiro)…foi dado vários remédios…nada funcionou… ele teve derrame! Morreu às 3 da madrugada… nos meus braços…olhou nos meus olhos… deu 3 resmungadinhas e caiu a cabecinha!!!!! Choro de saudade…era meu amiguinho… gostaria de comprar outro…..já pedi ao meu genro que faça outro ambiente p este novo sêr que virá p me alegrar novamente!!!!
    Amei a matéria! Parabéns!!!( já comecei a juntar dinheiro p comprar..) posso pedir aqui???? Ahhh quero macho por favor! bjos

  3. É importante acrescentar as legislações e tramites legais para obter esses animais e também falar sobre os riscos de transmissão de raiva, febre amarela e herpes. Parabéns pela matéria.

  4. Gostaria de adquirir um saguin

  5. Gostaria de te um segui qual é o valor

  6. Tenho interesse em comprar um casal de saguis aqui no PR, por favor, entrem em contato por gentileza!

  7. Bruno Romagnolli Maturana

    Gostaria de comprar mais atualmente não moro no Brasil queria saber te tem como exportar

  8. Gostaria muito de comprar um. Mais so encontro falcatrua gente que nem pode vender, quero um legalizado. Alguém sabe algum criador? Porfavor entrem em contato comigo. 31 996091668

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *